CUIABÁ
Unidades de saúde de Cuiabá proporcionam momentos de descontração e alegria a pacientes em tratamento
CUIABÁ
Os servidores do Centro de Especialidades Médicas de Cuiabá (CEM) realizaram na tarde desta sexta-feira (28) uma deliciosa comemoração junina, que contou com a participação dos servidores e pacientes da unidade. Brincadeiras e muitas comidas típicas tornaram a tarde de quem passou pelo local muito mais saborosa.
A coordenadora da unidade disse: “Nossa festinha teve o objetivo de trazer um momento alegre e descontraído para os pacientes que estiveram na unidade hoje. Toda a organização e custeio foram realizados pelos próprios servidores.”
O CEM faz parte da Secretaria Adjunta de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde da SMS, oferecendo à população exames e consultas ambulatoriais de diversas especialidades médicas, como ginecologia, cardiologia, pediatria, neurologia, pneumologia, urologia, entre outras. Cerca de 8 mil pacientes listados pela Central de Regulação são atendidos por mês na unidade. O CEM também é responsável pela distribuição de medicamentos controlados, sendo uma referência no estado para esse tipo de atendimento.
Outro evento ocorreu no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do CPA IV, através da Coordenadoria de Saúde Mental de Cuiabá, que também realizou uma festa junina na sexta-feira (28) para os pacientes em tratamento na unidade e seus familiares. Brincadeiras e muitas guloseimas alegraram a todos os participantes do evento, que ocorreu das 07h às 11h.
A unidade atualmente atende 800 pacientes em tratamento contínuo. Para Roseli Batista Costa, coordenadora da Saúde Mental, atividades como estas são de extrema importância para os pacientes. “Este tipo de ação resgata a dignidade, o respeito e proporciona a eles mais qualidade de vida, pois permite interagir com os amigos. Muitas pessoas que estão aqui sofrem de depressão, e atividades como essa as fazem esquecer os problemas por um tempo e focar apenas na diversão”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Cuiabá reforça que atendimentos na rede municipal de saúde são 100% gratuitos e não há cobrança de valores
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta pacientes, familiares e acompanhantes de que nenhuma unidade da rede municipal de saúde realiza cobranças por atendimentos, internações, cirurgias, exames, medicamentos ou qualquer outro serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, não há, em hipótese alguma, solicitação de dinheiro, transferências via PIX, presentes, favores ou qualquer outra vantagem para garantir atendimento ou dar continuidade ao tratamento de pacientes.
O alerta é direcionado principalmente aos familiares de pessoas internadas ou em atendimento nas unidades hospitalares e de urgência do município, como o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Centro Médico Infantil (CMI) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A Secretaria reforça que qualquer pedido de pagamento em nome dessas unidades caracteriza prática irregular e deve ser denunciado imediatamente.
A orientação também se estende às demais unidades da rede municipal, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Policlínica do Pedra 90, Serviços de Atenção Especializada (SAEs), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs), Laboratório Central de Cuiabá (LACEC), Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município, além dos setores de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses, CEREST, CIEVS, CDMIC Cuiabá, Complexo Regulador, Ouvidoria e demais áreas administrativas da Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, caso algum paciente, familiar ou acompanhante receba pedido de dinheiro ou qualquer outro tipo de vantagem em nome de profissionais ou unidades da rede municipal, não efetue nenhum pagamento. A recomendação é registrar a denúncia imediatamente na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones (65) 3318-6011 e (65) 3318-6013, ou presencialmente na Rua General Aníbal da Mata, nº 139, bairro Duque de Caxias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Além da denúncia à Ouvidoria, a Secretaria recomenda que familiares e vítimas registrem um Boletim de Ocorrência (BO) para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes e, caso seja constatada tentativa de golpe ou outra prática criminosa, os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.
A Prefeitura de Cuiabá reforça que todos os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde são gratuitos, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e que nenhuma cobrança é autorizada para a realização de consultas, exames, procedimentos, internações ou tratamentos. A orientação é para que a população permaneça atenta e denuncie qualquer situação suspeita.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA5 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável
-
ESPORTES7 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícias Civis de Mato Grosso e do Pará cumprem mandado de prisão definitiva contra condenada a nove anos por tráfico de drogas
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá



