Sinop
Inaugurado na região dos Vilas Centro de Convivência Dona Zezé: local ofertará várias atividades e serviços
Sinop
Inauguração
Inaugurado na manhã desta terça-feira (20), o Centro de Convivência Maria José de Oliveira Barbosa “Dona Zezé”, extensão do CRAS Menino Jesus na região dos Vilas, vai atender cerca de 400 pessoas semanalmente. A cerimônia de inauguração reuniu mais de 300 participantes entre famílias de moradores, autoridades e equipe de profissionais que atuarão no local. O prédio tem 650 metros quadrados de área construída, contendo cinco salas, que serão distribuídas entre o setor administrativo, sala para oficinas com crianças de 0 a 6 anos, sala de costura criativa equipada com máquinas e estrutura necessária, sala de artes, musicalização e outras oficinas, uma cozinha e três banheiros.
Das 24.877 famílias inscritas no Cadastro Único, 11.611 estão concentradas neste território onde o serviço foi implantado. O prefeito Roberto Dorner ressaltou que o Centro de Convivência é resultado de um esforço conjunto. “A Prefeitura continua trabalhando para conseguir entregar aquilo que a população tanto precisa, por isso estamos aqui hoje inaugurando essa unidade da Assistência Social, que vai atender a necessidade de centenas de famílias. Para que esse projeto saísse do papel nós contamos com a ajuda de todos os secretários, que trabalharam em conjunto pelo benefício dessa região e tivemos ainda o apoio dos vereadores, que foi fundamental”, considerou.
Antes a dona Ana Lucia Rosa, moradora do bairro Novo Jardim, participava dos grupos de convivência no CRAS Menino Jesus, por ser a unidade da Assistência Social mais próxima dela até o momento. “Eu ia mais longe, as vezes que tinha que ir de ônibus, agora não, posso vir até a pé, porque moro do lado. Estou muito feliz, de primeiro, antes de eu ir para o CRAS, eu perdi dois filhos e vivia só na cama, depois aprendi a fazer o crochê lá, estou vendendo muito e ganhando bem, agora vou entrar na oficina de corte e costura”, relatou.
O presidente da Câmara Municipal, Paulinho Abreu, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “Nós vereadores ficamos felizes em ver a ampliação dos serviços da Assistência Social chegar aqui nessa região, que tem o maior público alvo para ser atendido por esse projeto. Nós estamos sempre cobrando melhorias para esse território e vemos o resultado da gestão chegar aqui. Ficamos mais felizes ainda pela homenagem à Dona Zezé, que foi uma das precursoras da Assistência Social no município, a gente sabe da importância desse trabalho. Já aproveito para parabenizar a secretária Scheila pelo trabalho que ela tem feito junto a secretaria, trazendo os serviços para os bairros que realmente precisam”, elogiou.
A moradora do Residencial Boa Vista, Fátima Rodrigues Almeida, relatou alguns dos benefícios que a nova unidade já trouxe à população local e que ainda trará. “Esse serviço que veio para comunidade vai ajudar muito, porque aqui é um bairro muito grande. A facilidade vai ajudar os moradores, a partir desse momento que entrou a Assistência Social o povo daqui já não precisa mais sair tão longe para buscar recurso. Hoje a gente vê uma comunidade onde vai ter assistência para todos, em um lugar limpo e muito bonito”, destacou.
Uma das principais missões do Centro de Convivência é contribuir de forma efetiva, para redução da pobreza e incentivar a independência das famílias atendidas na unidade. “Aqui nós traremos serviços de capacitação profissional, esporte, cultura, queremos contribuir para transformação dessa região, acreditamos que o desenvolvimento social acontece com geração de emprego e renda e oportunidades para as pessoas, que estão em situação de vulnerabilidade, transformarem as suas vidas. Além dos atendimentos da Assistência Social vamos ofertar serviços que contribuam verdadeiramente para melhorar a realidade socioeconômica desses moradores. Nosso objetivo é proporcionar diversos cursos de qualificação aqui para atender as mães, os idosos, mas principalmente os adolescentes, como forma de prevenção tanto ao contato com a criminalidade nessa fase, quanto as situações de violação de direitos”, detalhou a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso.
Luiz Alves Consentino é um dos representantes de bairro da região, ele destaca que a comunidade está orgulhosa em receber o Centro de Convivência. “Agradecemos ao prefeito e os vereadores que se esforçaram por isso aqui, é um orgulho para nós estar cada vez mais movimentando nosso bairro. Um privilégio para as mulheres, que vão aprender várias coisas, para as crianças e idosos também”, agradeceu.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Vacinação itinerante no shopping amplia acesso da população e fortalece cobertura vacinal em Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde – setor de imunização, realizou neste fim de semana mais uma etapa da vacinação itinerante, estratégia adotada pelo município para ampliar o acesso da população aos imunizantes e fortalecer a cobertura vacinal.
A ação ocorreu no Shopping Sinop, no sábado e domingo, dias 20 e 21, oferecendo atendimento em horário alternativo e em um local de grande circulação. Ao longo dos dois dias, foram aplicadas 110 doses de vacinas, sendo 52 no sábado e 58 no domingo.
A iniciativa tem como principal objetivo aproximar os serviços de saúde da população, garantindo mais oportunidades para que crianças, adolescentes, adultos e idosos mantenham a caderneta vacinal atualizada. A descentralização dos atendimentos também beneficia pessoas que encontram dificuldades para comparecer às unidades de saúde durante a semana devido à rotina de trabalho.
Além de ampliar a cobertura vacinal, a estratégia contribui para a prevenção de doenças e para o fortalecimento da proteção coletiva no município. Atualmente, a cobertura vacinal contra a influenza em Sinop alcança 34,01% do público-alvo. Das 43.871 pessoas aptas à imunização, 24.486 doses já foram aplicadas.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação é uma das principais ferramentas de prevenção e destaca a importância da adesão da população, especialmente dos grupos prioritários, para ampliar os índices de proteção e reduzir os riscos de complicações causadas por doenças imunopreveníveis.
O cronograma da vacinação itinerante segue ao longo do mês de junho. A próxima ação está programada para o dia 27 de junho, no Residencial Nico Baracat, das 8h às 15h30, juntamente com a pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa Família.
A Prefeitura de Sinop convida a população a participar das próximas ações e aproveitar as oportunidades oferecidas pela vacinação itinerante, contribuindo para a proteção individual, familiar e coletiva.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
ESPORTES7 dias atrásBélgica e Egito empatam e deixam Grupo G aberto na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
ESPORTES7 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande




