CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

HMC promove ação de conscientização sobre câncer de boca

Publicado em

CUIABÁ

O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) foi palco de uma importante ação educativa da campanha Maio Vermelho, voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de boca. A atividade, realizada na quinta-feira (29), fez parte de uma programação especial que acontece durante toda a semana, com foco nos servidores do hospital, envolvendo desde profissionais da limpeza até a alta direção.

A ação contou com a presença da Dra. Diurianne França, doutora em Ciências Odontológicas e estomatologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que destacou a importância da iniciativa: “Hoje estamos seguindo a nossa programação do Maio Vermelho com diversas palestras ao longo do mês e viemos falar sobre o câncer de boca, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce com os profissionais de saúde que atuam aqui. Estamos envolvendo o setor administrativo, técnicos de enfermagem, médicos, enfermeiros e, claro, toda a equipe de odontologia”, explicou a especialista.

A programação do Maio Vermelho no HMC conta com três dias de ações, começando com um podcast ao vivo no último dia 27, transmitido pelo canal Plantão Além da Saúde. Já nesta quinta-feira (29), o foco foi a conscientização sobre a importância da detecção precoce, enquanto o encerramento acontece nesta sexta-feira (30), com uma palestra ministrada pela Dra. Amanda Barbosa de Godoy, residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital de Câncer de Mato Grosso, que vai abordar o tratamento do câncer bucal.

Leia Também:  Criação do Conselho Municipal de Usuários dos Serviços Públicos é adiada

Segundo a Dra. Diurianne, o evento pretende informar os profissionais de saúde para que se tornem multiplicadores do conhecimento, ampliando o alcance da prevenção:

“Todo mundo fala de câncer de mama, de próstata, mas pouco se fala do câncer de boca. São mais de 15 mil novos casos por ano e mais de 6 mil mortes. Quando diagnosticado precocemente, ele tem cura, mas, infelizmente, 80% dos casos ainda são detectados tardiamente, o que resulta em altos índices de mortalidade”, alertou.

Ela reforça que os sintomas do câncer de boca incluem manchas, feridas que não cicatrizam, sangramentos, dormência ou caroços na cavidade oral. “Qualquer alteração que persista por mais de 15 dias deve ser avaliada por um cirurgião-dentista. Hoje, temos o recurso do Tele-Estômato MT, que permite ao dentista enviar fotos da lesão e, em até 72 horas, receber uma avaliação especializada com possível encaminhamento”, explicou.

A ação foi organizada pela cirurgiã-dentista Josiane Leite, responsável técnica pela odontologia hospitalar do HMC, que destacou a importância de levar informação à equipe multiprofissional do hospital:

“Na terça-feira, participamos do podcast e, hoje e amanhã, estamos com essa programação interna no HMC. É essencial levar informação, criar essa cultura de prevenção. Isso também gera economia para a gestão, pois, quando diagnosticado precocemente, o tratamento é mais eficaz e com menos sequelas para o paciente”, afirmou Josiane.

Leia Também:  Prefeito e secretária de Saúde lamentam morte de agente comunitário de saúde

Ela também ressaltou que a atuação da equipe odontológica do HMC vai além do evento. Diariamente, os dentistas realizam atendimentos à beira-leito, principalmente em pacientes intubados ou traqueostomizados, nas UTIs e enfermarias, visando prevenir complicações como broncoaspiração: “Todos os pacientes são avaliados, independentemente do motivo da internação. A gente faz uma busca ativa, examina clinicamente a cavidade oral, verifica a presença de lesões ou dentes com mobilidade, que podem gerar riscos. E esse trabalho é feito em conjunto com a equipe multidisciplinar do hospital”, concluiu.

A campanha Maio Vermelho no HMC reforça o papel estratégico da odontologia hospitalar na promoção da saúde bucal e na luta contra o câncer de boca, ao mesmo tempo em que fortalece a atuação integrada dos profissionais da saúde em prol de um atendimento mais acolhedor, eficiente e preventivo.

#PraCegoVer

A imagem mostra um grupo de servidores que participou de uma ação de prevenção à saúde bucal. A maioria dos servidores usa roupas vermelhas, cor que simboliza a campanha.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

Leia Também:  Força-tarefa emergencial de tapa-buracos atenderá diversas regiões de Cuiabá

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA