CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Festeja: III Congresso Internacional da AJEB-MT aborda literatura, comunicação e arte em Sinop

Publicado em

Sinop

Na noite desta quinta-feira (04), ocorreu a abertura do III Congresso Internacional da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Mato Grosso (AJEB-MT), no Auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Sinop. O evento, que segue nesta sexta-feira (05), reúne escritores, jornalistas, educadores, acadêmicos e leitores de diferentes regiões do Brasil em uma programação que busca valorizar a comunicação, a literatura e as artes.
 
Com o apoio da Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, o Congresso Internacional oferece palestras, painéis e debates de forma gratuita para a população e integra a programação oficial do Festeja Sinop, que celebra os 51 anos de emancipação do município. O evento também conta com o Salão Internacional do Livro AJEB-MT, lançamentos de obras, exposições de arte e momentos de contação de histórias para estudantes. Na noite desta sexta (05), está prevista a posse da nova diretoria da AJEB-MT e de novas associadas.
 
Durante a abertura, a presidente da AJEB-MT, professora e escritora Leni Zilioto, destacou a importância do encontro para a promoção da literatura e da cultura regional. “A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil existe há mais de 50 anos e, em Mato Grosso, nós a fundamos em 2023. Estamos na terceira edição do Congresso Internacional e teremos atividades com palestras, salão do livro, lançamento de livros, conversa com escritores, contação de histórias e encerraremos com entrega de honrarias e uma sessão solene de novas associadas. Esperamos entregar ao povo de Sinop e da região muito conteúdo em conhecimento, cultura e literatura, além de exposições artísticas em parceria com a Associação de Belas Artes de Sinop”, explicou.
 
Ela reforçou ainda a relevância do apoio institucional para que eventos dessa magnitude sejam viabilizados. “Todos os movimentos que realizamos não acontecem sozinhos. Sempre precisamos de parceiros e pela terceira vez a Prefeitura de Sinop é nossa parceira, com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Estamos trazendo esse movimento para Sinop e região, colocando a cidade no cenário nacional e até internacional. O apoio da Prefeitura é fundamental para esses movimentos”, afirmou Leni Zilioto.
 
A vereadora Sandra Donato ressaltou o impacto do evento para a comunidade. “Para o município, é algo que vem valorizar e expandir, gerando um movimento e trazendo pessoas de fora para prestigiar. Isso valoriza as escritoras do nosso município e também de todo o estado. Nesta terceira edição, temos palestrantes de outros locais que engrandecem ainda mais a programação. É uma noite de emoção e sentimento, que movimenta a cidade e agracia a população sinopense com cultura e conhecimento”, afirmou.
 
O evento contou com a palestra show de Adiane Pita e Caroline Marques, de Salvador (BA), com o tema ‘O Corpo Fala o Que a Alma Sente’. Adiane Pita falou sobre a força das mulheres e a necessidade de promover a inclusão. “A importância de estar aqui neste congresso é falar sobre a energia e a força feminina dessas mulheres notáveis, reunidas em um encontro belíssimo. Estamos abordando a inclusão, a acessibilidade e mostrando que, unidas, somos imbatíveis”, declarou.
 
A palestrante Ana Servilha, que é professora da Unemat, apresentou reflexões sobre os desafios da comunicação contemporânea. “É um prazer participar do Congresso da AJEB-MT e falar sobre a cultura da mídia nessa interlocução entre linguagem, comunicação e literatura, pensando no cenário mais contemporâneo. Estamos vivendo grandes mudanças, especialmente com a cultura digital, e precisamos analisar como os canais de acesso e a linguagem impactam a literatura, a cultura, a política e a educação, garantindo integração social e igualdade de oportunidades”, disse.
 
Já Nívia Melhorança, da BPW, destacou o impacto da era digital na forma de se comunicar. “É uma honra enorme participar deste Congresso e falar sobre o admirável mundo digital e como essas ferramentas transformaram a comunicação. A era digital não fala apenas de tecnologia, é a mais humana das eras, porque atrás de cada ferramenta existe um ser humano conectado com o mundo. Pela primeira vez, vivemos em uma civilização onde todos podem se comunicar com o mundo inteiro. E aí nasce a responsabilidade do que sabemos, do que falamos e como falamos”, analisou.
 
A AJEB foi fundada em 1970, em Curitiba, pela escritora Hellé Velloso Fernandes, e está presente em 21 estados e no Distrito Federal. É reconhecida como um espaço de promoção da palavra escrita, do jornalismo e da literatura. Atualmente é presidida nacionalmente pela jornalista Renata Dal Bó. Em Mato Grosso, a AJEB foi oficializada em 2023, sob a liderança de Leni Zilioto.
 
Festeja Sinop
 
O Festeja Sinop 2025 é realizado pela Prefeitura de Sinop e recebe apoio da Câmara de Vereadores, Grupo Sinop, Sicoob Norte MT, Mobilize-C – mobilidade zero carbono, Shopping Sinop, Deputado Dilmar Dal Bosco e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec MT). Toda a programação oficial do Festeja Sinop 2025 pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura e no site institucional.

Leia Também:  Previ Sinop promove palestra sobre prevenção de doenças respiratórias para aposentados e pensionistas

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Publicados

em

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Festeja Sinop: Confira programação institucional do aniversário de 51 anos

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Entidades avaliam como positivo resultado das vendas de alimentos no Festeja Sinop

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA