CUIABÁ
Rede pública de saúde dispõe de nutricionista para acompanhamento a pacientes
CUIABÁ
Em 31 de agosto é comemorado o dia do nutricionista, profissional que tem um papel essencial na vida das pessoas em todos os ciclos de idade. Com olhar apurado no que diz respeito ao equilíbrio alimentar, desenvolve a função pensando no bem-estar do ser humano, na saúde e, consequentemente, na melhor maneira de aproveitar os alimentos.
Ao contrário do que muita gente pensa, o atendimento em Cuiabá está ao alcance da população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Atenção Básica e na Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo as diretrizes da Política Nacional da Alimentação e Nutrição.
Na SMS, os profissionais nutricionistas estão inseridos em várias áreas da Atenção Básica em apoio do Núcleo da Saúde da Família (NASF) com o objetivo de estimular a alimentação saudável, reaproveitamento dos alimentos e prevenção e controle de doenças como hipertensão, diabetes, colesterolemia, obesidade, entre outros. Os NASF estão inseridos nas Regionais Sul, Leste, Oeste e Norte.
Também na Atenção Secundária, que realiza o atendimento da população no ambulatório da Policlínica do Coxipó, por meio de encaminhamento médico ou livre demanda, e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), onde a consulta é por agendamento via Central de Regulação por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“A população já está se conscientizando sobre a importância de uma alimentação saudável e o papel do profissional nutricionista contribui para poder evitar, prevenir ou erradicar várias doenças crônicas que reduz a qualidade e tempo de vida do ser humano”, explicou Márcio Frederico, coordenador de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.
A nutricionista Josiane Maximiano de Jesus Rodrigues está inserida no NASF regional Sul e relata um pouco das atribuições. “Atuamos na prevenção da saúde do paciente com diabetes, obesidade, ansiedade, depressão, desnutrição, hipertensão, colesterol alto, autista e outros. O objetivo é prevenir para que a pessoa não tenha que ir para especialidade de média e alta complexidade, ou seja, evitar que os sintomas se agravem e a pessoa dependa de atendimento com médico de áreas específicas. A maioria das doenças com as suas comorbidades estão ligadas à alimentação. Daí a importância de equipe multidisciplinar no atendimento”, explicou.
Segundo a profissional, o nutricionista disponível na Atenção Primária da Saúde faz muita diferença na rede pública, pois atua em diferentes Programas, como Saúde na Escola, Hipertensão e Diabetes, Pré-natal, idoso, vigilância alimentar e nutricional, entre outros.
Pessoas que desejam emagrecer também podem buscar a orientação deste profissional na rede pública de saúde. “Buscar o peso ideal e estar bem consigo também ajuda a prevenir doenças. A auto-estima conta muito em se tratando de saúde”, avalia Josiane, que tem atendido muitas crianças obesas.
Além do conhecimento científico, o profissional da nutrição tem sensibilidade para realizar o atendimento de reeducação alimentar favorecendo a clientela assistida para que possa desenvolver bem estar e qualidade de vida.
“A regra é tudo com equilíbrio e moderação, e ter acompanhamento de um nutricionista é primordial. Nós somos o que comemos, mas o que comemos pode nos ajudar a ser muito mais do que somos”, concluiu Josiane.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Cuiabá reforça que atendimentos na rede municipal de saúde são 100% gratuitos e não há cobrança de valores
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta pacientes, familiares e acompanhantes de que nenhuma unidade da rede municipal de saúde realiza cobranças por atendimentos, internações, cirurgias, exames, medicamentos ou qualquer outro serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, não há, em hipótese alguma, solicitação de dinheiro, transferências via PIX, presentes, favores ou qualquer outra vantagem para garantir atendimento ou dar continuidade ao tratamento de pacientes.
O alerta é direcionado principalmente aos familiares de pessoas internadas ou em atendimento nas unidades hospitalares e de urgência do município, como o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Centro Médico Infantil (CMI) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A Secretaria reforça que qualquer pedido de pagamento em nome dessas unidades caracteriza prática irregular e deve ser denunciado imediatamente.
A orientação também se estende às demais unidades da rede municipal, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Policlínica do Pedra 90, Serviços de Atenção Especializada (SAEs), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs), Laboratório Central de Cuiabá (LACEC), Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município, além dos setores de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses, CEREST, CIEVS, CDMIC Cuiabá, Complexo Regulador, Ouvidoria e demais áreas administrativas da Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, caso algum paciente, familiar ou acompanhante receba pedido de dinheiro ou qualquer outro tipo de vantagem em nome de profissionais ou unidades da rede municipal, não efetue nenhum pagamento. A recomendação é registrar a denúncia imediatamente na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones (65) 3318-6011 e (65) 3318-6013, ou presencialmente na Rua General Aníbal da Mata, nº 139, bairro Duque de Caxias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Além da denúncia à Ouvidoria, a Secretaria recomenda que familiares e vítimas registrem um Boletim de Ocorrência (BO) para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes e, caso seja constatada tentativa de golpe ou outra prática criminosa, os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.
A Prefeitura de Cuiabá reforça que todos os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde são gratuitos, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e que nenhuma cobrança é autorizada para a realização de consultas, exames, procedimentos, internações ou tratamentos. A orientação é para que a população permaneça atenta e denuncie qualquer situação suspeita.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA5 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
CUIABÁ7 dias atrásCuiabá conquista 2º lugar no Centro-Oeste em ranking nacional de cidades sustentáveis
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso especializado em golpes da Falsa Central Financeira
-
ESPORTES7 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável



