CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Centro de Tratamento de Epilepsia do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) realiza treinamento técnico para atendimento a pacientes

Publicado em

CUIABÁ

O Centro de Tratamento de Epilepsia do Hospital Municipal de Cuiabá Leony Palma de Carvalho (HMC) realizou nesta quinta-feira (18) treinamento inédito para a equipe multidisciplinar de profissionais que trabalha diariamente na avaliação, tratamento e na realização de cirurgias em pacientes portadores de epilepsia. 

“Esta é a primeira reunião do centro como um grupo multidisciplinar , após termos o primeiro paciente operado, sendo fruto do bom desempenho da equipe, marcando a efetividade dos processos iniciado em 2023”, afirmou o médico neurologista e especialista em epilepsia Bruno Gumiero. 

Criado em 2023, o Centro de Tratamento de Epilepsia realizou treinamento no ano anterior após a implantação do Vídeo Eletroencefalograma (Vídeo-EEG) na unidade, que permitiu a criação do centro especializado. 

Naquele momento, o treinamento foi dividido em quatro etapas durante um mês, visando orientar toda equipe: enfermeiros, médicos de plantão e outros profissionais da equipe. 

“Essa reunião inaugural demonstra para toda equipe do HMC como o centro foi estruturado, deixando todos a parte do seu funcionamento, trazendo toda a equipe para participar dos processos. Nas próximas reunioes, mensais, o objetivo e discutir condutas dos pacientes com epilepsia refrataria”, afirmou Bruno Gumiero. 

Leia Também:  Semana Pedagógica é encerrada com debates que fortalecem a atuação dos servidores de Cuiabá

A neuropsicóloga Ana Carla Freire da Silva explicou durante o treinamento a função da neuropsicologia no tratamento da epilepsia. O acompanhamento faz parte de um dos serviços realizados pelo Centro de Tratamento. 

“O paciente chega até mim com o CID de epilepsia não identificada e nós fazemos um acompanhamento neuropsicológico porque conforme o paciente tem essas crises ele pode ter declínios cognitivos de linguagem e de memória, por exemplo”, explicou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá soluciona mais dois pontos críticos de drenagem em cinco dias

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá concluiu a recuperação de mais dois pontos considerados críticos na infraestrutura viária da capital. As intervenções foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e contemplaram problemas antigos de drenagem na Rua Crisóstomo, localizada no bairro Santa Rosa, e no Córrego 8 de Abril.

As ações fazem parte do trabalho contínuo da administração municipal para melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança a motoristas, pedestres e moradores das regiões afetadas. Segundo a Secretaria, os locais apresentavam falhas estruturais que exigiam intervenções emergenciais para evitar novos danos e transtornos à população.

No Córrego 8 de Abril, a execução da obra exigiu a interdição total do trânsito por dois dias. Durante o período, equipes técnicas realizaram a recuperação da estrutura de drenagem e a recomposição da via. Com a conclusão dos serviços, o tráfego foi totalmente liberado nesta quarta-feira, restabelecendo a circulação normal de veículos na região.

Já na Rua Crisóstomo, no bairro Santa Rosa, os trabalhos resultaram na correção de problemas históricos relacionados à estrutura de drenagem, contribuindo para minimizar os impactos, principalmente para os moradores. A ação durou cinco dias, com início na semana passada e conclusão nesta quarta-feira. Foi realizada a recuperação de uma caixa de drenagem de grande porte, reforçando a estrutura para suportar a demanda.

Leia Também:  Semana Pedagógica é encerrada com debates que fortalecem a atuação dos servidores de Cuiabá

As equipes seguem em ação contínua, executando obras preventivas e corretivas para ampliar a durabilidade das vias e garantir mais segurança à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA