CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura já injetou cerca de R$ 260 milhões na economia de Várzea Grande

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Seguindo com rigor o calendário de pagamento dos servidores públicos, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, acaba de quitar a folha referente ao mês de Agosto, aos mais de 6 mil colaboradores do Município, sejam eles da Administração Direta ou Indireta.

A folha mensal é da ordem de R$ 37 milhões, inclusive com os encargos sociais. Por mais um mês consecutivo, a atual gestão segue à risca seu compromisso em quitar salários dos servidores antes da virada do mês. Essa é a 31ª folha paga rigorosamente em dia e totalmente em linha com o calendário elaborado pela equipe econômica do Município.

Considerando apenas os sete primeiros meses de 2023 – período de janeiro a julho – somente com o pagamento mensal da folha municipal, a prefeitura já injetou cerca de R$ 260 milhões na economia da cidade, dinheiro novo que circula em todos os setores da atividade econômica: comércio, indústria, prestação de serviços, varejo e atacado.

“Pagar salários em dia é uma obrigação de qualquer gestor, porém, em Várzea Grande, sabemos o quanto esses recursos, esse dinheiro novo, é esperado não apenas pelas famílias dos servidores, mas pelo nosso comércio e nossa indústria. Esses recursos já fomentam esses setores antes mesmo da virada do mês e têm um impacto ainda mais perceptível por estarem disponíveis sempre antes do mês virar e é um recurso garantindo, por parte da atual gestão. Dinheiro que não falha!”, assevera o prefeito.

Leia Também:  Técnicos e servidores de Várzea Grande participam de capacitação no TCE/MT

A ordem de pagamento já foi enviada à Caixa Econômica Federal, que é a gestora da folha de pagamentos do Município, e no decorrer desta quinta-feira estará sendo creditados em contas da instituição e nas contas de portabilidade de cada servidor.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO SALARIAL – 2023

JANEIRO (31) – Terça-feira (PAGO)

FEVEREIRO (28) – Terça-feira (PAGO)

MARÇO (31) – Sexta-feira (PAGO)

ABRIL (28) – Sexta-feira (PAGO)

MAIO (31) – Quarta-feira (PAGO)

JUNHO (30) – Sexta-feira (PAGO)

JULHO (31) – Segunda-feira (PAGO)

AGOSTO (31) – Quinta-feira

SETEMBRO (29) – Sexta-feira

OUTUBRO (31) – Terça-feira

NOVEMBRO (30) – Quinta-feira

13º SALÁRIO (19) – Terça-feira

DEZEMBRO (29) – Sexta-feira

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Capacitação do TCE fortalece controle social e planejamento da saúde em Várzea Grande

Publicados

em

Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande e servidores da equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) participaram da “Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos”, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento teve início na terça-feira (23) e foi encerrado nesta quinta-feira (25).

Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), o encontro reuniu representantes dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de qualificar a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação ocorre em um momento estratégico, considerando que os municípios estão em fase de elaboração e discussão das Conferências Municipais de Saúde, evento fundamental para o planejamento e a definição das ações e prioridades da saúde pública.

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, esteve presente na abertura do evento, prestigiando a iniciativa e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da governança e da participação social no SUS.

Para a secretária, investir na qualificação técnica dos profissionais e conselheiros é essencial para aprimorar a gestão pública em saúde e representa uma ação estratégica da atual administração municipal.

“Fortalecer o controle social é fortalecer o próprio SUS. A participação ativa dos conselhos, aliada a um planejamento bem estruturado, garante maior transparência, eficiência na aplicação dos recursos e, principalmente, políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da população. Parabenizo o Tribunal de Contas pela iniciativa e nossos servidores e conselheiros pelo compromisso com a melhoria contínua da saúde em Várzea Grande”, destacou Valéria Nogueira.

Leia Também:  Técnicos e servidores de Várzea Grande participam de capacitação no TCE/MT

A coordenadora técnica de Planejamento Estratégico da SMS/VG, Daniella Macieski, destacou a importância da participação conjunta entre gestão e controle social.

“Essa capacitação fortalece o processo de planejamento em saúde, principalmente ao aproximar ainda mais a gestão e o Conselho Municipal de Saúde. O planejamento precisa ser construído de forma participativa, considerando as necessidades reais da população e garantindo o acompanhamento contínuo das metas e dos resultados. Várzea Grande avança quando trabalha de maneira integrada”, ressaltou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande, Joilson Ruas, a qualificação representa um importante instrumento para ampliar o protagonismo dos conselheiros municipais.

“Os conselhos exercem um papel essencial na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Participar de uma capacitação como esta amplia nosso conhecimento e fortalece nossa atuação junto à sociedade, garantindo maior transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

Durante a abertura do evento, o presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, enfatizou que o Plano Municipal de Saúde deve ser encarado como um instrumento efetivo de gestão.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande publica decreto para dar início aos estudos da concessão do DAE

“O Plano Municipal de Saúde não pode ser apenas um documento formal. Ele precisa refletir a realidade local, orientar prioridades, estabelecer metas e permitir o monitoramento contínuo dos resultados”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO – Ao longo dos três dias de capacitação, os participantes tiveram acesso a palestras e nove módulos temáticos ministrados por especialistas em transparência, controle social, governança e planejamento em saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento dos mecanismos de participação social, fundamentais para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA