CUIABÁ
Search
Close this search box.

NOVA CHANCE CONTRA A COVID 19

Kalil defende liberar vacinas para crianças e Várzea Grande realiza o 2º plantão extra

Publicado em

SAÚDE

NO PRÓXIMO SÁBADO, 06 DE AGOSTO, NA ESCOLA ADALGISA DE BARROS E NO GINÁSIO DO FIOTÃO ACONTECE VACINAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 

A Prefeitura de Várzea Grande através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o 2º Plantão Extra/Vacina VG, no próximo sábado, 6 de agosto, mas desta vez em dois locais distintos, na Escola Estadual Adalgisa de Barros na Avenida Filinto Mueller, para crianças de 5 a 11 anos e no Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos, o Fiotão, para o público-alvo de 12 anos acima.

“Queremos e vamos avançar ainda mais na imunização de toda nossa população, pois o número de casos vem aumentando gradativamente e felizmente com menor gravidade”, disse o prefeito Kalil Baracat, cobrando do Governo Federal a liberação de novos lotes de vacina principalmente a CoronaVac/Butantan que foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, para crianças de 3 anos acima.

Para o público-alvo de 5 a 11 anos na Escola Estadual Adalgisa de Barros estarão disponíveis a 1ª e 2ª doses. Já para aqueles com 12 anos acima, que serão vacinados no Ginásio Fiotão, estarão disponíveis a quatro doses já autorizadas até o momento desde o início da campanha de vacinação iniciada em 2021, lembrando que a quarta doses somente para pessoas com 40 anos ou acima e com o intervalo de quatro meses ou 120 dias após ter recebido a terceira dose.

Leia Também:  Comissão de Saúde do TCE-MT emite nota recomendatória às secretarias municipais e estadual sobre atualização cadastral e intervenção na fila de espera do SUS

Segundo o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, na medida em que fique comprovado a necessidade de outras medidas, como o Plantão Extra – Vacina VG, para atender aqueles que trabalham ou tem dificuldades de irem a uma das 21 Unidades Básicas de Saúde que semanalmente vacinam, a ordem do prefeito Kalil Baracat é promover este tipo de ação.

“Nós vamos facilitar, na medida do possível, o acesso das pessoas as vacinas, porque nos preocupa o fato de até o presente momento existirem pessoas sem nenhuma das doses de imunizantes contra a COVID 19, ainda mais agora quando se percebe o aumento de casos em todos os países”, frisou o secretário de Saúde.

Tanto o prefeito Kalil Baracat como o secretário Gonçalo Barros frisaram que a vacinação contra a COVID 19 no Brasil foi iniciada em 17 de janeiro de 2021 e mesmo passado mais de um ano de efetiva vacinação, toda a população não foi vacinada e inclusive algumas pessoas sequer tomaram a primeira dose, sendo que para aquelas pessoas acima de 12 anos, já está se aplicando a quarta dose.

Leia Também:  Várzea Grande realiza tapa-buracos nos bairros Pirinéu e Jardim Manaíra

“Já tem previsão de vacinar criança a partir dos 3 anos de idade com a CoronaVac/Butantan que apresentou resultados considerados excepcionais pelos cientistas e médicos”, disse Kalil Baracat, sinalizando que países espalhados em diversos continentes já estão vacinando crianças com as várias vacinas que estão disponíveis no mercado.

No Brasil se encontram disponíveis a CoronaVac/Butantan/SinoVac; Pfizer/BionTech; AstraZeneca/Oxford e Janssen.

“Nós temos feito um esforço hercúleo para que as pessoas compreendam que a COVID 19 é uma doença nova e que a única opção para se salvar vidas são as vacinas disponíveis e os estudos em curso pela ciência e medicina que ainda estão coletando resultados, exames, enfim tudo que for relativo a COVID 19 para se ter mapeado todo o desenvolvimento da doença, suas manifestações e os tratamentos que deram resultados o que em média dura mais de 20 anos de estudos”, explicou Gonçalo Barros.

 

Propaganda

SAÚDE

Venda de azeite San Olivetto é proibida em todo o Brasil pela Anvisa

Publicados

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição imediata da comercialização do azeite de oliva extra virgem da marca San Olivetto em todo o território nacional. A medida inclui ainda a suspensão da distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso do produto.

De acordo com a agência reguladora, a decisão foi tomada após a identificação de inconsistências graves relacionadas às empresas envolvidas na cadeia de comercialização do azeite. O rótulo do produto indica como importadora a empresa Agro Indústria e Cerealista Norte Paraná Ltda., porém, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da companhia encontra-se suspenso desde maio do ano passado por irregularidades cadastrais junto à Receita Federal.

Além disso, a empresa apontada como distribuidora do produto já teve suas atividades encerradas. O registro consta como baixado desde novembro de 2024, após processo de liquidação voluntária.

Diante desse cenário, a Anvisa concluiu que não é possível garantir a procedência e a segurança do azeite, fator que motivou a adoção de medidas sanitárias rigorosas. Como consequência, todos os lotes do azeite San Olivetto deverão ser apreendidos pelas autoridades competentes em todo o país.

Leia Também:  Várzea Grande realiza tapa-buracos nos bairros Pirinéu e Jardim Manaíra

A orientação aos consumidores é que evitem a compra e o consumo do produto, reforçando a importância de verificar a procedência e a regularidade dos alimentos antes da aquisição.

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA