VÁRZEA GRANDE
Educação restabelece abastecimento e garante normalidade das aulas nas escolas da rede municipal
VÁRZEA GRANDE
São cerca de 30 atendimentos por dia, que ocorrem através das solicitações dos diretores das unidades feitas em um grupo de Whatsapp, criado exclusivamente para este fim
A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) de Várzea Grande conseguiu garantir o reabastecimento de água nas escolas da rede municipal e assegurar a retomada das aulas nas unidades que estavam sofrendo com problema e até causando prejuízo por cancelamento de aulas. A ação faz parte do esforço coletivo de todas as secretarias municipais, buscando meios para resolver a crise hídrica da cidade.
De acordo com o secretário, Pe. Edson Sestari, após a reunião com os gestores de todas as secretarias com a prefeita Flávia Moretti (PL), na semana passada, uma das ações definidas pelo Comitê de Crise foi a retomada do fornecimento de água nas escolas pela secretaria de Educação. A Smecel passa então, a ser responsável pelo abastecimento de todas as unidades da rede municipal, garantindo o pleno funcionamento das escolas até a normalização do fornecimento feito pela rede, via Departamento de Água e Esgoto (DAE), que está trabalhando dia e noite para conter os danos causados por furtos, vandalismo e pelo próprio sucateamento da autarquia ao longos dos anos.
“Os serviços de abastecimento de água nas escolas estão sendo feitos desde dia 10 e ontem, 12, já conseguiremos resolver este problema” informou o secretário.
O secretário explicou que agora sob a gestão da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foram contratados seis caminhões pipas que estão atendendo exclusivamente as escolas da rede municipal. “São cerca de 30 atendimentos por dia, que ocorrem através das solicitações dos diretores das unidades feitas em um grupo de Whatsapp, criado exclusivamente para este fim” completou.
Com esta iniciativa, a secretaria de Educação resolve emergencialmente o problema de abastecimento de água nas escolas, garantindo a normalidade do funcionamento para a continuidade de todas as atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. “O ideal é que todas as escolas estejam sendo abastecidas diretamente com água tratada pela rede do DAE, mas até que isso efetivamente aconteça, estaremos com este planejamento estratégico, fornecendo água para todas as unidades que necessitem desse serviço” pontuou o secretário.
VÁRZEA GRANDE
Secretaria de Saúde realiza novo mutirão de cirurgias de catarata
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande promove mais um mutirão de cirurgias de catarata, reforçando o compromisso da gestão municipal com a redução da fila de espera e a ampliação do acesso aos serviços especializados de saúde. Nessa nova etapa, os serviços serão realizados hoje (25) e no sábado, dia 27.
Os procedimentos serão realizados no Centro Mato-Grossense de Oftalmologia (CMO). Hoje deverão ser atendidos 40 pacientes, previamente agendados pela prestadora de serviço. Já no sábado, outras 50 pessoas passarão pelo procedimento.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, destaca que os mutirões têm sido fundamentais para garantir mais agilidade no atendimento à população.
“Estamos trabalhando de forma permanente para reduzir as filas e garantir que os pacientes tenham acesso aos procedimentos especializados em tempo oportuno. A cirurgia de catarata devolve qualidade de vida, autonomia e dignidade às pessoas, especialmente aos idosos. Nosso compromisso é seguir ampliando essas ações para atender quem mais precisa”, afirmou a secretária.
A superintendente da Atenção Terciária e responsável pela Regulação Municipal, Ângela Sabóia, reforça a importância de manter os dados cadastrais atualizados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“Temos encontrado dificuldades para localizar muitos pacientes que aguardam atendimento, pois os números de telefone cadastrados estão desatualizados, não completam as chamadas ou não pertencem mais ao usuário. É fundamental que a população mantenha seus dados atualizados para não perder a oportunidade de realizar consultas e procedimentos”, explicou.
Conforme protocolo estabelecido pelo SUS, os prestadores de serviço realizam até três tentativas de contato com o paciente. Caso não haja retorno ou atendimento após essas tentativas, o usuário retorna ao final da fila de espera.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pacientes que aguardam consultas, exames ou cirurgias a ficarem atentos às ligações telefônicas, inclusive de números desconhecidos, pois o contato para confirmação e agendamento dos procedimentos pode ser realizado pelos prestadores credenciados ao município.
Galeria de Fotos (14 fotos)
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
Sinop6 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍTICA6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual



