CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Serviços contínuos de limpeza bueiros e de canais garantiram redução de alagamentos

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Gestão da prefeita Flávia Moretti prioriza manutenção preventiva e ações ágeis para proteger a população durante o período chuvoso

Em meio às fortes chuvas que castigam diversas regiões do Brasil, causando alagamentos e transtornos em grandes cidades como Cuiabá, Rio de Janeiro e São Paulo, Várzea Grande tem se destacado pela eficiência no combate a esses problemas. A nova gestão da prefeita Flávia Moretti (PL), por meio da Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo, tem investido em serviços contínuos de limpeza de bueiros e canais, garantindo que os pontos críticos da cidade não sofram mais com inundações como antes.

Nos primeiros 100 dias de governo, a pasta realizou 44 serviços de limpeza de bueiros em 19 bairros e 19 limpezas de canais em nove bairros, números que refletem o trabalho intensivo e preventivo da equipe, isso de janeiro até março. Os resultados já são visíveis: na última terça-feira (8), quando chuvas fortes atingiram a região, apenas casos pontuais de alagamento foram registrados em alguns locais da cidade, todos prontamente resolvidos hoje (9).

Os trabalhos emergenciais e de planejamento para a estiagem, conforme o secretário Celso Luiz, mesmo diante das adversidades, as equipes têm atuado sem interrupções.

“É importante ressaltar que o nível de chuvas de ontem foi bastante alto e, agora, no final da época das chuvas, estão vindo precipitações ainda mais torrenciais. No começo do ano, quando as fortes chuvas começaram, nós tínhamos muito lixo, muitas obstruções nos canais e, mesmo com todas as dificuldades, realizamos inúmeras intervenções”, contou o gestor da pasta.

Segundo ele, os serviços, mesmo sendo executados em condições desfavoráveis, já apresentam resultados concretos. “Os canais estão sendo desobstruídos, limpos, em alguns casos a gente já conseguiu ampliar essa drenagem, e os serviços são ininterruptos. Com a chuva de ontem, tivemos alguns prejuízos materiais, mas aqueles efeitos bastante traumáticos para a cidade, como ocorreu na Alameda e no Construmat, no dia 1º de fevereiro, já não ocorreram mais devido às ações que tomamos”, afirmou.

Leia Também:  Coordenadora da Defesa Civil de Várzea Grande recebe Medalha do Mérito "Engenheiro Domingos Iglesias Valério"

Além disso, a secretaria já prepara intervenções mais robustas para o período de estiagem. “Paralelamente a isso, nós já estamos fazendo o levantamento de todos esses pontos para que, no período de estiagem, possamos realizar obras, como a substituição de tubulações por aduelas, o aumento do diâmetro dos canais, já levando em conta a necessidade de sanar todos esses problemas que ocorreram este ano e evitar que se repitam no próximo”, explicou o secretário.

Além disso, a gestão reforça seu compromisso com soluções definitivas e ações estratégicas, para conseguir com que o Município todo esteja alinhada com medidas de longo prazo, para esses problemas não aconteçam nos próximos anos.

“A Prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao MP Ministério Público de Mato Grosso (MP) para que seja feito o estudo de toda a drenagem do Município em nível geral. Existem várias bacias no município com ocupações irregulares, que causam muitos transtornos. Precisamos avaliar também o lado social e humano, além da legislação ambiental”, afirmou Celso Luiz Pereira.

Entre as prioridades está a revitalização de áreas críticas, como a bacia do bairro da Manga e Avenida da FEB, onde serão instaladas tubulações de maior capacidade. “É nossa intenção, por exemplo, na bacia do bairro da Manga com a Avenida da FEB, substituir todos os pontos de passagem, trocando os tubos de concreto por tubos de dois metros de diâmetro. Essa foi uma determinação direta da nossa prefeita Flávia Moretti, para que isso não se repita no próximo ano”, destacou.

MAIS AÇÕES – Outras regiões, como Primavera e Monte Castelo, também receberão intervenções. “Toda a área está encharcada, e não é possível realizar a obra de imediato, mas o material que conseguimos alocar por meio de doação da Sinfra será utilizado para uma obra concretada e definitiva. Esse é o compromisso da gestão: resolver de forma definitiva, e não viver de paliativos”, reforçou.

Leia Também:  Bairros Nova Esperança e Dom Bosco recebem força-tarefa de serviços do VG em Ação nesta sexta-feira (12)

Ele também destacou os desafios e respostas imediatas contra esses problemas de alagamento e inundações, onde apesar dos avanços, algumas áreas ainda demandam atenção emergencial. A pasta continua com nossa equipe nas ruas, tentando minimizar os problemas. Existem muitas áreas que precisam de patrulhamento e cascalhamento. Ontem mesmo, no Paiaguás, estávamos depositando materiais para minimizar o problema, mas, com a chuva, o serviço foi interrompido.

“Agora acredito que, até o final de abril, entraremos na estiagem, e aí sim conseguiremos trazer uma solução mais adequada para essa população que sofre bastante por causa da falta de planejamento e controle no passado”, completou.

A prefeita Flávia Moretti tem demonstrado, por meio dos serviços realizados pela Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo, que a prevenção é a melhor estratégia para evitar danos à população. Enquanto outras cidades enfrentam caos e prejuízos devido a alagamentos, Várzea Grande vem se tornando um exemplo de gestão eficiente e responsável.

“A gestão entende que muitos moradores já perderam móveis, eletrodomésticos e até documentos por causa das enchentes. Nosso objetivo é garantir que isso não aconteça mais”, reforça o gestor da pasta de Obras de Várzea Grande.

Com um trabalho contínuo e foco na manutenção preventiva, a administração prova que, mesmo diante de chuvas intensas, é possível minimizar impactos e oferecer mais segurança à população. A ausência de alagamentos em pontos críticos da cidade é a prova de que ações planejadas e executadas com agilidade fazem toda a diferença.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Mostra cultural sobre a Semana do Migrante amplia conhecimento e valoriza a diversidade entre estudantes

Publicados

em

A Semana do Migrante, celebrada entre os dias 19 e 23 de junho, motivou os estudantes das séries finais da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Manoel Corrêa de Almeida a participarem de uma mostra cultural voltada à valorização da diversidade. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre diferentes povos, culturas e tradições, além de fortalecer valores como respeito, acolhimento e inclusão de pessoas que deixaram sua terra natal em busca de novas perspectivas de vida.

Cada turma ficou responsável por pesquisar e representar um país, desenvolvendo estudos sobre aspectos culturais, culinária, pontos turísticos, hino nacional, jogos, músicas, costumes e outras características que identificam cada nação. Os alunos do 7º ano, das turmas A, B e C, pesquisaram sobre África, China e Índia. Já os estudantes do 8º ano abordaram os Estados Unidos e o Brasil, enquanto os alunos do 9º ano apresentaram trabalhos sobre México e Venezuela.

Os estudantes dos 6º anos A e B também participaram da proposta, elaborando relatórios sobre os países apresentados durante a mostra e registrando suas percepções acerca das diferentes culturas conhecidas ao longo da atividade.

Leia Também:  DAE realiza limpeza preventiva em bombas de captação com apoio de mergulhadores

A diretora da unidade escolar, Ivani Silva Costa, destacou que o trabalho em equipe foi essencial para o sucesso da mostra cultural.

“Os estudantes organizaram estandes temáticos, exposições e apresentações com recursos audiovisuais. A mostra evidenciou o protagonismo estudantil, que não mediu esforços para a conclusão de cada tarefa. O acompanhamento pedagógico das coordenadoras Ana Elise Andrade da Silva e Greice Maria de Araújo Bezerra, além do articulador do Programa ETA, Diogo Douglas da Silva, foi fundamental na elaboração de cada trabalho desenvolvido”, afirmou.

Ivani também ressaltou o compromisso da comunidade escolar com uma educação voltada à valorização da diversidade cultural, fortalecendo o respeito às diferentes identidades e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA