CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande vacina neste sábado contra covid-19, sarampo e gripe em 9 bairros

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande mapeou regiões da cidade, que não possuem unidades de Atenção Básica, e resolveu focar a vacinação neste sábado (07), nestas localidades, considerando as causas que estão levando aquelas regiões a uma baixa cobertura vacinal.

Diante deste fato, o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, seguindo determinação do prefeito Kalil Baracat e em comum acordo com as equipes técnicas da Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde, definiu o dia ‘D de Vacinação’, focado nestas regiões. 

“A vacinação é uma atividade integrada e rotineira dos serviços de saúde, pertencendo ao nível de atenção primária de baixa complexidade e de grande impacto nas condições gerais da saúde da população, representando um dos grandes avanços da tecnologia médica nas últimas décadas, onde há a melhor relação entre custo e efetividade no setor saúde. Este novo plano operacional de vacinação tem como objetivo de oportunizar a todos a se vacinarem, revertendo esse quadro. Nós precisamos que todo mundo esteja engajado nesse processo, mantendo-se em dia com o calendário vacinal, tanto adultos quanto adolescentes, idosos e crianças, conforme preceitua o Plano Nacional de Imunização”, argumentou o secretário.

Os pontos de vacinação abertos neste dia 7 de maio estarão nas regiões dos bairros Vitória Régia, Capela do Piçarrão, Novo Mato Grosso, Carrapicho, Maringá III, Nova Fronteira, São Benedito / São Mateus, Residencial José Carlos Guimarães, Residencial Júlio Domingos de Campos. A vacinação acontecerá em unidades escolares do Estado e do Município, no horário das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. Serão ministradas as vacinas contra a Covid-19, gripe e sarampo.

Leia Também:  Ouvidoria Itinerante visita região do Pedra 90 neste sábado (28)

Dentro deste contexto, o prefeito Kalil Baracat lembra que foi autorizada, em Nota Técnica, tanto pelo Ministério da Saúde, quanto pela Secretaria Estadual de Saúde, a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 para idosos acima de 70 anos.

“Já iniciamos a aplicação da quarta dose nos pontos de vacinação da cidade. Os idosos, especialmente destas localidades poderão comparecer, neste sábado (7), nos 6 pontos destinados à vacinação para eles, além dos adolescentes e adultos. Serão ministradas a primeira dose, segunda dose e terceira dose para quem ainda não tomou contra a Covid-19”, explicou.

A quarta dose será somente para idosos acima de 70 anos. Para receber a vacina da quarta dose, é preciso respeitar o intervalo de pelo menos 4 meses. É importante levar a carteira vacinal, e quem for tomar a primeira dose, um documento com foto e comprovante de residência.

A vacinação para crianças contra a Covid-19 (de 5 a 11 anos), contra o sarampo (1ª dose: crianças que completarem 12 meses (1 ano). Segunda dose aos 15 meses (última dose por toda a vida) e gripe, (crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade – 4 anos, 11 meses e 29 dias) serão nos seguintes locais:

Leia Também:  Lewandowski rejeita reclamação de Roberto Carlos contra Tiririca

– Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Wilson Sodré Farias, localizado no Residencial José Carlos Guimarães;

– Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Antônio Lino de Campos, localizada no bairro Carrapicho;

– Residência da Dona Lurdes, localizada nos bairros São Benedito / São Mateus, em frente ao campinho de futebol – antiga feirinha – localizada no bairro São Benedito 1ª Etapa (casa da Mirian no São Mateus).

– Locais de vacinação para adultos, adolescentes e idosos acima de 70 anos: 7 de maio (sábado). Vacinação contra a Covid-19, gripe e sarampo.  

A vacinação contra a Covid-19 para adolescentes, adultos e idosos de 70 anos acima, ocorrerá nas seguintes localidades:

– EMEB José Estejo de Campos, localizada no bairro Vitória Régia;

– CMEI Jayr Luiza de Campos Untar, localizada no bairro Capela do Piçarrão;

– EMEB Profª Lúcia Leite Rodrigues, localizada no bairro Novo Mato Grosso;

– Escola Estadual José Garcia Neto, localizada no Residencial Júlio Domingos de Campos;

– EMEB Profª Salvelina Ferreira da Silva – localizada no bairro Maringá III;

– Escola Estadual Terezinha de Jesus Silva, localizada no bairro Nova Fronteira.

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande

Publicados

em

As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.

Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.

Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.

Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.

“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.

A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.

Leia Também:  Várzea Grande busca por soluções digitais junto ao governo do Estado

Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.

“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.

Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA