CUIABÁ
Unidade Referência em PICS realiza vivência em comemoração ao Dia da Mulher
CUIABÁ
Gratidão. Amor. Esperança. Paz. Interação. Alegria. Foram palavras escolhidas por mulheres para representar seu dia, durante uma oficina de dança circular, realizada na manhã de sexta-feira (18), no Horto Florestal “Tote Garcia”, onde se encontra a Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS).
A dança circular foi uma das atividades oferecidas na primeira “Vivência em PICS” promovida pela URPICS, desde o início da pandemia. O evento costumava ocorrer todas as sextas-feiras e, nesta retomada pós-pandemia, foi feito em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
A programação, que contou também com oficinas de chás medicinais, ikebana, arteterapia e terapia comunitária integrativa, foi iniciada com uma apresentação da terapeuta e musicista Gê Lacerda, que tocou e cantou a música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento. Todos também puderam desfrutar de um café da manhã comunitário e baseado na nutrição integrativa, que busca valorizar a alimentação saudável e mais natural possível.
Nensmorena Preza, nutricionista, terapeuta de reiki, auriculoterapia, nutrição integrativa e coordenadora da URPICS, explica que a proposta é promover um olhar diferenciado para o cuidado com a saúde, por meio da saúde integrativa. “Integrar esse cuidado de saúde com o cuidado tradicional, sem competições. Por isso se chama integrativa e complementar, porque a gente sabe que a Medicina não atinge outros corpos, como as medicinas tradicionais, como a chinesa, indiana e nossa própria identidade histórica, que trazemos dos negros e índios, de cuidados com plantas e benzeções”, afirma, complementando que é preciso “trabalhar muito o mental e o emocional”.
A fisioterapeuta Alessandra Meireles fez acompanhamento psicológico e terapia integrativa comunitária na URPICS, antes da pandemia, e reconhece a importância para sua saúde. “Foi o suporte para passar por alguns perrengues na vida. Está fazendo muita falta. Com certeza eu quero retomar porque é um suporte que todos estamos precisando, neste momento. Por mais que esteja bem, eu recebi alta, mas a gente ainda está enfrentando consequências da pandemia”, relata.
A ex-paciente, que classifica o serviço da URPICS como “maravilhoso”, conta ainda que já indicou e segue indicando as PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) para vários amigos. “Eu acho que ter um espaço público pelo SUS disponível e acessível é importante para a comunidade. Eu achei maravilhoso! Indiquei e trouxe vários amigos porque muitas pessoas ainda não conhecem as PICS”.
Além de ex-pacientes, ex-terapeutas também fizeram questão de prestigiar a retomada das vivências na URPICS, como a idealizadora do projeto, a médica homeopata Otília Maria Teófilo, que declarou: “Sonhos não envelhecem. A gente tem que acreditar, tentar realizá-los ou deixar sementes”, incentivou.
O coordenador de Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Wille Márcio Calazans, parabenizou aos terapeutas, ex-terapeutas e pacientes pelo evento e destacou o interesse da gestão Emanuel Pinheiro e da secretária de Saúde, Suelen Alliend, em fortalecer o programa. “A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Secundária, vê a URPICS como um dos pontos importantes que temos trabalhado para revigorar. A pandemia nos deixou afastados desse atendimento próximo e humano, mas hoje a gente retoma esse processo. Aqui não fechou em momento algum, mas tivemos que reduzir as atividades. E nós observamos que nem todas as pessoas conhecem esse trabalho, que é maravilhoso e que abrange as situações psíquicas e somáticas das pessoas que buscam o atendimento. Então, vamos trabalhar para divulgar cada vez mais esse serviço”, disse.
Atendimento
A Unidade de Referência às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS) funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Para conseguir uma consulta, basta entrar em contato pelo telefone 65 3665-2420 ou pelo e-mail [email protected].
O acolhimento inicial é feito com a escuta do paciente. Em seguida o terapeuta oferece as terapias compatíveis à necessidade da pessoa. As atividades são semanais.
CUIABÁ
Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil
A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.
Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.
Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.
Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.
Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.
Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.
A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
ESPORTES4 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia
-
MATO GROSSO4 dias atrásEstudantes destacam aprendizado e novas formas de comunicação com aulas de Libras nas ETIs da Rede Estadual
-
POLÍCIA3 dias atrásOperação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia
-
PICANTES3 dias atrásHulk e Camila Ângelo celebram 2 anos da filha Aisha com festa temática: ‘Moana’
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásGoverno bloqueia R$ 518 milhões do Seguro Rural antes do novo Plano Safra



