CUIABÁ
Semob promove capacitação para condutores e socorristas do SAMU com simulações em diferentes pontos da capital
CUIABÁ
Prosseguindo com às capacitações promovidas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), os condutores e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão participando de treinamentos práticos que simulam ocorrências reais de acidentes de trânsito. Na manhã desta quarta-feira (4), uma simulação foi realizada na Avenida Miguel Sutil, próximo ao trevo do bairro Coophamil. O objetivo foi ensinar o correto posicionamento das ambulâncias para garantir a segurança de todos os envolvidos, incluindo as vítimas, socorristas e demais motoristas, além de minimizar os impactos no fluxo do trânsito.
De acordo com o supervisor e instrutor de trânsito da Semob, agente Raimundo Alves Ribeiro, a capacitação inclui a orientação sobre como sinalizar adequadamente os locais de acidentes. “É uma medida simples, mas que pode salvar vidas. Nosso foco é garantir a segurança viária e a fluidez do trânsito durante os atendimentos. Além de promover a segurança dos socorristas e das vítimas, garantindo que os atendimentos sejam realizados com maior agilidade e menor impacto à mobilidade urbana”, explicou.
A iniciativa contempla diversos pontos da cidade, explicou Raimundo. Segundo ele, já foram realizadas simulações na Avenida Tenente Coronel Duarte, próximo ao Prainha, e na Avenida Miguel Sutil. Na próxima sexta-feira (6), o treinamento ocorrerá na entrada do bairro Pedra 90.
A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Luciana Melo destacou a importância dessa parceria com a Semob, que começou com aulas teóricas e evoluiu para simulações práticas. “Percebemos a necessidade de aplicar, na prática, o que foi aprendido na teoria. O treinamento inclui tanto os profissionais das ambulâncias quanto os da motolância, as equipes avançadas. As ocorrências simuladas são realísticas, e as equipes são acionadas sem prévio aviso, como se fosse uma situação verdadeira”, explicou.
Ela ressaltou que as atividades são realizadas em vias rápidas, como forma de simular a realidade enfrentada pelas equipes em campo. “Nosso objetivo é garantir a segurança da cena para que o atendimento seja feito da melhor maneira possível. Envolvemos todas as equipes do SAMU de Cuiabá e Várzea Grande, garantindo que todos os servidores participem e estejam preparados para atuar com segurança e eficiência”, completou.
A parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Semob e SAMU reforça o compromisso da gestão com a qualificação dos servidores e a promoção da segurança no trânsito, beneficiando toda a população. “O curso reforça o nosso empenho em qualificar os profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar, preparando-os para enfrentar os desafios do trânsito com responsabilidade e habilidade. A capacitação uniu teoria e prática de forma impactante, garantindo que os participantes estejam ainda mais preparados para salvar vidas com rapidez e segurança”, concluiu a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá libera servidores a partir das 12h para acompanhar jogo do Brasil
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou durante coletiva de imprensa, na noite desta quinta-feira (25), a liberação antecipada dos servidores públicos municipais na próxima segunda-feira (29), para que possam acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra o Japão, marcada para as 13h. Com exceção dos serviços considerados essenciais, os órgãos da administração pública poderão encerrar o expediente às 12h.
Segundo o prefeito, a decisão foi tomada após diálogo com vereadores e análise do impacto da medida nos serviços públicos, principalmente nas áreas da Saúde e da Educação. “Todo mundo estava pedindo para que a gente pudesse liberar os servidores. A minha preocupação era garantir que as consultas já agendadas não fossem prejudicadas”, explicou.
Conforme Abilio, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que os atendimentos agendados para a tarde de segunda-feira poderão ser antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira, sem prejuízo aos pacientes. Permanecem com atendimento 24 horas a UPA Pascoal Ramos, UPA Morada do Ouro, UPA Leblon, UPA Verdão, a Policlínica do Pedra 90, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Centro Médico Infantil (CMI) e as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município.
Na Educação, as aulas do período da tarde da rede municipal também serão suspensas. O prefeito afirmou que a decisão levou em consideração o desejo da maioria das famílias e dos profissionais da educação de acompanharem a partida juntos. “Pedimos a compreensão dos pais. Entendemos que é um desejo da maioria que as crianças possam estar com suas famílias durante o jogo da Seleção Brasileira.”
O prefeito ressaltou que a liberação ocorrerá ao meio-dia para permitir que pais e responsáveis busquem seus filhos nas escolas e possam se organizar antes do início da partida. “Os serviços essenciais continuam funcionando normalmente. Mas, ao meio-dia, estaremos liberando os servidores para que possam acompanhar o jogo”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA7 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
Sinop7 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍTICA7 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia



