CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Seciteci promove 1º Encontro de Gestores e forma Comitê das Instituições de Inovação Tecnológica e Educação Profissional Técnica

Publicado em

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou, nesta quinta e sexta-feira (26 e 27.6), o 1º Encontro de Gestores das Instituições de Inovação Tecnológica ofertantes de Educação Profissional Técnica de Mato Grosso. Durante o evento, em Cuiabá, foi formado o comitê que reunirá sistematicamente as entidades.

Com o objetivo de reunir lideranças e gestores para fortalecer o diálogo, alinhar estratégias e construir caminhos conjuntos para o avanço da educação técnica e da inovação tecnológica em Mato Grosso, o 1º Encontro de Gestores e a formação do comitê marcam um momento inédito de integração entre as principais instituições ofertantes de Educação Profissional Técnica (EPT) do Estado.

Na abertura, realizada na quinta-feira, foi anunciada a composição do Comitê que será coordenado por representantes da Seciteci, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT).

O evento também contou com a participação da Universidade de Mato Grosso (Unemat), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Sindicato dos Servidores Públicos da Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (Sinprotec), Conselho Estadual de Educação (CEE), União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (Unifac), Unidade de Educação de Cuiabá (Unec) e Academia Mato-grossense de Letras.

Leia Também:  MPMT estuda importar ferramenta para mapeamento de ações judiciais 

Também estiveram presentes representantes das 17 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), equipe da Seciteci, representantes de prefeituras e a deputada estadual Professora Graciele.

O 1º Encontro de Gestores teve início na quinta-feira, na Casa Barão de Melgaço, e foi finalizado nesta sexta-feira, na ETEC de Cuiabá. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressaltou a importância do debate.

“Queremos avançar no limite da qualidade dos cursos de todas as nossas instituições que ofertam educação profissional e tecnológica. Por isso, é fundamental esse tipo de debate que realizamos aqui. No caso da Seciteci, queremos a verticalização, ou seja, os aluno das ETECs irão diretamente para a Unemat, sem vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em consideração o currículo, aproveitando o curso realizado e o conteúdo”, explicou Allan.

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Educação, Gilson Menegatti, a Educação Profissional e Tecnológica é fundamental e a participação da Seciteci no CEE também tem sido importante para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, propondo normas e ações para atendimento do nosso mercado de trabalho.

Leia Também:  Operação Lei Seca resulta em 28 prisões por embriaguez em Várzea Grande e Sinop

O reitor do IFMT, Julio Cesar dos Santos, afirmou que este é um momento de somar forças porque a educação profissional e técnica é a principal ferramenta de transformação social.


Edson Dahmer, diretor regional do Senac em MT, também destacou a importância da aproximação entre as instituições. “Com o que discutiremos aqui, vamos otimizar nossos esforços em conjunto”.

CONECTE-SE

O Encontro de Gestores faz parte da agenda de eventos da Seciteci voltada à ciência, tecnologia e inovação, disponível no endereço www.secitec.mt.gov.br/agenda-de-eventos. Qualquer instituição do gênero pode informar a sua atividade através do site da Secretaria clicando aqui.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Confira a agenda de atendimentos da Van Rosa nesta semana

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), dá continuidade nesta semana à agenda de atendimentos da Van Rosa, unidade móvel do programa SER Família Mulher, voltada ao acolhimento, orientação e encaminhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade e violência.

A ação percorre unidades de saúde e comunidades de Várzea Grande, levando informações sobre os direitos das mulheres e ampliando o acesso aos serviços da rede de proteção. A unidade retorna ao município diante do aumento da procura por atendimentos.

Nesta semana, a Van Rosa estará na ESF 24 de Dezembro, na segunda-feira (22), das 8h30 às 16h.

Na terça-feira (23), os atendimentos serão realizados na ESF Manaíra, também das 8h30 às 16h.

Já na quarta-feira (24), a unidade móvel estará na UPA Ipase, no mesmo horário.

Na quinta-feira (25), a equipe atenderá na Policlínica Parque do Lago, das 8h30 às 16h.

Encerrando a programação semanal, a Van Rosa participará do projeto Semeando Alegria, no bairro Carrapicho, na sexta-feira (26), das 13h às 17h, na Rua Bariri, em frente à Igreja Católica.

Leia Também:  Ager multa concessionária de energia em R$ 12,7 milhões por cobrança indevida de iluminação pública

A iniciativa integra as ações do Programa SER Família Mulher e tem como objetivo fortalecer a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, além de orientar sobre canais de denúncia e serviços de acolhimento e atendimento especializado.

Mulheres que desejarem receber orientações ou conhecer os serviços da rede de proteção podem procurar a equipe da Van Rosa nos locais e horários programados. O atendimento é gratuito e aberto à população.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA