CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicado em

MATO GROSSO

Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Terceira Vara Criminal de Colíder (a 650 km ao norte de Cuiabá, em parceria com o governo do estado, por meio da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), e o Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), oportunizou a capacitação profissionalizante a 27 reeducandas da Cadeia Pública do município.
 
As mulheres privadas de liberdade participaram do “Curso profissionalizante para produção de pães, doces e salgados”, com carga horaria de 40 horas, entre os dias 07 e 11 de novembro. O treinamento foi organizado pela diretora do estabelecimento prisional de Colíder, Wilian Maria da Silva, e pela Coordenação do Senac.
 
O juiz corregedor da Unidade Prisional e da Terceira Vara Criminal, Maurício Alexandre Ribeiro entregou os comprovantes de participação no curso profissionalizante. “Todas receberam o certificado de conclusão estando aptas ao mercado de trabalho ou a criação de um negócio próprio, quando conquistarem a liberdade”, enfatizou o magistrado.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagens. Foto 1 – Horizontal colorida das participantes do curso sentadas em cadeiras escolares. Elas usam camisetas cor de rosa. Ao fundo o juiz Maurício Alexandre Ribeiro acompanhado da equipe da unidade e Senac. Foto 2 – Horizontal colorida de uma mesa com a produção de pães e salgados.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Palestra em escola adventista de Cuiabá encerra edição 2022 do Nosso Judiciário
Propaganda

MATO GROSSO

Seduc reúne diretores de escolas militares e cívico-militares para alinhar ações e orientar sobre o Saeb 2025

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) promove, nesta terça-feira (14.10), uma reunião estratégica com os diretores das Escolas Estaduais Militares (EEM) e Escolas Estaduais Cívico-Militares (EECM), com foco no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na integração das políticas pedagógicas voltadas à melhoria dos indicadores de aprendizagem.

O encontro, realizado no auditório da Seduc, em Cuiabá, reúne cerca de 165 profissionais das redes militar e cívico-militar e é conduzido pela Coordenadoria das Escolas Militares e Cívico-Militares da Secretaria. A programação se estende pelos dois períodos do dia, com palestras, orientações técnicas e momentos de diálogo entre gestores e técnicos da pasta.

Entre os temas abordados estão a apresentação da Superintendência das Escolas, o Movimenta Saeb, os programas GR e GR Plus (Gratificação por Resultados), além de pautas sobre assiduidade dos discentes e comunicados gerais relacionados à gestão pedagógica e administrativa das unidades.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a reunião tem como objetivo fortalecer a preparação das escolas para o Saeb, alinhando as estratégias de acompanhamento e mobilização dos estudantes durante o processo avaliativo, além de reforçar o compromisso das equipes escolares com a melhoria contínua dos resultados da aprendizagem.

Leia Também:  Serviço de telemedicina amplia atendimento médico a reeducandos no sistema penitenciário de MT

Segundo ele, o evento também busca aprofundar a articulação entre as unidades escolares e a Seduc, assegurando que as diretrizes pedagógicas e de gestão estejam alinhadas ao modelo militar e cívico-militar adotados pelo Estado.

“Encontros como este são fundamentais para manter a coesão entre as equipes gestoras, promover o intercâmbio de experiências exitosas e assegurar que os estudantes tenham formação integral, com valores éticos, civismo e excelência acadêmica”, define o secretário.

Para ele, a integração entre os diretores e as equipes técnicas da Seduc é essencial para que o modelo cívico-militar continue alcançando resultados positivos. “Estamos alinhando esforços para garantir que o Saeb reflita o comprometimento das nossas escolas com a qualidade da educação pública”, destacou a equipe organizadora do evento”, conclui Alan Porto.

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso conta atualmente com 104 escolas cívico-militares em todas as regiões do estado, que atendem mais de 80 mil estudantes em diferentes regiões do Estado. Essas instituições têm como missão reduzir a evasão escolar, promover a disciplina e o respeito no ambiente educativo, além de fortalecer as práticas pedagógicas que impulsionam o avanço da aprendizagem.

Leia Também:  Patrulha Maria da Penha é implementada em Colíder

As unidades militares somam 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco escolas Dom Pedro II. Ao todo nas cidades de Água Boa, Barra do Garças, Canarana, Nova Xavantina, Querência, Cáceres, Confresa, Vila Rica, Diamantino, Nova Mutum, Colniza, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Jaciara, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA