CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

MT Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Hospital Metropolitano

Publicado em

MATO GROSSO

A população de Várzea Grande poderá comparecer ao Hospital Metropolitano nesta terça e quarta-feira (12 e 13.8) para um gesto de amor ao próximo, a doação de sangue.

A unidade móvel do MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, estacionará na lateral do hospital e estará à disposição de quem quiser doar sangue. A coleta funcionará das 8h às 12h e das 13h às 16h.

O diretor MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, convida todos os várzea-grandenses a se dirigirem até o Hospital Metropolitano para doarem sangue e ajudarem a manter os estoques da hemorrede abastecidos.

“É um gesto voluntário e altruísta que não toma muito tempo e que pode salvar até cinco vidas. Isso ocorre porque separamos o sangue coletado em componentes, como hemácias, plaquetas e plasma, que podem ser utilizados para atender diferentes pacientes com necessidades específicas. Assim, todas as doações importam, independentemente do tipo sanguíneo”, explicou Modolo.

Segundo a diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane de Oliveira, a unidade é uma das que buscam o insumo no MT Hemocentro para abastecer seus estoques e realizar cirurgias, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o sangue tem validade limitada e o estoque depende da colaboração contínua da população.

Leia Também:  Primeira nota fiscal eletrônica de energia elétrica é emitida em Mato Grosso

“Sempre fazemos essa parceria com o MT Hemocentro para convidar familiares e amigos dos pacientes, e demais moradores da cidade, a doar sangue na unidade móvel disponibilizada. Assim, a campanha facilita a doação pela população, que não precisa se deslocar até a sede na 13 de junho, em Cuiabá”, destacou a diretora.

A ação também aumenta o número de doadores e o volume de sangue coletado. “Muitas vezes, esse insumo acaba voltando depois ao Hospital Metropolitano, para atender os amigos e parentes de quem doou já como nosso paciente”, concluiu Cristiane.

“É uma forma de manter o equilíbrio do sistema público de hemoterapia, beneficiando não apenas os nossos pacientes, mas toda a rede estadual. Por isso, convidamos toda a comunidade a participar deste ato de solidariedade que salva vidas”, concluiu Cristiane.

O MT Hemocentro busca reforçar o estoque de bolsas de sangue de todos os tipos sanguíneos, mas no momento todos se encontram em situação estável.

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Recomenda-se que o doador esteja bem alimentado para efetuar a doação.

Leia Também:  Comitê de Saúde promove debate sobre incorporação e fornecimento de novas tecnologias no SUS

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação. Esse documento pode ser retirado no MT Hemocentro.

Em um período de 12 meses, homens podem doar até quatro vezes e, mulheres, até três vezes. São coletados até 450 ml de sangue por doação e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Polícia Civil prende suspeitos e esclarece furto de canetas emagrecedoras em farmácia de Várzea Grande

Publicados

em

Um furto qualificado de canetas emagrecedoras, dinheiro e outros itens, em uma farmácia, no bairro Cristo Rei, Várzea Grande, foi rapidamente esclarecido pela Polícia Civil, com a prisão em flagrante de dois envolvidos no crime. A ação foi realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG).

Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e majorado pelo concurso de pessoas e repouso noturno. A ação resultou ainda na recuperação de diversos objetos e mais de R$ 24 mil em dinheiro subtraído no crime.

O furto ocorreu durante a madrugada de segunda-feira (22.6), quando os criminosos arrombaram o portão lateral e retiraram a janela do vestiário para acessar o interior do estabelecimento. Além de danificarem o cofre da farmácia, os suspeitos subtraíram equipamentos de informática, canetas emagrecedoras e outros medicamentos armazenados em refrigeradores, produtos dermocosméticos, fraldas, leite, aparelhos celulares e alto valor em dinheiro.

As diligências iniciaram assim que os policiais da Derf-VG tomaram conhecimento dos fatos, para identificar os autores. A partir da análise de imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos vizinhos, os investigadores identificaram um veículo Hyundai HB20 cinza que circulava nas proximidades da farmácia no horário do crime.

Leia Também:  SES capacita 450 profissionais para atendimento à saúde do homem

As investigações levaram os policiais até um imóvel localizado na região do bairro Porto, em Cuiabá, onde foram encontrados diversos produtos e objetos relacionados ao furto, além de dinheiro em espécie, ferramentas utilizadas na ação criminosa e outros materiais de procedência ilícita.

Entre os itens apreendidos estavam medicamentos tipo canetas emagrecedoras, produtos dermocosméticos, notebooks, aparelhos eletrônicos, equipamentos, além de R$ 23 mil em espécie e outros valores em dinheiro.

Os objetos recuperados foram reconhecidos pelos donos da farmácia e devidamente restituídos. Diante dos fatos, os dois suspeitos foram conduzidos à Derf-VG, onde foram autuados em flagrante pelo delegado Sérgio Luís Henrique de Almeida, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.

As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos e promover a restituição dos bens recuperados à vítima.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA