CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Pacientes atendidas em unidades de saúde de Cuiabá relatam a importância do acolhimento

Publicado em

CUIABÁ

A ansiedade e a depressão podem levar para um caminho sem volta e isso muitos já sabem. Até o amarelo, uma cor vibrante e alegre é usada para chamar a atenção durante um mês inteirinho, marcando  o Setembro Amarelo. Dentro desse calendário, ainda tem o dia 10 que potencializa as ações por se tratar do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. E as iniciativas têm resultados positivos com histórias de superação.

“Não consigo avaliar como eu estaria hoje se não fosse aquela médica. Foi ela que teve a primeira visão de que eu estava em crise”, explicou M.S.C.R., moradora  do bairro Dr. Fábio, em Cuiabá, paciente da Unidade de Saúde da Família, localizada no mesmo bairro.

Aos 34 anos, a paciente que continua sendo atendida pela saúde pública de Cuiabá, é casada e relata que há três anos procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com dores muito fortes.

“Não sabia que estava naquele nível de ansiedade, passava mal, com dores físicas, dor de barriga e de cabeça, formigamentos e até febre. Mas, aquela médica teve a primeira visão, me deu um calmante e me mandou para casa e voltasse no outro dia. Quando retornei as dores tinham passado. Ela então conversou comigo, me orientou e encaminhou para o psicólogo e um psiquiatra. Hoje estou outra pessoa e minha família percebe isso”, relata.

A situação de M.S.C.R. atingiu quadros depressivos quando teve um aborto e só descobriu o óbito do feto durante um ultrasson.  Na ocasião, ela perdeu o prazer pela vida ao ponto de que a alegria das pessoas não fazia a menor diferença para ela. “Podiam fazer de tudo para me agradar e não adiantava nada. Eu não queria me cuidar e cheguei ao estágio de isolamento social, não queria sair, nem ver as pessoas. Hoje estou bem, gosto muito de frequentar a Unidade de Saúde, muito mais agora do que na fase inicial do tratamento, porque hoje me sinto segura, me sinto acolhida, me sinto uma pessoa melhor”, confidencia M.S. C. R., que está no oitavo mês de uma gestação e é mãe de outros três, dois já na fase da adolescência.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados no cargo de TDI para Regional Leste

Para melhorar sua auto estima também mudou hábitos. Ela gostava muito de ler, mas absorvia muito do conteúdo. Foi orientada e passou a escrever. Porém, tudo o que escreve, depois queima.  “É uma sensação de que alguém te ouviu, de desabafo”, explicou, ao considerar que é difícil conversar. “Não é todo dia que você está preparada para ouvir que “você não se esforça, que você não quer mudar”. Tem dias que a gente ouve e releva, mas tem dias que isso te afunda ainda mais. Por isso, comecei a escrever, mas depois eu queimo, é algo confidencial mesmo”, revelou.

O serviço ofertado pela saúde de Cuiabá que também ajudou muito foi o de auriculoterapia. É gratuito e contribui para o restabelecimento da autoestima. “Ajuda muito e eu gosto, até minha família nota essa diferença quando passo pelo procedimento. Um serviço que muitos acham que só se consegue pagando, graças a Deus a gente tem sem custo”.

A paciente M.F.S.M., 24 anos, também está contente com o resultado do tratamento de auriculoterapia e acolhimento que recebe. Gestante pela segunda vez, teve depressão pós parto do primeiro filho, e na época não havia esse tipo de tratamento no posto de saúde. Agora, graças ao olhar atento da equipe profissional do Posto de Saúde do Dr. Fábio II, que detectou sintomas de depressão e ansiedade, e já iniciou acompanhamento, ela melhorou consideravelmente.

Leia Também:  LDO 2024 é aprovada em segunda votação na Câmara com apresentação de apenas uma emenda

“Muito interessante esse trabalho e a forma como lidam com a gente, me sinto ótima. Antes não tinha tantos serviços, melhorou muito desde que tive a outra gestação. Isso ajuda a melhorar muito a autoestima”, relatou a jovem mãe.

Saber diferenciar

Linikhennia Silveira de Araújo Blank Cassol, enfermeira que atende no PSF Dr. Fábio II, diz que as informações são colhidas na medida em que vão adquirindo confiança nos profissionais. “A partir dos relatos, a equipe passa a ter um olhar diferenciado e acolhedor para essa pessoa que está precisando de um auxílio.

“Tivemos um caso que chegou até nós por meio de uma agente comunitária de saúde, de uma pessoa que já lutava com as últimas forças, e não aceitava ir para outro nível de atendimento (Atenção Secundária). Visitamos e verificamos que se tratava de um caso avançado, já em tentativas de tirar a própria vida, e toda a equipe profissional (médico, enfermeiras) se mobilizou para ajudar. Elaboramos um projeto terapêutico, unindo a medicação, terapias e atividades, a família também foi chamada e ajudou e o resultado surpreendeu. Hoje ela está bem, mudou de bairro, mas continua frequentando o acompanhamento aqui”, disse a enfermeira, ao avaliar que foi um dos casos mais graves já atendidos.

A orientação é de que não seja menosprezado qualquer sintoma em relação à saúde mental. O atendimento e acompanhamento, conforme a gravidade da situação, pode ser realizado por meio dos Caps em Cuiabá, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínicas e Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Também está disponível na Unidade de Práticas Integrativas e Complementares (URPICS), no Horto Florestal, em Cuiabá, atendimento em auriculoterapia, yoga, reiki, florais, microfisioterapia, Body Talk e roda de terapia integrada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.

Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.

A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.

Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.

Leia Também:  LDO 2024 é aprovada em segunda votação na Câmara com apresentação de apenas uma emenda

O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.

Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.

“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.

Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá registra queda de 63,6% nos acidentes com animais peçonhentos em janeiro de 2026

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA