MATO GROSSO
Projeto Laboratórios Multiusuários é contemplado com R$ 1,6 milhão para pesquisas
MATO GROSSO
O Governo do Estado, por meio da Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso), repassou R$ 1,6 milhão ao Projeto Rede Institucional de Laboratórios Multiusuários das Escolas Técnicas Estaduais de Mato Grosso, conhecido como ‘Sementes Douradas’, a ser utilizado no aprimoramento de pesquisas para produção de sementes.
Os recursos já estão disponíveis na conta do projeto, que deverá obedecer a um cronograma de desembolso para aquisição dos equipamentos e estruturação dos espaços. Inicialmente, serão implantadas duas unidades – na Escola Técnica Estadual de Poxoréu e no Parque Tecnológico Mato Grosso, em construção no bairro Chapéu do Sol, em Várzea Grande. A previsão é que comecem a funcionar em fevereiro de 2023.
O projeto é coordenado pelo biólogo e zootecnista e doutor em Ciências, professor Vinicius Camargo Caetano, da Escola Técnica Estadual de Poxoréu. Segundo ele, o objetivo é criar ambientes tecnológicos acessíveis para uso em pesquisas e análises laboratoriais pelas escolas técnicas. Os recursos serão aplicados em tecnologia capaz de aprimorar a produção de sementes, contribuindo para a conservação ambiental e performance agrícola de Mato Grosso.
“Além do incentivo às instituições públicas, vamos expandir e alcançar, inclusive, a agricultura familiar. As possibilidades de expansão são amplas, assim como a necessidade do principal estado produtor do país, por soluções na produção de alimentos. Vamos focar em soluções ambientalmente sustentáveis, com espécies resistentes, mais produtivas e que demandem, cada vez menos, o uso de agrotóxicos”, defendeu Vinicius.
Os laboratórios também suprirão necessidades de análises agroambientais e poderão cooperar com iniciativas de instituições, empresas e associações em pesquisas técnicas, ligadas principalmente à geração de tecnologia sustentável. A expectativa é expandir a pesquisa de sementes para as demais escolas da rede técnica estadual.
Laboratórios multiusuários – Os laboratórios de sementes são uma das iniciativas contempladas pelo Projeto ‘Laboratórios Multiusuários’, lançado em junho pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e Fapemat.
A proposta é que funcionem como uma espécie de ‘coworking’, para o uso compartilhado entre universidades públicas e privadas do Estado, com foco no desenvolvimento de pesquisa e inovação. Os equipamentos serão utilizados como ambientes de aprendizagem, para auxiliar inventores, empreendedores, startups e empresas a desenvolverem produtos, processos e negócios inovadores.
“O financiamento público de pesquisas é importante por uma série de fatores. A permanência desses profissionais em suas instituições, produzindo pesquisa, tecnologia e inovação; o apoio a pesquisas consideradas “caseiras”, mas totalmente alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS); o trabalho de professores, alunos e a redução das desigualdades regionais. Ainda temos que analisar o ganho financeiro e produtivo dessas pesquisas na melhoria direta da qualidade de vida e na produtividade do estado. Estamos retirando nossos pesquisadores do isolamento, dando a oportunidade e a estrutura necessária para a produção coletiva”, pontuou o superintendente de Projetos e Captação de Recursos da Seciteci, Luiz Fernando de Arruda Oliveira.
Parque Tecnológico – Com 58% das obras concluídas, o Parque Tecnológico está localizado em uma área de 16 hectares, com conclusão prevista em outubro de 2023. Serão investidos R$ 20 milhões para o financiamento de laboratórios nas mais diversas áreas, que irão funcionar como uma rede estadual para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros atua no combate a incêndio em terreno baldio
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu na noite deste domingo (21.6) um incêndio em um terreno baldio localizado no bairro Colina Park, em Confresa (1.058 km de Cuiabá).
O 2º Núcleo Bombeiro Militar (2º NBM) recebeu o chamado para atender a ocorrência por volta das 19h08 e prontamente uma equipe se deslocou ao local.
Ao chegar, foi constatado que o incêndio atingia uma área de vegetação. A equipe do 2º NBM iniciou a ação de combate ao fogo utilizando o canhão monitor da viatura Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS-638), conseguindo controlar e extinguir o foco ativo.
Em seguida, foi realizada a ação de rescaldo, que consiste na eliminação de possíveis focos remanescentes.
Não houve registro de danos em edificações nem de vítimas.
Fonte: Governo MT – MT
-
ESPORTES7 dias atrásBélgica e Egito empatam e deixam Grupo G aberto na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
ESPORTES7 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande




