CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Primeira-dama de MT agradece Governo de MT pelas entregas do SER Família Solidário em aldeias indígenas

Publicado em

MATO GROSSO

O programa SER Família Solidário, idealizado pela primeira-dama de MT, Virginia Mendes, está realizando missão nas aldeias indígenas do Estado para entrega de cestas de alimentos e kits de higiene e limpeza. A primeira-dama do Estado é voluntária no Governo e acompanha a ação, por meio dos registros e mensagens.

A execução do programa é gerenciada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), com apoio da Unidade de Ações e Atenção à Família (Unaf) e Superintendência de Assuntos Indígenas da Casa Civil, que conta com o apoio logístico da defesa civil.

Nesta semana, entre os dias 22 e 26, as equipe fizeram as entregas em aldeias localizadas nos municípios de Novo São Joaquim, General Carneiro, Poxoréu e Barra do Garças. Esta é terceira etapa da missão e foram contempladas 28 aldeias e mais de 600 cestas básicas e kits de higiene e limpeza foram entregues

A primeira-dama Virginia Mendes agradeceu pelo empenho e dedicação das equipes que participaram dessa força-tarefa.

“Gratidão as equipes que durante toda essa semana visitaram os nossos irmãos indígenas, eu amo meu povo e ajudar a cuidar deles é uma missão que faço de coração. Logo, logo quero estar com eles, sinto muitas saudades. Fico feliz pelas equipes da Setasc, Unaf, Defesa Civil e superintendência de assuntos indígenas levarem além dos alimentos e kits de higiene e limpeza atenção, carinho, e ver de perto o que eles realmente precisam. Quero também destacar a sensibilidade do Governo de Mato Grosso, e agradecer ao governador Mauro Mendes pela confiança em nosso trabalho. Não fazemos nada sozinhos”.

Arquivo da primeira-dama de MT Virginia Mendes com o cacique Raoni em uma das visitas a aldeia Meruri (Foto: Jana Pessoa)

O cacique Geraldo da aldeia Volta Grande, localizada em Novo São Joaquim, ressaltou a presença ativa da primeira-dama Virginia Mendes e do Governo de MT.

“A primeira-dama Virginia e o governador Mauro Mendes sempre apoiam o povo Xavante. As cestas básicas ajudam as comunidades e as crianças se alimentam melhor. A primeira-dama Virginia Mendes está fazendo um trabalho ótimo por nós”, disse.

Leia Também:  Turismo de pesca tem sido opção econômica além do agronegócio em MT

 Vice-cacique Tadeu, da aldeia Três Rios. (Foto: João Reis)

“Antes as aldeias não tinham essa atenção, mas agora temos as visitas e agradecemos muito por essa oportunidade”, destacou o vice-cacique Tadeu, da aldeia Três Rios (Poxoréu).

O cacique Valter Awe Rairo, da aldeia Imaculada Conceição em Novo São Joaquim, falou da importância da ação e da saudade que sente da primeira-dama de MT. “Primeira-dama Virginia estamos com saudades da senhora e sentimos sua falta nas visitas, mas é bom saber que a senhora está bem. Estamos agradecidos porque a senhora articulou as entregas dos alimentos e kits. Queremos a senhora recuperada logo”.

“Com a primeira-dama Virginia Mendes e o nosso governador os resultados chegam pra nós”, afirmou o cacique Graciliano da Aldeia São Francisco (Poxoréu).

As entregas do Ser Família Solidário nas aldeias indígenas tiveram início no mês de abril e já percorreram os municípios de Rondonópolis, Vila Bela da Santíssima Trindade, Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim. Ao todo 1.150 cestas e kits de higiene e limpeza foram entregues até o momento.

Padre Andelson, líder da missão Salesiana na aldeia Meruri (Foto: João Reis - Setasc)

O padre Andelson, líder da missão Salesiana na aldeia Meruri em General Carneiro, destacou as ações e lembrou que na pandemia foi possível fortalecer os laços de bondade. “Na pandemia de certa forma as pessoas tiveram a oportunidade de se aproximar do amor, fazer boas ações e resgatar a compaixão. O bem quanto mais a gente faz mais pessoas são alcançadas. Nossa gratidão ao Estado, ao governador Mauro Mendes, a nossa querida primeira-dama Virginia Mendes, madrinha dos povos indígenas, nossa querida amiga e irmã que já pisou essas terras e nossa gratidão a todas as equipes que participam desta missão de amor”.

Cacique Osmar Aroenoguaijwy, da aldeia Meruri. (Foto: João Reis -Setasc)

“Em nome do nosso povo agradeço esta ação do Governo do Estado por meio da nossa querida irmã Virginia Mendes. As cestas básicas são apenas uma parte das ações dentre tantos projetos que nosso povo tem sido contemplado. Então só temos a agradecer”, ratificou o cacique Osmar Aroenoguaijwy, da aldeia Meruri (General Carneiro).

Leia Também:  MT Saúde oferece atendimento humanizado e contínuo a pacientes oncológicos por meio do programa Oncocare

De acordo com a Setasc, nas visitas às aldeias todas as famílias estão sendo cadastradas, e as informações serão confrontadas com os cadastros realizados nos municípios para o programa SER Família Indígenas. “Como a primeira-dama Virginia Mendes e o governador Mauro Mendes sempre nos cobra, as famílias que precisam ser assistidas com os programas devem estar devidamente cadastradas e têm que ser atendidas com qualidade e eficiência”, pontuou a secretaria da Setasc, Grasi Bugalho.


Cacique Kléber Rodrigues Mentoreo , da aldeia Meri Bore Eda, etinia Boe-bororo (Foto: João Reis - Setasc)

“Nós queremos agradecer não só essas cestas básicas e esse momento, mas todo o trabalho que a gente vem acompanhando e sabemos que a primeira-dama Virginia Mendes, ao lado do governador Mauro Mendes, está empenhada, acompanhamos os trabalhos sociais e a gente tem admirado muito. Somente quem precisa sabe o quanto é valioso alguém que olhe por nós, então dona Virginia a senhora tem olhado e eu tiro o chapéu para a senhora”, declarou o Cacique Kléber Rodrigues Mentoreo , da aldeia Meri Bore Eda, etinia Boe-bororo (General Carneiro).

Ação emergencial

Além das entregas programadas, no último sábado (20.05), Indígenas da etnia Xavante de 22 aldeias próximas ao município de Paranatinga, receberam 290 cestas e kits de higiene e de limpeza, e 300 cobertores dos Programas SER Família Solidário e Aconchego. Uma ação articulada pela primeira-dama Virginia Mendes e o governador Mauro Mendes em caráter emergencial.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

“Temos encontrado no Governo de MT o apoio que Rondonópolis precisa”, afirma prefeito

Publicados

em

O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, afirmou que o município tem encontrado no Governo de Mato Grosso o apoio necessário para executar obras histórias na cidade. Entre elas, a parceria para o asfaltamento e construção da drenagem do bairro Sagrada Família, com investimento de R$ 57 milhões, sendo metade do valor com recursos do Estado e metade da prefeitura.

A afirmação foi realizada depois que o governador Otaviano Pivetta assinou, nesta segunda-feira (22.6), a ordem de serviço para o início das obras do maior projeto de asfaltamento urbano da história de Rondonópolis e a autorização de ações para atender a população idosa do município.

“O governo tem sido parceiro para enfrentar os grandes gargalos de Rondonópolis. Hoje, o município se tornou a cidade que mais atrai investimento privado em toda a região Centro-Oeste. Muitas vezes, a prefeitura não consegue fazer essas obras sozinha; e, se fizer, pode comprometer investimentos prioritários também nos bairros da cidade. Temos encontrado no Governo do Estado o apoio que precisamos. Isso vai ser essencial para estruturar a nossa cidade para um novo momento”, destacou.

Cláudio citou alguns exemplos de obras e ações que recebem recursos do Estado e que estão trazendo mais qualidade de vida para Rondonópolis como, por exemplo, a duplicação do Rodoanel e o contrato de R$ 260 milhões com a Santa Casa de Rondonópolis para aumentar o atendimento de alta complexidade na região sul de Mato Grosso.

Leia Também:  Troféu Brasil de Atletismo será realizado pela primeira vez em Mato Grosso

“Muito obrigado por ficar ao lado de Rondonópolis e ser um grande parceiro da prefeitura”, acrescentou.

Os investimentos anunciados pelo governo para o município de Rondonópolis, nesta quarta, somam mais de R$ 84,4 milhões de reais entre recursos estaduais e a contrapartida da Prefeitura de Rondonópolis.

“O dever do governo é trazer a força do Estado para ajudar os municípios a melhorar suas cidades e, com a parceria entre governo e prefeitura, Rondonópolis cumpre esse objetivo. Com a cidade bem cuidada, arrumada e limpa, o povo fica mais saudável e alegre. Isso é o que buscamos fazer. O governo trabalha para gerar bem-estar em escala para a população mato-grossense”, afirmou o governador Otaviano Pivetta.

As obras de asfaltamento vão beneficiar o bairro Sagrada Família, que é o mais extenso da zona urbana de Rondonópolis. Serão cerca de 20 quilômetros de asfalto novo construído. Segundo a prefeitura, mais de 10 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com as obras.

“Os moradores esperaram mais de 40 anos por esse asfalto. Essa é a maior obra de construção de asfalto e drenagem já lançada na história do município de Rondonópolis. A união do Estado e do município conquistou esse resultado tão importante para a nossa cidade”, apontou o secretário municipal de Infraestrutura, Lucas Luz.

Leia Também:  Governo conclui recuperação da parte interna e libera trânsito na Trincheira Jurumirim nesta sexta-feira (28)

Além do asfalto no bairro Sagrada Família, o governo vai construir um novo Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), com 104 leitos. O investimento do Estado é de R$ 15,5 milhões.

Já o Lar dos Idosos Paul Percy Harris, que também fica no bairro Sagrada Família, será reformado e ampliado. O valor do convênio é de R$ 10 milhões, sendo R$ 7 milhões do Estado e R$ 3 milhões da prefeitura.

O deputado federal Fábio Garcia apontou que investimentos como esses estão transformando Rondonópolis e proporcionando mais qualidade de vida para a população.

“O governo está honrando todos os compromissos que fez até hoje. Mato Grosso é um dos estados que mais investem no Brasil e esses investimentos estão transformando Rondonópolis em uma grande potência. O município respira novas oportunidades. Tenho certeza de que o governo vai continuar no caminho certo para trazer mais desenvolvimento para cada cidade e para cada mato-grossense”, disse.

Participaram da solenidade em Rondonópolis os deputados estaduais Nininho e Chico Guarnieri, além de autoridades locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA