POLÍTICA
Assembleia Legislativa homenageia ex-parlamentares com a Comenda Memória do Legislativo
POLÍTICA
Na manhã desta quarta-feira (6), durante sessão solene em comemoração aos 190 anos do Parlamento estadual, trinta e seis ex-deputados foram homenageados com a Comenda Memória do Legislativo. O reconhecimento valoriza personalidades que dedicaram parte de suas vidas à preservação, resgate, pesquisa e divulgação da história do Poder Legislativo.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), destacou o simbolismo da data. “Hoje, neste 6 de agosto de 2025, este Parlamento se veste de memória, de gratidão e de esperança. Celebramos 190 anos de história da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a mais antiga Casa parlamentar do Centro-Oeste brasileiro e uma das mais antigas do país”, afirmou o presidente.
Max ressaltou ainda que passaram pelo Parlamento estadual “homens e mulheres que, com suas limitações e virtudes, deixaram um legado de luta, serviço e dedicação à causa pública. O Parlamento é feito de pessoas e de histórias. Cada cadeira do plenário carrega lembranças de debates, decisões e sonhos que ajudaram a moldar o futuro de Mato Grosso. É impossível falar desta história sem reverenciar nomes como o de José Fragelli, Rachid Jorge Mamed, Vicente Emílio Vuolo, Hélio Correa da Costa, Emanuel Pinheiro da Silva Primo, Oscar Soares, Ranulfo Marques Leal, Afro Stefanini, Renê Barbour, Dante de Oliveira, Moisés Feltrin, Sarita Baracat de Arruda, Ubiratan Spinelli e tantos outros”.
O primeiro-secretário da ALMT, deputado Dr. João (MDB), reforçou a satisfação em participar da história do Legislativo estadual. “É um orgulho estar aqui hoje como deputado de segundo mandato, reencontrando ex-colegas que ajudaram a construir um Mato Grosso melhor. Muitos deles eu só conhecia pela televisão ou jornais. Eles iniciaram tudo isso para que hoje possamos dar continuidade. O Mato Grosso que era apenas ruralista é hoje reconhecido no mundo inteiro”.
Ex-deputado estadual, federal constituinte e ex-presidente do Tribunal de Contas (TCEMT), Ubiratan Spinelli, recebe a Comenda Memória do Legislativo do presidente da ALMT, deputado Max Russi.
Foto: JLSIQUEIRA/ALMT
Entre os homenageados, trajetórias diversas se cruzaram com a história do estado. O ex-deputado João da Silva Torres, que exerceu dois mandatos e foi vice-presidente da Casa durante a 9ª Legislatura, no período de 1979 a 1983, relembrou o período com carinho. “Tive uma passagem muito bonita, com lembranças maravilhosas. Hoje, receber essa homenagem é uma recordação que guardarei para sempre. É importante prestigiar o que é nosso”.
Ricarte de Freitas, deputado estadual por dois mandatos na década de 1990 e federal por três, destacou o momento de transformação vivido na política estadual. “Vim para cá representando o ‘nortão’, quando Sinop ainda era pequena. Vivi períodos importantes, nos governos Jayme Campos e Dante de Oliveira, e lembro do brilho dos debates na tribuna. Só tenho lembranças boas desse tempo”.
O ex-deputado estadual, federal constituinte e ex-presidente do Tribunal de Contas (TCEMT), Ubiratan Spinelli, falou do vínculo afetivo com o Parlamento. “Só tenho amor a esta Casa. Meu pai também foi presidente da Assembleia. Hoje tudo mudou, celulares, inteligência artificial, sessões virtuais. Na minha época, era só a velha máquina de escrever. Mas eu preferia aquele tempo em que todos ficávamos juntinhos aqui”.
Para o ex-deputado Paulo Sérgio da Costa Moura, a homenagem resgatou a essência do trabalho legislativo. “Dediquei meu mandato à área ambiental e até hoje muitas das minhas leis estão em vigor. Reviver tudo isso e reencontrar amigos é motivo de alegria e orgulho”.
A ex-deputada e ex-presidente da Embratur, Teté Bezerra, a primeira mulher eleita deputada federal por Mato Grosso, destacou o papel da ALMT como caixa de ressonância do estado. Ela falou em nome das homenageadas.
“Há 30, 40 anos, os municípios distantes tinham dificuldade até de se comunicar com a capital. A Assembleia sempre foi o ponto de chegada das demandas e reivindicações de prefeitos e vereadores. Esta Casa é essencial para a defesa e a gestão pública de Mato Grosso”, finalizou.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA
Juca do Guaraná destina R$ 1 milhão para custeio da saúde de Santo Antônio de Leverger
O deputado estadual Juca do Guaraná (PSDB) anunciou, na segunda-feira (22), a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para o município de Santo Antônio de Leverger. O recurso será destinado ao custeio da saúde, contribuindo para a manutenção e ampliação dos serviços oferecidos à população.
O anúncio foi feito durante uma reunião com a prefeita Francieli Magalhães (Podemos), ocasião em que foram discutidas as principais demandas do município e a importância do investimento para garantir mais qualidade e eficiência no atendimento aos moradores.
Para Juca do Guaraná, o fortalecimento da saúde pública é uma das prioridades do mandato e a destinação do recurso representa um compromisso com os municípios mato-grossenses.
“Tenho trabalhado para que as demandas dos municípios sejam atendidas e para que os recursos cheguem onde realmente fazem a diferença na vida das pessoas. A saúde é uma área que exige atenção permanente, e essa emenda de R$ 1 milhão vai ajudar Santo Antônio de Leverger a manter e fortalecer os serviços prestados à população”, afirmou o deputado.
O parlamentar destacou ainda a parceria com a gestão municipal e reforçou que o diálogo constante com prefeitos e lideranças é fundamental para direcionar investimentos de acordo com as necessidades de cada cidade.
“Nosso papel é ouvir, buscar soluções e contribuir para que os municípios tenham melhores condições de atender a população. Santo Antônio de Leverger pode contar com o nosso trabalho e com o nosso compromisso”, completou Juca.
A prefeita Francieli Magalhães agradeceu o apoio e ressaltou a importância do recurso para a saúde municipal, destacando que a parceria contribui diretamente para a melhoria dos serviços oferecidos aos moradores.
Fonte: ALMT – MT
-
ESPORTES6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
ESPORTES7 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas




