CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

“Um Por Todos, Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”: 10 Anos de parceria da Prefeitura de Cuiabá e educação cidadã

Publicado em

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), celebrou, neste ano, uma década do Programa “Um Por Todos, Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”. A iniciativa, executada em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), envolve 10 unidades escolares da rede pública municipal. As atividades de 2024 foram apresentadas no final de novembro, com premiação às escolas participantes, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC). A programação contou com a presença de representantes dos órgãos responsáveis, além de diretores, coordenadores pedagógicos, professores, assessores da Secretaria Municipal de Educação e de instituições parceiras.

“O Programa ‘Um Por Todos e Todos Por Um!’ vai além de ensinar sobre ética e cidadania — ele transforma vidas. Em 2024, vimos alunos assumirem o papel de protagonistas dentro de suas escolas, colocando em prática o verdadeiro significado de ser cidadão. Cada projeto e cada ação demonstraram que grandes mudanças começam com pequenos gestos, gerando impacto positivo em toda a comunidade. Neste encerramento, celebramos esses resultados com muita alegria e reafirmamos nosso compromisso de seguir juntos na construção de um futuro mais justo, ético e participativo”, destacou o controlador-geral do Município, Hélio Santos.

O programa teve início em 2014 e foi mantido pelo prefeito Emanuel Pinheiro quando assumiu a administração, em 2017. “Essa continuidade foi essencial para consolidar o projeto, que tem como objetivo principal promover a cidadania e os valores éticos nas escolas da rede municipal”, ressaltou a coordenadora de Transparência da CGM, Joilce Botelho Acosta.

Leia Também:  Prazo para cadastramento no Domicílio Eletrônico Fiscal do Cidadão Cuiabano é prorrogado para 30 de abril

O funcionamento do programa ocorre da seguinte forma: a CGU fornece os materiais didáticos, incluindo kits educativos da Turma da Mônica, desenvolvidos por Maurício de Sousa, enquanto a CGM cuida da gestão, distribuição dos materiais e acompanhamento da aplicação nas escolas. No final do ano letivo, as escolas participantes prestam contas das ações executadas. A adesão das escolas é voluntária, e a expectativa é que mais unidades participem nos próximos anos.

Houve uma pausa no andamento do programa entre 2020 e 2022 devido à pandemia. Em 2023, a iniciativa foi retomada, atendendo 10 unidades escolares. Em 2024, o número de escolas atendidas se manteve, com a novidade de um projeto piloto 100% digital, considerado um grande sucesso.

O encerramento das atividades deste ano ocorreu no dia 27 de novembro, com a apresentação dos resultados das 10 escolas participantes, por meio de vídeos e materiais visuais, incluindo registros fotográficos. As produções tiveram como objetivo mostrar os trabalhos realizados com os alunos em sala de aula.

Na ocasião, o superintendente da Controladoria Geral da União em Mato Grosso, Daniel Gontijo Mota, destacou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é entregar melhores serviços à sociedade, visando uma melhor qualidade de vida. Para isso, precisamos de uma sociedade que conheça e pratique valores como ética e cidadania. A melhor forma de alcançar isso é ensinando nossas crianças. Sabemos da relevância dessa ação para o desenvolvimento da sociedade como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Mutirão Fiscal entra na reta final e termina em cinco dias em Cuiabá

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, agradeceu o comprometimento dos profissionais e parceiros e enfatizou os resultados positivos do programa. “O sucesso da educação na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro se deve ao comprometimento dos profissionais da educação e aos investimentos realizados na pasta. O programa ‘Um Por Todos e Todos Por Um’ é prova disso. Por meio de um material lúdico e atraente, trabalhamos a autoestima, a cidadania, a ética e a empatia — princípios fundamentais para garantir que o indivíduo exerça sua cidadania e alcance pleno desenvolvimento”, afirmou Edilene.

Desde 2023, o programa ampliou a oferta de materiais, contemplando alunos do 1º ao 4º ano com gibis interativos e atividades. Para o 5º ano, o kit completo inclui uma pastinha com materiais diversificados para aprofundar o aprendizado. As escolas contam com o apoio da CGM, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, por meio de acompanhamento, assessoramento e capacitações.

Trata-se de uma iniciativa que reflete o compromisso de Cuiabá com a formação cidadã das crianças, promovendo valores fundamentais e consolidando a parceria entre o município e a CGU.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá terá expediente especial na Saúde nesta segunda-feira

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que as unidades administrativas e ambulatoriais da rede municipal terão expediente especial nesta segunda-feira, com atendimento ao público até as 12h, em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde do dia do jogo da Seleção Brasileira contra o Japão, válido pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026. A medida vale para o dia 29 de junho.

Desta vez, além dos setores administrativos e das unidades especializadas, as Unidades de Saúde da Família (USFs) que funcionarão até às 11h e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) também funcionarão em regime especial, encerrando o atendimento ao meio-dia.

Pacientes com consultas ou procedimentos eletivos agendados para o período da tarde terão os atendimentos remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade de saúde. As equipes entrarão em contato com os usuários para informar a nova data e o horário.

A medida segue decreto municipal que estabelece horário especial de expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira, com o objetivo de minimizar os impactos no trânsito da capital e contribuir para a mobilidade urbana.

Leia Também:  Pessoas em situação de rua de sete pontos de Cuiabá são atendidos com cobertores e marmitas

Atendimento normal

Os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente, sem qualquer alteração. Permanecem com atendimento 24 horas a UPA Pascoal Ramos, UPA Morada do Ouro, UPA Leblon, UPA Verdão, Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, Centro Médico Infantil (CMI) e as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população que necessitar de atendimento de urgência e emergência a procurar uma das unidades 24 horas da rede municipal, que permanecerão em pleno funcionamento durante todo o período.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA