CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Semob promove capacitação para condutores e socorristas do SAMU com simulações em diferentes pontos da capital

Publicado em

CUIABÁ

Prosseguindo com às capacitações promovidas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), os condutores e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão participando de treinamentos práticos que simulam ocorrências reais de acidentes de trânsito. Na manhã desta quarta-feira (4), uma simulação foi realizada na Avenida Miguel Sutil, próximo ao trevo do bairro Coophamil. O objetivo foi ensinar o correto posicionamento das ambulâncias para garantir a segurança de todos os envolvidos, incluindo as vítimas, socorristas e demais motoristas, além de minimizar os impactos no fluxo do trânsito.

De acordo com o supervisor e instrutor de trânsito da Semob, agente Raimundo Alves Ribeiro, a capacitação inclui a orientação sobre como sinalizar adequadamente os locais de acidentes. “É uma medida simples, mas que pode salvar vidas. Nosso foco é garantir a segurança viária e a fluidez do trânsito durante os atendimentos. Além de promover a segurança dos socorristas e das vítimas, garantindo que os atendimentos sejam realizados com maior agilidade e menor impacto à mobilidade urbana”, explicou.

Leia Também:  Hospital São Benedito amplia produção cirúrgica e avança na oferta de atendimentos especializados

A iniciativa contempla diversos pontos da cidade, explicou Raimundo. Segundo ele, já foram realizadas simulações na Avenida Tenente Coronel Duarte, próximo ao Prainha, e na Avenida Miguel Sutil. Na próxima sexta-feira (6), o treinamento ocorrerá na entrada do bairro Pedra 90.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Luciana Melo destacou a importância dessa parceria com a Semob, que começou com aulas teóricas e evoluiu para simulações práticas. “Percebemos a necessidade de aplicar, na prática, o que foi aprendido na teoria. O treinamento inclui tanto os profissionais das ambulâncias quanto os da motolância, as equipes avançadas. As ocorrências simuladas são realísticas, e as equipes são acionadas sem prévio aviso, como se fosse uma situação verdadeira”, explicou.

Ela ressaltou que as atividades são realizadas em vias rápidas, como forma de simular a realidade enfrentada pelas equipes em campo. “Nosso objetivo é garantir a segurança da cena para que o atendimento seja feito da melhor maneira possível. Envolvemos todas as equipes do SAMU de Cuiabá e Várzea Grande, garantindo que todos os servidores participem e estejam preparados para atuar com segurança e eficiência”, completou.

Leia Também:  Obra do complexo esportivo do Araés avança em diferentes etapas e nova estrutura começa a ganhar forma

A parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Semob e SAMU reforça o compromisso da gestão com a qualificação dos servidores e a promoção da segurança no trânsito, beneficiando toda a população. “O curso reforça o nosso empenho em qualificar os profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar, preparando-os para enfrentar os desafios do trânsito com responsabilidade e habilidade. A capacitação uniu teoria e prática de forma impactante, garantindo que os participantes estejam ainda mais preparados para salvar vidas com rapidez e segurança”, concluiu a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá libera servidores a partir das 12h para acompanhar jogo do Brasil

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou durante coletiva de imprensa, na noite desta quinta-feira (25), a liberação antecipada dos servidores públicos municipais na próxima segunda-feira (29), para que possam acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra o Japão, marcada para as 13h. Com exceção dos serviços considerados essenciais, os órgãos da administração pública poderão encerrar o expediente às 12h.

Segundo o prefeito, a decisão foi tomada após diálogo com vereadores e análise do impacto da medida nos serviços públicos, principalmente nas áreas da Saúde e da Educação. “Todo mundo estava pedindo para que a gente pudesse liberar os servidores. A minha preocupação era garantir que as consultas já agendadas não fossem prejudicadas”, explicou.

Conforme Abilio, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que os atendimentos agendados para a tarde de segunda-feira poderão ser antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira, sem prejuízo aos pacientes. Permanecem com atendimento 24 horas a UPA Pascoal Ramos, UPA Morada do Ouro, UPA Leblon, UPA Verdão, a Policlínica do Pedra 90, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Centro Médico Infantil (CMI) e as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município.

Leia Também:  Prefeito lamenta morte de servidora da educação de Cuiabá

Na Educação, as aulas do período da tarde da rede municipal também serão suspensas. O prefeito afirmou que a decisão levou em consideração o desejo da maioria das famílias e dos profissionais da educação de acompanharem a partida juntos. “Pedimos a compreensão dos pais. Entendemos que é um desejo da maioria que as crianças possam estar com suas famílias durante o jogo da Seleção Brasileira.”

O prefeito ressaltou que a liberação ocorrerá ao meio-dia para permitir que pais e responsáveis busquem seus filhos nas escolas e possam se organizar antes do início da partida. “Os serviços essenciais continuam funcionando normalmente. Mas, ao meio-dia, estaremos liberando os servidores para que possam acompanhar o jogo”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA