CUIABÁ
Vice-prefeita reforça parceria com PRF em lançamento da Campanha Maio
CUIABÁ
A vice-prefeita e secretária municipal de Mobilidade Urbana (Semob), coronel Vânia Rosa, participou do lançamento da campanha Maio Amarelo, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta terça-feira (6). Com o tema: “Desacelere, seu bem maior é a vida”, as iniciativas serão intensificadas ao longo do mês, com apoio de parceiros como a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Semob, Detran/MT, Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, Nova Rota do Oeste e Superintendência Regional do DNIT no Estado de Mato Grosso.
Na ação participantes destacaram a importância da implementação de ações educativas no trânsito, visando reduzir os índices de sinistros. “O esforço é de todos os órgãos para evitar desastres e salvar vidas. A vida é prioridade máxima. Quantos sonhos são interrompidos por imprudência? Precisamos chamar atenção para os causadores de acidentes, não para as vítimas. A sociedade precisa desacelerar, pois a velocidade é o que agrava o acidente”, destacou o superintendente da PRF, Arthur Nogueira.
Para a vice-prefeita e secretária da Semob, coronel Vânia, a reflexão sobre o assunto é muito pertinente, e a conscientização é a maior aliada. “Nosso diálogo com o prefeito Abilio Brunini é de implementar a escola de trânsito para Cuiabá, a fim de, de fato, incrementar as políticas públicas voltadas ao trânsito. Nós, da Semob, estaremos empenhadas em avançar nesse propósito”, frisou.
Entre as causas de acidentes estão pneus sem manutenção, consumo de bebida alcoólica, velocidade acima do permitido e condução de veículo sem CNH. “São atitudes que não podem ser consideradas naturais. É preciso promover a reflexão sobre isso. A paz no trânsito começa com você”, reforçou o superintendente da PRF.
Ao longo do mês, a programação do Maio Amarelo contará com operações temáticas e diárias, além de campanhas educativas para o trânsito, desenvolvidas pela PRF com apoio dos parceiros.
A Semob também preparou uma programação abrangente, com palestras em empresas, atividades lúdicas com crianças em escolas municipais, entre outras ações.
Participaram do lançamento o superintendente do DNIT em Mato Grosso, Djalma Fernandes; o coordenador de Engenharia do DNIT, Marcelo Sortica; a chefe de Operações Terrestres do DNIT, Margareth Gugelmin Okada; representando o Detran-MT, Rosane Polzl; e a gerente de Eficiência Operacional da Nova Rota do Oeste, Bárbara Nathane.
SIMULAÇÃO
No evento, a Nova Rota do Oeste proporcionou uma simulação de sinistro no trânsito (acidente), em que era possível “vivenciar”, por meio de uma experiência com óculos 3D, a direção de um veículo sob efeito de álcool. Ao final da simulação, o impacto era real: a poltrona, onde a pessoa estava devidamente posicionada, descia um pequeno percurso até sofrer um impacto. No entanto, a “viagem” por meio do óculos 3D, remetia a uma a batida na traseira de uma carreta, o que paracia que o choque era real — uma demonstração de que, no trânsito, não há uma nova chance de viver.
#PraCegoVer
A foto mostra uma imagem aérea, feita com drone, dos participantes do lançamento da campanha reunidos. Há viaturas e servidores uniformizados.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade
A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.
O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.
De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.
“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.
Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.
“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.
O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.
“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
ESPORTES6 dias atrásBélgica e Egito empatam e deixam Grupo G aberto na Copa do Mundo
-
ESPORTES5 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
POLÍTICA5 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
PICANTES5 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
ESPORTES6 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA5 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande




