CUIABÁ
Search
Close this search box.

POLÍTICA

Assembleia Legislativa homenageia personalidades e entidades ligadas à causa animal

Publicado em

POLÍTICA

Foto: Marcos Lopes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta terça-feira (03), sessão especial para homenagear 85 personalidades e entidades ligadas às causas animais do Estado de Mato Grosso. A solenidade foi requerida pelo primeiro-secretário da Casa de Leis, deputado Max Russi (PSB). 

Na oportunidade, foi apresentado um vídeo explicando a instalação da Câmara Setorial Temática (CST) em defesa da causa animal, de iniciativa do parlamentar, assim como a lei n° 10.552/2017, que institui a Semana da Conscientização dos direitos dos animais, da guarda responsável e do controle populacional animal em Mato Grosso, a ser comemorada, anualmente, a partir do domingo que coincida ou anteceda o dia 4 de outubro (Dia Internacional dos Animais), findando no sábado subsequente.

“A liberdade, a integridade física e, sobretudo, a vida, estão entre os direitos dos animais, assim como ocorre com os humanos. A semente da criação da CST surgiu por meio de uma reflexão da necessidade de dar mais visibilidade à causa animal. Através disso, as pessoas terão consciência, não somente dos direitos dos animais, mas também dos deveres para com eles”, apontou o deputado.

“A ideia é trazer proteção aos animais para o Estado de Mato Grosso para um estudo público apontando problemas e sugerindo soluções com proteção. Temos que contribuir e propor algumas ações em melhorias a causa animal com a participação de todos nós” lembrou Russi.

A representante do Santuário Elefante Chapada, Elza Giles, recebeu a homenagem e destacou reconhecimento do trabalho realizado com os elefantes que foram resgatados de cativeiros onde sofreram maus tratos desde a infância.

“É uma consideração do trabalho que é grande e proporcional ao tamanho dos nossos animais. A Casa Legislativa joga uma luz em cima desses protetores e, é muito gratificante, humanizar um pouco essa questão”, disse Giles.

De acordo com informações da representante do Santuário, atualmente o local possuí seis elefantes fêmeas asiáticas, com problemas de saúde, traumas e maus tratos, e, conforme explicações dela, “respeitamos muito a individualidade de cada animal”.

O Santuário é administrado por um casal com mais de 30 anos de experiência em elefantes em cativeiro. “Nosso trabalho é sustentado apenas por doações com 14 funcionários na fazenda. Cada elefante recebe por dia 30 quilos de frutas e legumes além da adição que comem na natureza e muitos quilos de feno que não conseguimos mensurar, perfazendo um total de 180 quilos de alimentos diários. Não é permitido visitação por causa do medo dos animais que foram explorados durante a vida”, complementa Giles.

Leia Também:  Assembleia Legislativa discute situação do estado em relação à dengue, zika e chikungunya

O representante da causa animal independente, Alcione Sartori, elogiou a iniciativa do deputado e reforçou que o estado precisa de mais políticas públicas em prol dos animais.

“Essa ideia é muito importante, pois as portas começam a se abrindo para a gente conseguir um resultado mais acentuado para a causa num todo. Entendo que essa homenagem é pelo reconhecimento e trabalho que fazemos pela causa num todo. Ela é bastante abrangente e na medida que se tem consideração, são as portas que se abrem numa problemática que é bastante acentuada e exige o empenho de quem atende na causa quanto quem atua na área política”, esclarece ele.

“A sociedade como um todo tem seus animais de estimação, mas conhece pouco a respeito dos tratos, da manutenção e necessidades específicas. Nossa causa é cuidar de cerca de 80 gatos, que foram deixados na porta da minha casa e fui recolhendo para ficar num ambiente, onde tem cinco terrenos para serem cuidados. Não atuamos especificamente no resgate, mas foram acolhidos”, revela.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Artur Nogueira, também foi um dos homenageados pelo trabalho desenvolvido pela instituição.  “Me sinto lisonjeado e faço por amor e por prazer, é uma causa do deputado Max Russi abraçou que é muito importante para todo o Estado de Mato Grosso”, falou.

Para Nogueira, as rodovias federais é um palco de animais abandonados, sem alimentos e com risco de serem atropelados. “Então trabalhamos no dia a dia com isso e, nesse cenário trabalhamos como protetor de animais, resgatando e ajudando as ONGs e contribuir para que essas pessoas possam acolher os animais que estão abandonados. Principalmente, cães e gatos que fazem parte da nossa família”, pondera.

Relação dos homenageados da Sessão Especial com Moções de Aplausos:

Leia Também:  Avallone destaca trabalho da Assembleia no combate à Covid-19

Alcione Luiz Sartori

Ana Flávia Antônio Gomes Barros

Ana Luiza Avila Peterlini de Souza

Ângela Furtado

Antônio de Abrantes Alves Neto

APAMS

Associação Namaskar

Beatriz Freire Tavares – presidente ONG AAAC

Bianca Lopes

Bruno Demarchi Marrafon

Camila Bezerra de Souza

Camila Magalhães  

Carla Fahima Narçay Milas

Catiacelene Lopes de Oliveira

Charles Alexandre Alcantara Magalhaes  

Cibele Madalena Xavier Ribeiro

Clarilce Almeida de Campos

Cristina Kurita

Cyane Silva Anunciação Lourenço

Daniel José da Trindade

Daniela Silveira Maidel

Deusdaine Benedita Pintel Lima

Eder Toledo

Eliane Aparecida Montanha Rojas Lopes de Andrade

Ellen de Lourdes Pelliciari Fanfoni

Eurotides Balbueno

Felipe Rafael das Chagas Silva

Flavio Augusto Thompson Bernardes

Frederico Diniz Dantas

Gisela Alves Cardoso

Giselle da Silva Amaral

Grupo Auqmia

Grupo Pet Califórnia

Hortencia Julia de Aguiar

Hyla Fabiana Vicente Ponce Correa Costa

Idalina Messias da Silva

Idelvania Fernandes

Iris Juliana Viotto Stupp

Jane Clair Zanetti

Jaqueline Porfiria Teixeira Guimaraes

Joanice Gonçalves

João de Abreu Lima Filho

Joviele Macedo

Karina Amorim Rondon

Kellen Arthur Preza Nogueira

Keylla Rosa Martins

Larissa Bradão Silva de Souza

Liliane Murata Costa

Puciana Aparecida Bergara

Luciano Hernandes Franco Ziliani

Malmita – Carlos Augusto Rodrigues Borges

Marcia Cristina leite Cavalcante Dossena Grando

Marco Aurélio Carvalho Barros

Marcos Antonio Silva

Maria das Dores Gonçalves Silva

Maria Luziane Ribeiro de Castro

Mariana Palma Fonseca

Mariliz Alvez Santana

Marlon Luiz de Arruda Figueiredo

Maritixa Souza Lima

Nair Ana Rodrigues

Nilza Costa Barboza

Nilzete Costa de Oliveira – APAAA

Noêmia Borges de Oliveira

ONG amigos dos animais de Barra do Garças

Rodrigo Roberto Curvo

Rosa Maria Elias

Santuário dos elefantes

Saula Ouverney de Melo Sá

Shirley Maria de Castro

Silvana Salomão Cury Veloso

Silvano Dourado de Souza

Silvia Mara Leite Cavalcante

Sirlei Assis da Silva

Solange Botelho da Silva

Susielene Rodrigues Monteiro

Ten. Cel OM Fagner Augusto do Nascimento

Thiago Fernandes Marques Barros

Valquiria Ferreira Fomes

Vanessa Pinho Silva – presidente Sindipatas

Vanilsa Valentim

Wanyse Magalhães Ferreira de Lima

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA

Deputado Valdir Barranco apresenta projeto que cria Fundo Estadual de Saúde Mental

Publicados

em

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei nº 533/2026, que institui o Fundo Estadual de Saúde Mental em Mato Grosso. A proposta tem como objetivo garantir recursos permanentes para o financiamento de políticas públicas voltadas à promoção, prevenção e cuidado em saúde mental em todo o estado.

De acordo com o texto do projeto, o fundo será destinado ao custeio de ações estratégicas na área, incluindo a implantação e manutenção de serviços especializados, capacitação de profissionais, financiamento de projetos municipais, campanhas educativas e aquisição de equipamentos e insumos.

Para o parlamentar, o fortalecimento da rede de atenção psicossocial exige investimento contínuo e planejamento de longo prazo. “A saúde mental deixou de ser um tema secundário. Hoje, milhares de famílias convivem diariamente com ansiedade, depressão, sofrimento psíquico e dependência química sem acesso adequado ao atendimento público. Não podemos tratar essa crise com improviso ou ações temporárias. O Estado precisa assumir a responsabilidade de garantir financiamento permanente para cuidar das pessoas”, afirmou Barranco.

Leia Também:  Comissão aprova projetos voltados à proteção dos direitos do consumidor

O projeto estabelece que os recursos do fundo poderão ser provenientes de dotações orçamentárias do Estado, transferências da União, convênios, parcerias institucionais, doações e outras receitas vinculadas. A proposta também determina que os recursos sejam geridos pelo órgão estadual competente, com mecanismos de transparência e prestação de contas.

Segundo Barranco, a criação de um fundo específico permitirá maior estabilidade administrativa e evitará a interrupção de programas essenciais. “Quando não existe orçamento garantido, quem sofre é a população mais vulnerável. A criação do Fundo Estadual de Saúde Mental significa dar segurança financeira para ampliar serviços, fortalecer os municípios e garantir continuidade às políticas públicas. Saúde mental não pode depender da sobra do orçamento”, destacou o deputado.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que os transtornos mentais estão entre as principais causas de incapacidade no mundo. No Brasil, índices de ansiedade e depressão cresceram significativamente nos últimos anos, ampliando a demanda por atendimento psicológico e psiquiátrico na rede pública.

Barranco defende que Mato Grosso precisa avançar na estruturação de uma política estadual sólida e permanente para enfrentar o problema. “Estamos falando de uma política pública que salva vidas. Precisamos ampliar o acesso ao cuidado psicológico, fortalecer os CAPS, investir em prevenção e oferecer suporte principalmente à juventude, aos trabalhadores e às pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse fundo representa um passo decisivo para transformar a saúde mental em prioridade real dentro do orçamento do Estado”, concluiu.

Leia Também:  ALMT debate impactos da Reforma Administrativa em audiência pública nesta quinta-feira (11)

A proposta, apresentada no início de maio, está agora sob análise da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA