MATO GROSSO
Governo de MT triplicou investimentos em auxílio para esportistas
MATO GROSSO
Mato Grosso tem milhões de motivos para comemorar o Dia do Atleta Profissional, nesta sexta-feira (10), especificamente R$ 6,9 milhões, investidos pelo Governo de Mato Grosso somente no Projeto Olimpus, também chamado de Bolsa Atleta. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) desde 2020 para apoiar atletas, paratletas, guias e técnicos de diversas modalidades esportivas.
Pago rigorosamente em dia, o valor liberado saltou de R$ 1,4 milhões, em 2020, para R$ 3,8 milhões em 2022. O edital 2022 foi todo reformulado, ampliando o número de atletas atendidos em 2021, passando de 151 para mais de 600 atletas contemplados nesta última edição, tanto em modalidades individuais como coletivas, de esportes olímpicos e paralímpicos.
O último edital adicionou a categoria Atleta Infantil, contemplando esportistas com idades entre 9 e 12 anos. Para a formação esportiva de base são ainda oferecidas bolsas nas categorias Atleta Base e Atleta Estudantil, para esportistas com idade entre 12 e 17 anos.
Aos esportistas de alto rendimento são oferecidas bolsas Atleta Nacional e Atleta Internacional. Ambas são destinadas a atletas, paratletas e atletas-guias com 14 anos ou mais e que obtiveram resultados em competições ou rankings nacionais e internacionais, conforme a categoria.
O programa criado em Mato Grosso é referência para outros estados brasileiros como uma das políticas públicas mais exitosas no incentivo a atletas, técnicos e à prática esportiva.
Colecionando conquistas
O jovem atleta Victor Pierre, de 18 anos, conta que iniciou no esporte aos 13 anos de idade, numa escola pública em Porto Alegre do Norte (a 1.023 km de Cuiabá). “Foi onde participei dos meus primeiros campeonatos e conquistas. Escolhi o vôlei pelo incentivo que tive dos meus amigos. Na época, a maioria deles praticava o esporte e eu não queria ficar de fora. Hoje, tenho como maior incentivador meu ex-técnico Roberto Pereira, de Primavera do Leste, que abriu as portas para mim e me ensinou tudo que eu precisava para ser um atleta de alto rendimento”, Pierre.
Atendido pelo projeto Olimpus desde 2021, Victor afirma que tem sido um apoio muito importante e uma motivação a mais pra seguir atrás do lugar mais alto do pódio.
“Minha maior motivação para continuar é minha família e amigos que sempre me apoiaram e continuam torcendo por mim. No meu currículo posso dizer que fui inúmeras vezes campeão estadual nas categorias sub 15, sub 17, sub 18, sub 19, sub 21 e adulto, tanto na quadra quanto na praia. Tive também algumas conquistas a nível nacional, como campeão brasileiro na quadra e vice campeão brasileiro no vôlei de praia”, declarou.
Contemplado no Bolsa Atleta 2021 e 2022, Adriano Luíz dos Santos Bonkewich é paratleta categoria S10 da natação e coleciona muitas medalhas de ouro, prata e bronze, resultado de sua participação em eventos regionais, nacionais e internacionais. Em agosto de 2023 ele vai participar da 20ª edição do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, sediado em Fukuoka, no Japão.
Adriano destaca que com o recurso da bolsa ele pode ter uma alimentação adequada e que proporcione um melhor rendimento físico. “Com o Bolsa Atleta eu posso investir em suplementos e em uma alimentação balanceada para o meu treino, rica em proteínas e carboidratos de alta qualidade. Treino diariamente. São duas horas de natação e ainda faço musculação e uma alimentação saudável faz toda a diferença para a recuperação muscular e rendimento esportivo”.
No último evento esportivo que ele participou, o Meeting Paralímpico 2022, competição realizada em outubro, em Goiás, Adriano conquistou o tricampeonato brasileiro nos 100 metros borboleta, campeão nos 100 metros costas, além de medalha de prata nos 100 e 400 metros livre. Na mesma competição, Mato Grosso conquistou 34 medalhas no atletismo e natação, com outros atletas apoiados pelo Projeto Olimpus.
Apoiando treinadores
Dentre as muitas questões importantes para o bom desenvolvimento da performance do atleta, também inclui a presença de um bom treinador. Ele é o responsável por ensinar o atleta acerca do que fazer, como fazer e o porquê de fazer. É por reconhecer esse grande papel que o Governo de Mato Grosso também tem investido nesses profissionais.
O Projeto Olimpus tem um edital voltado para os treinadores mato-grossenses, o Bolsa Técnico. Em 2021, o investimento era de R$ 360 mil. Um ano depois, o valor total destinado a treinadores já era de R$ 1,04 milhões, passando de 28 para 95 técnicos contemplados em 2022.
Com uma grande carreira esportiva, a atleta e treinadora Luzia Carmem Santana Pessoa Fernandes, tem uma linda trajetória com títulos nacionais e internacionais. De família de atletas, ela começou aos três anos de idade no jiu-jitsu. Desde então não parou. Passou pelo judô, wrestling e grappling.
“Sou apaixonada por esporte. Eu vivo, transpiro e me alimento do esporte e não pretendo parar tão cedo”, diz Luzia, que recebeu em 2022 o reconhecimento pelo seu trabalho em Mato Grosso. Ela foi eleita melhor técnica do ano de 2022, pelo Prêmio Sabino Albertão, realizado com o apoio da Secel-MT. Ela concorreu com outros dois grandes técnicos.
“Foi a última conquista que a minha mãe viu, que foi o título de melhor treinadora do ano. Um reconhecimento incrível. A luta ganhou e eu ganhei. Posso dizer que é o meu primeiro grande título pessoal como treinadora”.
Contemplada no Bolsa Técnico desde 2021, Luzia afirma que Mato Grosso é um dos poucos Estados que de fato investe com tanta eficiência no esporte.
“Nosso Estado faz isso com muita dignidade e eu sou muito grata. A bolsa tem me ajudado muito. Eu sou aquela treinadora que faz de tudo pelos atletas. Já paguei hospedagens, passagens, tudo para que os meus alunos não deixassem de participar de competições, de buscar o sonho deles. Além disso, ajuda a investir na minha carreira, com a participação em cursos nacionais e internacionais”.
Ela fala ainda sobre a importância da Bolsa Atleta para os seus alunos. “A bolsa é de extrema importância porque com esse recurso o atleta consegue se alimentar melhor, comprar suplementos, treinos, e conseguir viajar para participar de competições. Isso ajuda muito, tanto que em 2022 eu tive a oportunidade de viajar com os meus atletas para 19 eventos, o que é algo surreal”, comenta a treinadora.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Polícia Civil prende suspeitos e esclarece furto de canetas emagrecedoras em farmácia de Várzea Grande
Um furto qualificado de canetas emagrecedoras, dinheiro e outros itens, em uma farmácia, no bairro Cristo Rei, Várzea Grande, foi rapidamente esclarecido pela Polícia Civil, com a prisão em flagrante de dois envolvidos no crime. A ação foi realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG).
Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e majorado pelo concurso de pessoas e repouso noturno. A ação resultou ainda na recuperação de diversos objetos e mais de R$ 24 mil em dinheiro subtraído no crime.
O furto ocorreu durante a madrugada de segunda-feira (22.6), quando os criminosos arrombaram o portão lateral e retiraram a janela do vestiário para acessar o interior do estabelecimento. Além de danificarem o cofre da farmácia, os suspeitos subtraíram equipamentos de informática, canetas emagrecedoras e outros medicamentos armazenados em refrigeradores, produtos dermocosméticos, fraldas, leite, aparelhos celulares e alto valor em dinheiro.
As diligências iniciaram assim que os policiais da Derf-VG tomaram conhecimento dos fatos, para identificar os autores. A partir da análise de imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos vizinhos, os investigadores identificaram um veículo Hyundai HB20 cinza que circulava nas proximidades da farmácia no horário do crime.
As investigações levaram os policiais até um imóvel localizado na região do bairro Porto, em Cuiabá, onde foram encontrados diversos produtos e objetos relacionados ao furto, além de dinheiro em espécie, ferramentas utilizadas na ação criminosa e outros materiais de procedência ilícita.
Entre os itens apreendidos estavam medicamentos tipo canetas emagrecedoras, produtos dermocosméticos, notebooks, aparelhos eletrônicos, equipamentos, além de R$ 23 mil em espécie e outros valores em dinheiro.
Os objetos recuperados foram reconhecidos pelos donos da farmácia e devidamente restituídos. Diante dos fatos, os dois suspeitos foram conduzidos à Derf-VG, onde foram autuados em flagrante pelo delegado Sérgio Luís Henrique de Almeida, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos e promover a restituição dos bens recuperados à vítima.
Fonte: Governo MT – MT
-
ESPORTES7 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
POLÍTICA7 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
POLÍCIA7 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande
-
PICANTES7 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES5 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍTICA4 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT




