CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Escolas da rede municipal participam de pesquisa das universidades de Sorbonne e UFMT

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) São Domingos Sávio e Izabel Pinto de Campos foram selecionados para participar de uma pesquisa que irá estudar a relação da criança da Educação Infantil com o espaço externo, para o diagnóstico entre semelhanças e diferenças da realidade desse público da América Latina com a da Europa.

As tratativas para a realização desse estudo tiveram início na semana passada com a reunião promovida na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer entre a equipe da SMECEL, chefiada pela superintendente Pedagógica, Luz Maria Coelho, com as professoras Rute Cristina Domingues da Palma, diretora do Instituto de Educação da UFMT, e Daniela Freire, coordenadora do Grupo de Pesquisa em psicologia da infância da UFMT.

De acordo com Luz Marina, a pesquisa que será realizada nos dois Centros de Educação Infantil de Várzea Grande faz parte de uma colaboração internacional entre as Universidades de Sorbonne, da França com a Universidade Federal de Mato Grosso, pesquisadores da Colômbia, do Uruguai e pesquisadores especialistas em geografia da infância brasileira das Universidades Federais Fluminense no Rio de Janeiro e de Juiz de Fora em Minas Gerais.

Leia Também:  Várzea Grande capacita servidores para aprimorar fiscalização de contratos

“Esse grupo de pesquisadores em rede de colaboração está interessado em pesquisar a relação da criança da Educação Infantil (creches) com o espaço externo, fazendo um diálogo entre as condições em relação ao espaço das crianças da França com as da América Latina. Essa atividade de pesquisa terá uma contrapartida que será a realização de um Seminário Temático com a participação desses mesmos pesquisadores”, explicou.

Segundo a professora da UFMT, Rute Cristina, o processo da pesquisa e a realização do seminário deverá ocorrer entre os dias 14 a 23 de agosto. “Serão duas semanas de imersão no campo, para conhecer a realidade das duas unidades escolares da rede municipal e logo em seguida, com a realização do Seminário Temático para os debates sobre o tema, com a socialização de experiências dos participantes brasileiros com os representantes da Colômbia, Uruguai e da França para a construção de conhecimento” informou.

Além da superintendente da SMECEL, Luz Marina Coelho, participaram da reunião a subsecretária Maria Alice Barros, Lezi Silva, Laura Cecília e Marli Jesus.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande divulga resultado de pregão para contratação de agência financeira

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande

Publicados

em

As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.

Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.

Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.

Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.

“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.

A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.

Leia Também:  Projeto ambiental reforça ações de sustentabilidade dos alunos da rede pública de Várzea Grande

Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.

“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.

Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA