CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Cuiabá regulamenta atendimento de acidentes com materiais biológicos

Publicado em

CUIABÁ

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) publicou uma nova portaria que estabelece diretrizes para o manejo de casos envolvendo acidentes com exposição a materiais biológicos, incluindo HIV, Hepatite B e C. A medida reforça o compromisso do município com a proteção à saúde dos trabalhadores e a eficácia do atendimento a urgências médicas desse tipo. A construção da portaria foi realizada em parceria entre o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Coordenadoria de Serviços Especializados/IST.

De acordo com a portaria, a regulamentação atualiza e consolida protocolos para garantir uma resposta mais eficiente e descentralizada em casos de exposição ocupacional ou não ocupacional. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Verdão, Leblon, Pascoal Ramos e Morada do Ouro, bem como os Serviços de Atenção Especializada (SAE) das regiões Lixeira e Norte, foram designadas como referência no atendimento a esses casos.

A iniciativa está amparada por legislações e normas importantes, como a Norma Regulamentadora 32, que trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, e a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90), que reconhece a saúde do trabalhador como campo de atuação prioritário do Sistema Único de Saúde (SUS).

A portaria também segue os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pós-Exposição (PEP), de 2021, e reforça a obrigatoriedade da notificação compulsória de acidentes de trabalho com exposição a material biológico, conforme Portaria GM/MS Nº 5.201, de 15 de agosto de 2024. Com a publicação da portaria, o Cerest, juntamente com os setores responsáveis, realizará capacitações de todas as equipes que compõem as unidades de atendimento elencadas na portaria.

Leia Também:  Limpurb retira 20 toneladas de lixo no Parque Rodoviária

A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, explica que o documento garante assistência imediata aos trabalhadores acidentados, algo fundamental para a profilaxia e tratamento adequados. Além disso, ressalta a necessidade de registro dos acidentes, medida essencial para evitar subnotificações que dificultam o planejamento de ações preventivas pela Vigilância em Saúde do Trabalhador.

“A descentralização dos serviços de saúde é um dos pilares da portaria, visando facilitar o acesso dos trabalhadores acidentados às unidades de atendimento. Isso permite que os casos sejam tratados com agilidade, reduzindo os riscos de complicações e promovendo a proteção da saúde dos profissionais expostos. As unidades de referência contarão com equipes capacitadas para realizar diagnósticos rápidos, oferecer a profilaxia adequada e encaminhar o acompanhamento necessário. Esse fluxo de atendimento também é uma forma de assegurar que as normas de biossegurança sejam aplicadas e respeitadas, prevenindo a propagação de doenças”, explicou a gestora.

A medida abrange todas as categorias profissionais que estejam expostas a riscos de contaminação biológica, seja por contato direto ou indireto com materiais potencialmente contaminados, como sangue e fluidos corporais. Essa proteção se estende tanto a profissionais de saúde quanto a trabalhadores de outras áreas que possam estar sujeitos a esses riscos.

Leia Também:  Força-tarefa garante 26 transferências hospitalares em menos de 24h em Cuiabá

A nova regulamentação reforça a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de práticas de segurança no trabalho, como preconizado pelas Normas Regulamentadoras (NRs) 6 e 32.

Segundo a coordenadora do Cerest, Thayara Cailos Cavalcante, a portaria também enfatiza a urgência de ampliar a conscientização sobre a importância da notificação de acidentes. “O registro dos casos é uma ferramenta crucial para subsidiar ações de vigilância e garantir a saúde dos trabalhadores”, garante Thayara.

Com essa medida, Cuiabá avança na implementação de políticas públicas voltadas à segurança no trabalho e ao enfrentamento de doenças ocupacionais, reafirmando o compromisso com a promoção da saúde e bem-estar de seus cidadãos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá reafirma apoio à Polícia Militar durante homenagem aos agentes do Centro Histórico

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá reafirmou, nesta sexta-feira (26), seu compromisso com a segurança pública e a valorização das forças de segurança durante sessão solene realizada na Câmara Municipal em homenagem aos policiais militares da 21ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), responsável pelo policiamento do Centro Histórico da Capital. A solenidade foi proposta e conduzida pela vereadora Samantha Íris, reunindo autoridades civis, militares e representantes do setor produtivo para reconhecer o trabalho desenvolvido pela corporação.

Representando o Executivo municipal, o prefeito Abilio Brunini destacou o trabalho desempenhado pelos policiais militares e garantiu que a gestão continuará apoiando as ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública, especialmente na região central da cidade.

“O desafio enfrentado pelos nossos policiais exige coragem, dedicação e persistência. Enquanto eu estiver à frente da Prefeitura de Cuiabá, a Polícia Militar terá todo o apoio que pudermos oferecer, seja em ações, investimentos ou parcerias. Valorizar quem protege a população é um compromisso da nossa gestão”, afirmou o prefeito.

Abilio também ressaltou que a Prefeitura vem desenvolvendo projetos de revitalização do Centro Histórico que caminham ao lado das ações de segurança pública. Segundo ele, a ocupação qualificada dos espaços públicos, a implantação de novos equipamentos municipais e o trabalho integrado com o Governo do Estado, Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Militar contribuem para devolver vitalidade à região central.

Leia Também:  Idosa destaca apoio que recebeu do Hospital Municipal de Cuiabá e policlínica do Planalto

Durante a cerimônia, a vereadora Samantha Íris destacou a importância de reconhecer os policiais que atuam diariamente no Centro Histórico e afirmou que Cuiabá tem demonstrado respeito e valorização às forças de segurança por meio de ações concretas e homenagens públicas.

O comandante da 21ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Moraes, agradeceu a iniciativa da vereadora e destacou que a valorização fortalece o trabalho da tropa.

“Quero agradecer à vereadora Samantha por esse reconhecimento. Nossos policiais trabalham diariamente para tornar o Centro Histórico mais seguro. Os índices de roubos e furtos vêm diminuindo e hoje o índice de homicídios na região é praticamente zerado. Esse resultado é fruto da dedicação dos policiais e da parceria com a comunidade e os comerciantes”, afirmou.

O comandante regional da Capital, coronel Lima Júnior, também enalteceu a iniciativa, afirmando que o reconhecimento fortalece a motivação dos policiais que atuam diariamente na proteção da população cuiabana.

Ao final da solenidade, o prefeito Abilio Brunini e a vereadora Samantha Íris receberam homenagens entregues pelo comandante da 21ª CIPM, tenente-coronel Marcelo Moraes, e pelo comandante regional da Capital, coronel Lima Júnior, em reconhecimento ao apoio institucional prestado às forças de segurança e às iniciativas desenvolvidas em favor da segurança pública em Cuiabá.

Leia Também:  Caminhões modernos potencializam serviço de poda de árvore e dão maior segurança ao trabalhador

A solenidade reuniu autoridades civis e militares, entre elas o vice-presidente da Fecomércio, Jedeon Sampaio Silva; a subprefeita do Centro Histórico, Andrea Barros; o diretor da Associação Comercial de Cuiabá, Diogo Geraldino; o vereador Dilemário Alencar, além de representantes da sociedade civil e da Polícia Militar.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA