CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Seduc divulga estudantes selecionados para o projeto Embaixadores do Brasil Central

Publicado em

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou, nesta segunda-feira (23.09), os três estudantes da Rede Estadual de Ensino selecionados no projeto Embaixadores do Brasil Central, promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), em Brasília entre 8 a 10 de outubro.

Foram selecionados os alunos Lucas Gabriel Alves Drê, da Escola Estadual Júlio Strubing Muller, em Várzea Grande; Gustavo Henrique Andrade de Morais Costa Leite, da Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza; e Pérola Rosa Mattos, da Escola Estadual Militar CBMT Governador José Fragelli. ambas em Cuiabá.

Os três foram selecionados com base no desempenho na Plataforma Mais Inglês, que faz parte da Política Educacional de Línguas Estrangeiras da Seduc.

Em Brasília, eles terão a oportunidade de vivenciar atividades de diplomacia e inovação, que buscam proporcionar aos jovens um aprofundamento em temas relacionados a relações internacionais e desenvolvimento sustentável.

Durante a experiência, os estudantes também participarão de uma agenda recheada de atividades imersivas, como visitas às embaixadas do Chile, China, Nova Zelândia, Portugal, Suíça, Suécia e Reino Unido.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros atende vítima após capotamento de carro

Além das visitas às embaixadas, os estudantes também terão interações com especialistas e participarão de sessões educativas no SESI Lab e no Instituto Rio Branco, um museu interativo e a principal escola de formação de diplomacia do Brasil, respectivamente.

Para a Seduc, o impacto esperado do projeto vai além da experiência individual dos estudantes. A iniciativa busca inspirar mudanças nas políticas públicas regionais e incentivar a inclusão de diferentes perspectivas nas discussões diplomáticas. Com isso, o projeto Embaixadores do Brasil Central não só capacita os jovens participantes, mas também promove um novo entendimento sobre a importância da diplomacia e da inovação na busca por soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pelas comunidades locais.

O Consorcio BrC

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), formado pelos estados de Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão e do Distrito Federal, foi criado em julho de 2015 com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social dos seis estados consorciados, mais o Distrito Federal, de forma integrada e por meio da cooperação entre as Unidades Federativas para assim tornar a região ainda mais competitiva.

Leia Também:  Polícia Civil destrói objetos sem uso há mais de 10 anos na Delegacia de Torixoréu

Com auxílio de representantes de cada ente consorciado e eventuais parceiros institucionais, elabora e executa as ações, programas e projetos do Consórcio, principalmente nas áreas relacionadas à agropecuária, logística, empreendedorismo, inovação e processo de articulação internacional em fase inicial.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Hospital Regional de Cáceres avança em infraestrutura, tecnologia e humanização

Publicados

em

O Hospital Regional de Cáceres, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e sob a administração da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), promoveu, em apenas quatro meses, importantes avanços em infraestrutura, tecnologia e qualificação dos serviços, fortalecendo a assistência prestada à população da região Oeste.

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, as melhorias foram feitas para garantir ambientes mais seguros, modernos e adequados às necessidades de pacientes e profissionais de saúde. As ações integram o contrato de gerenciamento, operacionalização e execução dos serviços de saúde do hospital.

“Os avanços reforçam o compromisso conjunto da Secretaria e da Agir com a melhoria contínua dos serviços, a valorização da assistência humanizada e o fortalecimento da rede hospitalar regional, garantindo mais qualidade, segurança e dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o secretário.

Entre as principais entregas está a inauguração da nova ala da maternidade, construída em uma área de 850 metros quadrados, na Unidade II.

O espaço conta com 31 leitos distribuídos em 16 enfermarias climatizadas, equipadas com camas automáticas, televisores e banheiros privativos, além de posto de enfermagem centralizado, farmácia satélite, sala de exames, elevadores e acessibilidade completa.

A modernização tecnológica também avançou com a aquisição de um novo aparelho de ultrassom portátil, que permite a realização de exames à beira-leito, proporcionando mais agilidade nos diagnósticos e maior eficiência no atendimento.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros atende vítima após capotamento de carro

Apenas dois meses após a transição, a Agir consertou equipamento que permitiu a retomada dos exames de ressonância, ampliando o acesso dos usuários a exames de alta complexidade, um serviço essencial para a assistência à população de Cáceres e região.

Também nesse período, foram realizadas ações importantes, como o conserto do equipamento de raio-x da Unidade II. A iniciativa melhorou a assistência prestada aos usuários, que há algum tempo lidavam com as consequências da inoperância de equipamentos fundamentais.

A instituição também investiu na padronização dos carrinhos de emergência e na aquisição de 32 novas camas automáticas, 328 colchões e 320 travesseiros, fortalecendo a segurança assistencial e proporcionando mais conforto durante a internação.

As unidades estão passando ainda por um amplo processo de revitalização, incluindo pintura, recuperação de pisos e renovação de aproximadamente 3.500 m2 da estrutura física. O estacionamento da Unidade I também recebeu nova sinalização, ampliando a segurança para usuários e colaboradores.

Ainda na Unidade I, a revitalização estética e ambiental já está em andamento. As melhorias incluem a reestruturação do paisagismo, com a renovação dos espaços ornamentais, substituição da vegetação existente e implantação de novas espécies de plantas ornamentais.

A iniciativa tem como objetivo valorizar a infraestrutura do Hospital Regional de Cáceres, proporcionando um ambiente mais agradável, acolhedor e humanizado para pacientes, acompanhantes, colaboradores e visitantes.

Leia Também:  Sessão da Quarta Câmara de Direito Privado será antecipada para às 8h

Com foco na humanização dos ambientes, o hospital iniciou a implantação de uma nova identidade visual, com elementos que promovem acolhimento e bem-estar. Até o momento, cerca de 300 m2 já receberam a nova comunicação visual, com expansão prevista de mais 400 m2, com foco na valorização do espaço físico e da experiência do cuidado.

Na área estrutural, o hospital realizou ainda a manutenção preventiva da subestação elétrica da Unidade I, garantindo mais segurança operacional e confiabilidade ao sistema de energia, sem impactos na assistência durante a execução dos serviços.

Para o diretor-geral do Hospital Regional de Cáceres, Antônio Jorge de Almeida Maciel, os investimentos refletem o compromisso da gestão Agir com a ampliação da capacidade de atendimento, a modernização da estrutura hospitalar e a oferta de uma assistência cada vez mais qualificada e humanizada. Segundo ele, os avanços demonstram o compromisso da gestão com a modernização contínua da unidade.

“Estamos promovendo uma transformação significativa na infraestrutura hospitalar, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo as condições de trabalho das equipes. Esses investimentos refletem diretamente na qualidade da assistência oferecida à população e consolidam nosso compromisso com um atendimento cada vez mais seguro, eficiente e humanizado”, afirmou o diretor-geral.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA