MATO GROSSO
Governador de MT propõe ao Senado confisco e perda da área a quem praticar desmatamento ilegal
MATO GROSSO
Durante reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o governador Mauro Mendes defendeu pena de confisco e perda de bens a quem praticar desmatamento ilegal no país.
A proposta foi feita durante encontro na tarde desta terça-feira (15.11), na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheik, no Egito, e deve ser formalizada via minuta de projeto de lei nas próximas semanas.
De acordo com Mauro Mendes, é preciso endurecer as medidas de combate ao desmatamento ilegal para que o Brasil tenha resultados mais efetivos.
“O Brasil tem combatido o desmatamento ilegal com os mesmos instrumentos e os resultados têm sido muito longe daquilo que gostaríamos. E isso traz um prejuízo gigantesco para o nosso país, para a vida, para a nossa imagem e para a economia”, relatou.
A perda da propriedade de quem cometer o crime ambiental, de acordo com o governador, irá coibir a prática.
“Eu proponho uma medida forte para combater o desmatamento ilegal: perdimento da área de terra para quem fazer o desmatamento ilegal. Quem fez e ficar comprovado toma para si a responsabilidade. É game over. Se desmatar ilegalmente, aquela área, aquele CAR [Cadastro Ambiental Rural] fica perdido. Se não for área regularizada, fica decretada a perda da posse”, explicou.
Para o governador, o prejuízo causado pelo desmatamento ilegal é enorme e, portanto, a punição deve ser de igual proporção.
“No combate ao tráfico de drogas, quem planta maconha ou produz cocaína e é pego, perde a posse da área. E no combate ao desmatamento ilegal não pode ser diferente, pois é um crime que causa danos ao meio ambiente, ao planeta e às pessoas”, opinou.
O presidente do Senado afirmou que está aberto a discutir essa proposta no Congresso Nacional.
“Essa é uma proposta que teremos que debater no Congresso e acredito que deve estar aliada ao fortalecimento dos programas de regularização fundiária”, pontuou.
Também participaram da reunião: o governador Helder Barbalho (PA), os senadores Fabiano Contarato (ES), Eliziane Gama (MA), Veneziano Vital do Rego (PA), Alexandre Giordano (SP) e Randolfe Rodrigues (AP); e o deputado federal Alessandro Molón (RJ).
COP-27
Juntamente com outros representantes do Estado e do setor produtivo e ambiental de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes participa da COP-27, com a missão de fortalecer a imagem de Mato Grosso como a região do planeta que mais produz com preservação.
Atualmente, Mato Grosso mantém 62% de seu território inteiramente preservado, mesmo sendo o principal produtor de commodities do país. Os principais estados produtores dos outros países líderes em produção não preservam nem perto disso.
O Estado é líder na produção de soja, milho, algodão e biodiesel e carne bovina. Possui meta ousada para neutralizar as emissões de carbono até 2035, 15 anos antes da perspectiva global, por meio de um plano de ação colocado em campo desde 2019, via programa Carbono Neutro MT.
Somente o que Mato Grosso já reduziu em emissões de carbono desde 2004 (3,5 gigatons) tem valor estimado de R$ 173 bilhões no mercado de carbono.
Mesmo com o aumento da produção, Mato Grosso também tem reduzido substancialmente o desmatamento. No bioma amazônico, o desmatamento foi reduzido em 85% nos últimos 20 anos.
De janeiro a setembro deste ano, conforme os dados do INPE, a queda total no desmatamento em todo o estado foi de 47%, se comparado com o mesmo período de 2021.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Artista mato-grossense assina identidade visual do Circuito Brasileiro de Skate no Parque Novo Mato Grosso
O artista mato-grossense, Babu Seteoito, assina a identidade visual da 4ª etapa do principal Circuito Brasileiro de Skate, o STU National 2026, que ocorre entre sexta-feira e domingo (26 e 28.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. A arte do desenhista e grafiteiro estará estampada em todo Skate Park, espaço considerado o maior da América Latina e que integra o complexo de eventos construído pelo Governo de Mato Grosso.
“Que orgulho ter a arte do Babu Seteoito neste importante circuito de skate. É um reconhecimento nacional ao talento de um dos principais expoentes da arte urbana mato-grossense. E com certeza Babu dá o tom perfeito para o evento, conectando o skate, o grafite e a cultura do nosso Estado, de forma única e vibrante!”, celebra o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura.
A ligação do artista com o skate vem desde seus 11 anos, quando começou a praticar a modalidade. Agora, aos 47 anos, Babu Seteoito trouxe essa memória afetiva e suas raízes para aplicar na identidade visual nesta etapa inédita em sua terra natal, mostrando também “um Mato Grosso que vejo profundo”.
“Quando o STU me procurou, pensei logo que era uma boa oportunidade de dar continuidade a um trabalho que eu já vinha fazendo, que é uma série de carrancas mato-grossenses, que são essas cabeças de boi geralmente encontradas nas porteiras das fazendas, nos quilombos. Mato Grosso na veia! E elas são como um amuleto para espantar mau-olhados. Adicionei plantas do meu jardim, elemento que sempre coloco nas minhas pinturas, além, claro, de dois skates que formam um coração”, contou o artista.
Natural de Cuiabá, Babu Seteoito tem uma trajetória marcada pela transformação de espaços públicos e pelo forte vínculo entre a cultura de rua e as artes visuais contemporâneas. Com expressivos murais urbanos e criações em estúdio, que envolvem ilustrações, pinturas e telas, sua produção já ganhou visibilidade por todo o Brasil e em outros países.
Suas obras trazem cores, traços e identidade mato-grossenses, em narrativas visuais que abordam experiências do cotidiano, imaginário popular e a força simbólica das ruas. Os trabalhos do artista trazem também referências da flora e fauna brasileiras, além de cenas de conflitos urbanos, provocando reflexões sobre as tensões e contradições da realidade.
STU National 2026
O STU National 2026 reúne os principais skatistas do país em disputas nas modalidades Park e Street. O Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, recebe a 4ª etapa da competição, que já passou por Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Criciúma (SC), e será finalizada em Salvador (BA).
A entrada é gratuita. Para as semifinais e finais, nos dias 27 e 28 de junho (sábado e domingo), os ingressos devem ser retirados antecipadamente pelos links abaixo.
Ingressos para as semifinais: AQUI
Ingressos para as finais: AQUI
A classificação etária é livre e cada pessoa tem o direito a retirar até 2 ingressos (crianças de até 5 anos não precisam de ingressos).
O acesso se dará por meio da validação do QR Code do ingresso. Não serão aceitos QR Codes impressos e capturas de tela. A doação de 1kg de alimento não perecível será necessária para validar a entrada com o ingresso.
Cadastramento de imprensa
O credenciamento de imprensa para a quarta etapa do STU National 2026 segue aberta até quinta-feira (25.6) neste link. Todos receberão resposta por e-mail, sendo que a credencial (pulseira) será retirada na chegada ao evento.
Na quinta-feira (25), às 11h, representantes da STU (Skate Total Urbe) e alguns dos principais skatistas estarão no local do evento para uma coletiva de imprensa.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA5 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável
-
ESPORTES7 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícias Civis de Mato Grosso e do Pará cumprem mandado de prisão definitiva contra condenada a nove anos por tráfico de drogas
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá



