CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

SMS promove conferência que aborda importância da prevenção do controle de infecção hospitalar

Publicado em

CUIABÁ

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da Vigilância Sanitária e PCIH, promoveu na manhã desta quarta-feira (15), a 1ª Conferência de Controle de Infecção Hospitalar e Infecções Relacionadas à Saúde. O evento ‘Unidos Contra as IRAS’ é alusivo ao Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar, que é celebrado no dia 15 de Maio. A ação tem como objetivo principal conscientizar os servidores e gestores quanto à importância na prevenção de infecções adquiridas em hospitais e nas unidades de saúde. As ações são continuamente realizadas em cada unidade de saúde municipal buscando a prevenção desse risco.

A conferência aconteceu no auditório do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso e contou com a participação de especialistas na área. Entre eles a médica Daniela Barros, que é infectologista do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e mestranda em Doenças Infecciosas e Tropicais no Hospital Júlio Muller. Segundo a palestrante, a principal medida é identificar os meios que resultaram na ocorrência de possíveis infecções e assim elaborar um planejamento de prevenção.

Leia Também:  Terra de canteiros de obra do BRT ajuda a entupir bueiros e causar alagamentos nas avenidas Prainha e do CPA; empresa será acionada para promover a limpeza

O secretário adjunto da Atenção Primária, José Ricardo de Amorim Santana, também esteve presente no evento e ressaltou a importância do trabalho de prevenção dentro das unidades das redes de atenção básica. “Temos acompanhado de perto todo esse trabalho de controle de infecção que vem sendo realizado em todas as nossas unidades municipais e percebemos os resultados positivos das ações preventivas”, garantiu Santana.

Também participaram do evento a cirurgiã-dentista Suzana Cajango, que é especialista em Gestão Pública e Administração Hospitalar, o farmacêutico Ruberlei Godinho, que é mestre em Ciências da Saúde na área de Farmacologia e doutor em Biotecnologia, e a bióloga Maria do Carmo Souza, que é especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente e doutora em Imunologia Básica e Aplicada.

O servidor Bruno da Silva Santos, lotado no setor da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, disse que sua participação no evento é uma importante ferramenta que a secretaria disponibiliza aos seus servidores para que suas funções sejam desempenhadas de forma mais significativa e qualitativa.

Leia Também:  Sine da Gente completa um ano levando atendimento aos bairros de Cuiabá

“Por meio dessas qualificações podemos compreender melhor a situação, visto que as infecções hospitalares estão entre as principais causas de morte dentro dos serviços de saúde. Além disso, esse movimento de conscientização e de discussão de novas práticas na prevenção dessas infecções contribui não só para mim como enfermeiro, mas também como servidor da saúde do município de Cuiabá, apto a traçar estratégias preventivas no controle de infecção para podermos conter a disseminação desses patógenos que possuem grande resistência microbiana”, disse o servidor que participa pela segunda vez dos eventos de capacitação que estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá a todos os servidores.

Ações como essas são realizadas continuadamente pela prefeitura de Cuiabá, a fim de capacitar seus servidores da saúde e promover uma saúde pública cada vez mais humanizada para a população cuiabana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Sine da Gente completa um ano levando atendimento aos bairros de Cuiabá

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  LOA 2024 é aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA