CUIABÁ
Secretaria de Saúde realiza programação nos CAPS para celebrar o Dia da Luta Antimanicomial
CUIABÁ
A Secretaria Municipal de Saúde – SMS, por meio da Coordenadoria Técnica de Saúde Mental, realiza na próxima semana uma programação especial para comemorar o Dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. As atividades acontecem nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da capital e incluem inclui palestras, rodas de conversas, ações educativas e exibição de filmes.
A programação começa na próxima segunda-feira (13), às 9h no CAPSi Adolescer, com ações educativas de saúde bucal para crianças e no período da tarde, para adolescentes. No mesmo dia, haverá Roda de conversa no CAPS II Centro, sobre a história da luta Antimanicomial com a participação de Cida Silva, enfermeira, arteterapeuta, artista plástica e escritora do livro “O Trabalho prescrito e o trabalho real na saúde mental na virada do século XX em Cuiabá”. Ainda na segunda, o CAPS I CPA4 exibirá o filme “A procura da felicidade”.
Na terça-feira, haverá dinâmicas terapêuticas das 7h às 9h no CAPS II Centro, além de piquenique do CAPS I CPA4 no Parque das Águas, com alongamentos e aulão de exercícios físicos. O CAPSi Adolescer terá ações educativas de saúde bucal com pré-adolescentes.
Na quarta, o CAPS II fará um piquenique no Museu de História Natural de Mato Grosso das 13h00 às 15h30. O CAPSi Adolescer promoverá o Dia da Família, com a participação de Cida Silva.
Na quinta e sexta-feira, véspera do Dia da Luta Antimanicomial, a programação continua com exibição de filmes e palestras.
“A Luta Antimanicomial não é apenas uma questão de políticas de saúde, mas também um compromisso moral e ético com a humanidade. É um chamado para reconhecer a dignidade e os direitos das pessoas em sofrimento mental, e para promover uma abordagem compassiva e inclusiva em nossa sociedade. Nossa missão é construir pontes de apoio, em vez de erguer muros de estigma. É um compromisso contínuo para garantir que cada indivíduo tenha acesso aos cuidados adequados e seja tratado com respeito e compreensão”, afirmou Roseli Batista, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá
Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.
No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.
“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.
“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.
Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.
Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.
Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.
Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.
Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.
Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
Sinop6 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍTICA6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual



