CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Festeja: Prefeitura promove roda de conversa sobre a história de Sinop no CRAS Palmeiras

Publicado em

Sinop

Nesta segunda-feira (08), a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou uma roda de conversa no CRAS Palmeiras com foco no resgate da memória histórica da cidade. O encontro reuniu idosos atendidos pela unidade e promoveu um espaço de convivência, troca de experiências e valorização dos pioneiros que ajudaram a construir a trajetória do município.

A ação faz parte da programação do Festeja Sinop, que celebra os 51 anos de emancipação da cidade, e busca destacar a importância da preservação da história local. De acordo com a pasta, a iniciativa permitiu que os participantes compartilhassem lembranças pessoais e refletissem sobre o crescimento da cidade ao longo das décadas.

A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, explicou a relevância do encontro para o resgate e valorização da história de Sinop. “Esse encontro foi muito importante e até divertido, porque foram compartilhadas histórias de pessoas que já estão há mais de 40 anos na cidade, que contaram as suas histórias, de seus filhos nascidos aqui e até netos. Todos convivendo dentro de uma sociedade e enaltecendo o quanto Sinop cresceu desde aquela época. A evolução de todos os serviços, a evolução da população, mas também de toda a grandiosidade que Sinop se tornou”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)

Sinéia Abreu também ressaltou a emoção dos relatos durante a roda de conversa. “Aqui nós tivemos depoimentos maravilhosos, enaltecendo todos os prefeitos, mas principalmente a administração atual, que faz um trabalho magnífico. Tivemos a ideia de convocar os pioneiros para dar seus depoimentos, trocando ideias com aqueles que estão presentes aqui, que são usuários dos CRAS. Foi uma roda de conversa muito agradável, que fortaleceu ainda mais o vínculo com a comunidade”, acrescentou.

Durante o evento, os participantes também receberam a visita de uma figura marcante na história política da cidade, o ex-prefeito Adenir Barbosa, segundo prefeito eleito de Sinop. “Não podíamos deixar em branco uma data tão importante como os 51 anos de Sinop. Os CRAS’s atendem nossos usuários desde crianças até idosos e nada mais justo do que comemorar junto com eles o aniversário da cidade. Esse é um momento de comunidade, de reconhecimento e de valorização”, completou Sinéia Abreu.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Mara Meyer, reforçou que a atividade foi planejada para aproximar os idosos de suas próprias histórias. “O propósito é trazer histórias para os nossos idosos, histórias de políticos antigos, de fundadores da nossa cidade, e também trocar histórias entre eles. Temos muitos idosos que estão há mais de 40 anos em Sinop, então esse é um momento de aventura, de conversa, de troca de figurinhas, para que eles se sintam valorizados e tenham seus vínculos fortalecidos”, explicou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop lança Campanha Refis 2025 com descontos e facilidades para regularização de tributos

A agenda continuou nesta terça-feira (09), no CRAS Menino Jesus. Na quarta-feira (10), as rodas de conversa serão realizadas no Centro de Convivência, às 7h30, e no CRAS Boa Esperança, às 8h30. Na quinta-feira (11), a programação será encerrada no CRAS Paulista, às 8h.

Festeja Sinop

O Festeja Sinop 2025 é realizado pela Prefeitura de Sinop e recebe apoio da Câmara de Vereadores, Grupo Sinop, Sicoob Norte MT, Mobilize-C – mobilidade zero carbono, Shopping Sinop, Deputado Dilmar Dal Bosco e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec MT). Toda a programação oficial do Festeja Sinop 2025 pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura e no site institucional.

Fotos disponíveis: Roda de conversa sobre a história de Sinop – CRAS Palmeiras | Flickr

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.

O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.

A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.

Leia Também:  Consórcio Vale do Teles Pires dá início a fase final para assumir gestão do Hospital Regional de Sinop

A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.

Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.

Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.

Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop realiza visitas domiciliares no Residencial Nico Baracat para combater arboviroses

Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.

A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA