CUIABÁ
Simininas exploram o universo agro em experiência educativa na Expoagro
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, em conjunto com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama, uma experiência educativa e divertida para 32 meninas atendidas pelo Programa Siminina, da unidade Tijucal.
Elas realizaram um tour pela Expoagro, onde aprenderam sobre a vida rural. Elas tiveram a oportunidade de visitar o projeto da ConectZooAgro, com atividades na Casa Nelore, interações na mini fazenda, visita à vitrine tecnológica e às plantações de frutas e verduras.
A coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro de Souza, relatou que o passeio proporcionou conhecimento, interatividade e muita diversão. As meninas receberam brindes, ganharam mudas de alface e desfrutaram de um lanche especial.
“Além das plantações, as Simininas conheceram a mini fazenda, onde encontraram animais e interagiram com cavalos, vacas e carneiros. Aprenderam sobre a importância da criação de animais para a produção de alimentos e sobre a responsabilidade de cuidar deles”, destacou Ivete.
O Programa Siminina, da Prefeitura de Cuiabá, registrou um expressivo crescimento no número de meninas atendidas em 2025. Em abril deste ano, o programa contabilizava 973 matrículas. Atualmente, o número subiu para 1.149 meninas ativas nas unidades, o que representa um aumento de 18% no atendimento.
Atualmente, o programa está presente em 16 unidades, com políticas públicas voltadas à proteção, educação e desenvolvimento de meninas de 6 a 14 anos na capital. As unidades estão distribuídas em diversos bairros de Cuiabá, com previsão de inauguração da 17ª unidade no bairro Pedra 90. As meninas participam de atividades como balé, fanfarra, reforço escolar e ações socioeducativas, promovendo o fortalecimento da autoestima e o desenvolvimento de habilidades.
#PraCegoVer
A foto mostra as alunas e a coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro de Souza, reunidas durante a visita à feira agropecuária.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Cuiabá reforça que atendimentos na rede municipal de saúde são 100% gratuitos e não há cobrança de valores
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta pacientes, familiares e acompanhantes de que nenhuma unidade da rede municipal de saúde realiza cobranças por atendimentos, internações, cirurgias, exames, medicamentos ou qualquer outro serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, não há, em hipótese alguma, solicitação de dinheiro, transferências via PIX, presentes, favores ou qualquer outra vantagem para garantir atendimento ou dar continuidade ao tratamento de pacientes.
O alerta é direcionado principalmente aos familiares de pessoas internadas ou em atendimento nas unidades hospitalares e de urgência do município, como o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Centro Médico Infantil (CMI) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A Secretaria reforça que qualquer pedido de pagamento em nome dessas unidades caracteriza prática irregular e deve ser denunciado imediatamente.
A orientação também se estende às demais unidades da rede municipal, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Policlínica do Pedra 90, Serviços de Atenção Especializada (SAEs), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs), Laboratório Central de Cuiabá (LACEC), Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município, além dos setores de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses, CEREST, CIEVS, CDMIC Cuiabá, Complexo Regulador, Ouvidoria e demais áreas administrativas da Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, caso algum paciente, familiar ou acompanhante receba pedido de dinheiro ou qualquer outro tipo de vantagem em nome de profissionais ou unidades da rede municipal, não efetue nenhum pagamento. A recomendação é registrar a denúncia imediatamente na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones (65) 3318-6011 e (65) 3318-6013, ou presencialmente na Rua General Aníbal da Mata, nº 139, bairro Duque de Caxias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Além da denúncia à Ouvidoria, a Secretaria recomenda que familiares e vítimas registrem um Boletim de Ocorrência (BO) para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes e, caso seja constatada tentativa de golpe ou outra prática criminosa, os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.
A Prefeitura de Cuiabá reforça que todos os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde são gratuitos, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e que nenhuma cobrança é autorizada para a realização de consultas, exames, procedimentos, internações ou tratamentos. A orientação é para que a população permaneça atenta e denuncie qualquer situação suspeita.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA5 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
CUIABÁ7 dias atrásCuiabá conquista 2º lugar no Centro-Oeste em ranking nacional de cidades sustentáveis
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso especializado em golpes da Falsa Central Financeira
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável
-
ESPORTES7 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo



