CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Prefeito, deputado e secretário de Estado visitam obras de pavimentação em estradas importantes de Sinop

Publicado em

Sinop

Obras importantes de pavimentação em Sinop foram visitadas pelo prefeito Roberto Dorner (Republicanos), juntamente com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo de Oliveira e Silva e com o deputado Dilmar Dal Bosco (União Brasil), na última semana, durante a programação do Festeja Sinop, em comemoração aos 49 anos de Sinop. As estradas Nanci, Ângela e Silvana foram alguns dos pontos verificados pela comitiva. “Essas obras aqui são de convênio com o Governo do Estado com contrapartida da Prefeitura de Sinop, e com ajuda dos nossos deputados, que estão sempre junto conosco para fazer o melhor. Eu sempre falo, se nós trabalharmos juntos, tenho certeza que as coisas andam. Eram obras muito aguardadas pela população, que está com a boca na orelha”, destacou o prefeito Roberto Dorner. Também acompanharam as visitas o secretário de Obras, Remídio Kuntz, vereadores, empresários e engenheiros.

A comitiva começou a visitação pela estrada Nanci – onde os trabalhos estão na fase final, de acabamento, como pintura, sinalização e plantio de grama – e que já está transformando a vida da população que utiliza da via. Por lá, foram pavimentados 21 km de estrada e implantada ciclovia no mesmo trajeto. A obra foi licitada pela Prefeitura de Sinop, após formalização do convênio com o Governo do Estado e doação do projeto pela Associação dos Produtores da Estrada Nanci. Do valor aplicado (mais de R$ 33,3 milhões), aproximadamente R$ 14 milhões são de emendas do Deputado Federal Juarez Costa, com contrapartida de mais R$ 3,5 milhões de recursos próprios da prefeitura de Sinop. O restante do recurso é do Governo do Estado, de emendas do senador Carlos Fávaro, Deputado Federal Neri Geller e Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco.

Leia Também:  Obra na estrada Selene avança com execução de base e subleito; prefeito vistoria trabalhos

Outro ponto visitado pelo grupo foi a estrada Cruzeiro do Sul (MT-329), região da Gleba Mercedes 5, onde o Governo do Estado está asfaltando 36 km. Para o secretário de Estado, Marcelo de Oliveira, tanto a execução desta obra quanto a participação do Governo do Estado em outras obras e serviços importantes em Sinop mostram o compromisso do governador com a região. “Estamos com quase 700 km de pavimentação nesta região [de Sinop], isto é uma demonstração inequívoca do caráter e do modo como o governador Mauro Mendes administra o Estado. O dinheiro que nós arrecadamos, ele retorna para que as obras de pavimentação, de melhoria, e principalmente, do dinheiro do Fethab, seja aplicado onde a lei manda”, explicou o secretário de Estado, Marcelo de Oliveira.

De lá, a comitiva foi até a estrada Silvana, onde no último dia 06 a prefeitura inaugurou 3 km de pavimentação, junto com a estrada Adalgisa, onde foi pavimentado 5 km, com investimentos na ordem de R$ 5,9 milhões também a partir de convênio entre Governo do Estado e Prefeitura. “Para nós é um orgulho ver as coisas acontecendo aqui dentro. Você vê toda uma interligação de anel viário fazendo dentro da nossa cidade de Sinop. Então, para mim, é um prazer muito grande estar aqui na minha cidade, com o secretário Marcelo, acompanhando esses trabalhos. Vamos continuar ajudando cada vez mais. Temos muitos projetos bons pela frente, junto com a parceria da Prefeitura Municipal, algumas parcerias que vamos fazer com emendas”, destacou o deputado Dilmar Dal Bosco.

Leia Também:  Prefeitura inicia limpeza de reserva e orienta população a não descartar lixo em locais irregulares

A visita se encerrou na estrada Ângela, na região do bairro Alto da Glória, onde está sendo pavimentado aproximadamente 7,5 quilômetros, a partir do entroncamento com a BR-163 até o trecho que dá acesso à penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem). Os investimentos foram de R$ 5,9 milhões. Neste local, o projeto de pavimentação foi doado pelo empresário Paulo Bellicanta, que acompanhou a visita e destacou o trabalho que os governos do Estado e do Município vêm fazendo em Sinop. Ele destaca a importância do diálogo e dos resultados alcançados pelas administrações. “Tenho orgulho de dizer que sou do Mato Grosso, onde a gente vê pessoas preocupadas com o empresariado, com a população, querendo ajudar e não atrapalhar. Uma prefeitura que a gente entra a hora que quer e fala com o prefeito, e a gente sabe que isso é coisa rara, você não encontra em qualquer Estado da Federação Brasileira e, em Mato Grosso, a gente tem, então, por isso, a gente se orgulha de estar aqui”, destacou o empresário.

O Festeja Sinop foi uma realização da Prefeitura de Sinop, com patrocínio do Grupo Sinop, MB Engenharia e Meio Ambiente, Shopping Sinop, Energize-C Eletropostos e apoio da Câmara Municipal de Vereadores.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Publicados

em

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Secretaria de Obras avança na recuperação de estradas rurais com cascalhamento e patrolamento

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Festeja: III Congresso Internacional da AJEB-MT aborda literatura, comunicação e arte em Sinop

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA