VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande discute fortalecimento do SUS em Conferência Municipal de Saúde
VÁRZEA GRANDE
“A gente pegou uma saúde com dificuldade, mas estamos fazendo uma série de planejamentos para poder atender a toda a população. Então, é ter essa discussão, chamar a sociedade, as autoridades, para que possamos trazer mais melhorias, mais ações e mais políticas públicas para o município”
A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta quinta-feira (30), a 9° Conferência Municipal de Saúde que nesse ano traz o tema “100% SUS”. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, é realizado no auditório do bloco D do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).
Conforme a subsecretária de Saúde, Érika Carvalho, destacou que a Conferência é um grande momento de diálogo, escuta e construção coletiva. “Estamos discutindo com o Conselho Municipal, servidores e munícipes que são usuários do SUS, caminhos e assim, propor melhorias e fortalecimento do sistema municipal de saúde. A gente pegou uma saúde com dificuldade, mas a gente está fazendo planejamentos para poder atender a toda a população. Então, é importante a gente ter essa discussão, chamar a sociedade, as autoridades, para que possamos trazer mais melhorias, mais ações e mais políticas públicas para o município”, conta.
O assessor de gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Hozano Delgado, aponta que na Conferência estão sendo debatidos três eixos: Financiamento do SUS; Direitos e garantias dos usuários do SUS; Mobilização e participação social em defesa do SUS.
“É fundamental esse diálogo. Vamos falar dos avanços e ver o que podemos melhorar, pois a saúde é muito dinâmica, muda a todo momento. Estamos avançando com diversas ações, como o Fila Zero, ampliação de horários de atendimentos, equipando as unidades, entre outras ações, mas, com toda certeza, vamos avançar ainda mais”, disse Delgado.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joilson Ruas, falou sobre a importância da discussão. “Aqui estão todos os participantes do SUS: Poder Público, servidores, Conselho Municipal e sociedade. A discussão é fundamental para criarmos alternativas e propostas para o fortalecimento do sistema público de saúde”, declara.
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Dr. Miguel Júnior (Cidadania), parabenizou a organização. “Fico feliz em ver uma reunião como essa para discutir um tema fundamental: saúde pública. A Comissão de Saúde da Câmara, formada por mim, vereador Enfermeiro Emerson e vereador Alessandro Moreira está à disposição para colaborar e para fortalecer a saúde várzea-grandense”, destaca.
Após palestras, oficinas, grupos de trabalho, haverá a plenária final, com apresentação e votação das propostas construídas coletivamente ao longo do dia.
Galeria de Fotos (12 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande
As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.
Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.
Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.
Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.
“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.
A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.
Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.
“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.
Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.
Galeria de Fotos (52 fotos)
-
ESPORTES5 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia
-
PICANTES5 dias atrásHulk e Camila Ângelo celebram 2 anos da filha Aisha com festa temática: ‘Moana’
-
POLITÍCA NACIONAL5 dias atrásNovos estudantes de medicina precisarão passar em exame para exercer a profissão
-
MATO GROSSO5 dias atrásEstudantes destacam aprendizado e novas formas de comunicação com aulas de Libras nas ETIs da Rede Estadual
-
POLÍCIA5 dias atrásOperação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásGoverno bloqueia R$ 518 milhões do Seguro Rural antes do novo Plano Safra



