CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Guarda Municipal de Várzea Grande receberá treinamento de inteligência e acesso ao sistema de foragidos e de mandados de prisão

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

A Guarda Municipal de Várzea Grande, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), receberá treinamento da Polícia Penal para receber treinamento de inteligência e receberá também acesso do Sistema Gestão Penitenciária (Sigepen) que contém informações de foragidos e de mandados de prisão em aberto.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, o inspetor GM Juliano Lemos, a parceria visa fortalecer a segurança pública do município. “Vamos continuar capacitando cada vez mais nossos guardas e buscar ferramentas novas para aprimorar nosso serviço. A colaboração entre as instituições visa tornar as ações de segurança mais eficientes e garantir maior proteção para a população de Várzea Grande. Trabalhamos muito com a prevenção de crimes, para que ele não ocorra em nosso município, estamos cada vez mais perto da população e buscando ferramentas para garantir a sua segurança”, conta Lemos.

A secretária adjunta de administração penitenciária do Governo de Mato Grosso, Hermínia Dantas, relata que a Guarda Municipal é e será fundamental, com as outras forças de segurança, no combate ao crime. “O Governo do Estado e o município ganham muito com essa parceria, pois vai fortalecer o muito o sistema de segurança dentro de Várzea Grande. Queremos o fortalecimento da Guarda Municipal para continuar nos apoiando no combate ao crime dentro de Várzea Grande”, disse Dantas.

Leia Também:  DAE-VG inicia recadastramento obrigatório de consumidores em Várzea Grande

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Capacitação do TCE fortalece controle social e planejamento da saúde em Várzea Grande

Publicados

em

Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande e servidores da equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) participaram da “Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos”, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento teve início na terça-feira (23) e foi encerrado nesta quinta-feira (25).

Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), o encontro reuniu representantes dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de qualificar a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação ocorre em um momento estratégico, considerando que os municípios estão em fase de elaboração e discussão das Conferências Municipais de Saúde, evento fundamental para o planejamento e a definição das ações e prioridades da saúde pública.

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, esteve presente na abertura do evento, prestigiando a iniciativa e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da governança e da participação social no SUS.

Para a secretária, investir na qualificação técnica dos profissionais e conselheiros é essencial para aprimorar a gestão pública em saúde e representa uma ação estratégica da atual administração municipal.

“Fortalecer o controle social é fortalecer o próprio SUS. A participação ativa dos conselhos, aliada a um planejamento bem estruturado, garante maior transparência, eficiência na aplicação dos recursos e, principalmente, políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da população. Parabenizo o Tribunal de Contas pela iniciativa e nossos servidores e conselheiros pelo compromisso com a melhoria contínua da saúde em Várzea Grande”, destacou Valéria Nogueira.

Leia Também:  Terceira edição do "Bazar do Bem" em Várzea Grande encanta e contribui para causa nobre

A coordenadora técnica de Planejamento Estratégico da SMS/VG, Daniella Macieski, destacou a importância da participação conjunta entre gestão e controle social.

“Essa capacitação fortalece o processo de planejamento em saúde, principalmente ao aproximar ainda mais a gestão e o Conselho Municipal de Saúde. O planejamento precisa ser construído de forma participativa, considerando as necessidades reais da população e garantindo o acompanhamento contínuo das metas e dos resultados. Várzea Grande avança quando trabalha de maneira integrada”, ressaltou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande, Joilson Ruas, a qualificação representa um importante instrumento para ampliar o protagonismo dos conselheiros municipais.

“Os conselhos exercem um papel essencial na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Participar de uma capacitação como esta amplia nosso conhecimento e fortalece nossa atuação junto à sociedade, garantindo maior transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

Durante a abertura do evento, o presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, enfatizou que o Plano Municipal de Saúde deve ser encarado como um instrumento efetivo de gestão.

Leia Também:  Parceria entre Prefeitura e Shopping traz exposição de motos e shows de rock neste domingo, dia 5

“O Plano Municipal de Saúde não pode ser apenas um documento formal. Ele precisa refletir a realidade local, orientar prioridades, estabelecer metas e permitir o monitoramento contínuo dos resultados”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO – Ao longo dos três dias de capacitação, os participantes tiveram acesso a palestras e nove módulos temáticos ministrados por especialistas em transparência, controle social, governança e planejamento em saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento dos mecanismos de participação social, fundamentais para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA