CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá premia 30 servidores por eficiência e modernização no serviço público da Capital
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, premiou 30 servidores municipais por eficiência e modernização no serviço público da Capital, na tarde desta quarta-feira (22). O objetivo do projeto foi reconhecer o mérito profissional dos agentes públicos que desenvolveram e entregaram os melhores produtos, serviços ou processos para aprimorar o trabalho do Executivo Municipal. Na ocasião, ainda houve o lançamento da Premiação de 2024, a previsão é de o novo edital seja publicado ainda nesta quinta-feira (23) e fique com inscrições abertas até agosto deste ano.
A honraria decorre do Estatuto dos Servidores, que prevê a premiação aos servidores no intuito de reconhecer as boas práticas na Gestão Municipal, cujo trabalho seja de interesse público e de utilidade para a Administração, como idéias, inventos ou trabalhos que favoreçam o aumento da produtividade e a redução dos custos operacionais, ambos com foco na eficiência administrativa.
Conforme a secretária de Gestão, Ellaine Mendes, a premiação foi criada em 2003 com o advento do novo estatuto e prevê como prêmio um salário a mais ao servidor e um prêmio bônus.
“No edital dessa premiação, optamos pela divisão em dois prêmios. Sendo, o de Modernização, que teve por objetivo ouvir os servidores, alcançar as suas ideias inovadoras e voltadas a eficiência administrativa. Já o prêmio Servidor Eficiente, teve por objetivo premiar os servidores mais dedicados às suas atividades funcionais. Na gestão anterior, essa premiação foi realizada apenas uma vez e sem critérios objetivos para indicação do servidor eficiente. Hoje, buscamos valorizar aqueles servidores, mediante avaliação com critérios mais objetivos, além de identificar as grandes ideias de nossos servidores e dar a voz que eles precisam para colocar esses projetos em prática” disse.
Os prêmios foram entregues pela primeira-dama do município, Márcia Pinheiro. Na ocasião, além de agradecer os servidores pelo trabalho prestado em prol de Cuiabá, destacou que as medidas contribuem para melhorias tanto da população cuiabana, quanto do próprio funcionalismo público municipal.
“Eu gostaria de agradecer cada um de vocês de coração e parabenizá-los por cada ideia inovadora que foi proposta por vocês e, que com certeza, vai fazer toda diferença para a população e para todos os funcionários da Prefeitura. A gestão Emanuel Pinheiro tem esse compromisso, de pensar sempre no melhor para a população, eu tenho certeza que todos aqueles que participaram dessa premiação apresentaram propostas maravilhosas e que com certeza serão implementadas, visando melhorar ainda mais o serviço público na nossa Capital”, destacou.
Conforme Luíz Sávio, servidor alocado na Secretaria de Gestão e contemplado na categoria de Servidor Eficiente, a honraria além de proporcionar a valorização do funcionário público no âmbito profissional, incentiva os servidores a continuarem exercendo a função com empenho no dia a dia.
“Hoje nós somos servidores, e é difícil ter algum reconhecimento pelo seu trabalho, pela nossa atividade no dia a dia. Então, quando recebemos essa indicação, esse elogio público, onde recebemos uma placa pelo reconhecimento das atividades, é uma forma de a gente se sentir valorizado aqui no ambiente de trabalho, porque a gente participa até mais tempo no serviço do que propriamente em casa, então ter esse reconhecimento para os nossos gestores é bastante importante dar um incentivo a mais para a gente continuar exercendo as nossas funções”, declarou.
Vencedor na categoria de Modernização, o engenheiro civil e servidor da Procuradoria Geral do Município, José Vitor Ranieri Moreira, apresentou um projeto que dispõe sobre a concorrência e chamamento público para o credenciamento de pessoas físicas e jurídicas em Cuiabá. O trabalho parte da premissa de que a Prefeitura possui diversos imóveis, edificações e terrenos com potencial construtivo e que podem gerar emprego e distribuição de renda na Capital.
“Nada mais seria que uma busca de parceria entre o público/privado, onde seria concedido o direito de uso real desses imóveis para o setor privado, seja ele por meio de pessoa física ou jurídica. Na contrapartida, essas empresas ou pessoas que forem contempladas com a utilização desses espaços para implementação de um produto, indústria ou até mesmo algo relacionado a prestação de serviços, a proposta é de que seja feito um investimento na nossa rede municipal de Educação em troca”, explicou.
Ao explicar sobre a proposta, José destacou que os beneficiados pela concessão precisariam construir mecanismos sustentáveis nas escolas ou creches do município.
“Eu cheguei a sugerir o reaproveitamento de água do ar condicionado, de água da chuva e instalação de mini usinas de energia solar como algumas alternativas a serem adotadas. Com esses mecanismos nas unidades educacionais, nós teríamos a redução dos custos. Sem contar nas escolas que teriam ganho no sentido de reduzir os custos de água e energia. Atrelado a isso, teríamos a empresa utilizando um dos nossos imóveis, com um proposta que geraria mais empregos e distribuição de renda. Então, é um projeto pensado em atender o tripé da sustentabilidade, no aspecto social, ambiental e econômico”, disparou.
1⁰) Modernização no Serviço Público
Com 26 projetos apresentados, 6 servidores foram premiados com um salário a mais e uma pós-graduação de até 5 mil. Sendo eles:
-Gabriel Henrique Rocha Ricci, da Secretaria Municipal de Saúde, que apresentou um projeto que dispõe sobre a disponibilização de Crowdfunding para projetos sociais nos bairros de Cuiabá através do site da Prefeitura;
-Adriana Pereira Matos, da Secretaria Municipal de Gestão, que sugeriu a criaçaõ do setor ‘Qualidade de Vida’;
-Júlio Cézar Marinho Santos, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Desenvolvimento Humano e da Pessoa com Deficiência, que apresentou propostas para o cumprimento do Plano Municipal de Assistência Social;
-William Ortega Ferreira, da Secretaria Municipal de Educação, que sugeriu a criação de uma Rede de Formação Continuada e Valorização Profissional;
-Bruno Ricardo Costa Alves, da Secretaria Municipal de Fazenda, com o projeto de ITBI Web, que visa modernizar a arrecadação do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis de Cuiabá;
-José Vitor Ranieri Moreira, da Procuradoria Geral do Município, com a sugestão de criar uma concorrência pública/chamamento público para credenciamento de pessoas físicas e jurídicas no município.
2⁰) Servidor Eficiente
Outros 24 servidores foram premiados com uma uma pós-graduação de até 2.500,00 + uma placa de reconhecimento. (Mobilidade, Ordem Pública, Fazenda, Educação, Comunicação, Planejamento, Governo e Gestão).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.
Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.
A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.
Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.
O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.
Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.
“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.
Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
Sinop6 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
POLÍTICA6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual



