CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande quer implantar Comitê para enfrentar estiagem e prevenir queimadas

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande (SEMMADRS), preocupada com o período de estiagem que se aproxima, declarado crítico pela Agência Nacional de Águas (ANA) por meio da Resolução nº 195, de 13 de maio de 2024, vai propor a criação de um comitê de ações integradas para mitigar os efeitos da estiagem prevista para este ano no município.

O encontro de trabalho ocorrerá na sala de reuniões do gabinete do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, nesta quinta-feira, 27 de junho, às 09h. O evento contará com a participação de secretarias municipais, Corpo de Bombeiros Militar, Batalhão Ambiental e Ministério Público, através da 4ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Várzea Grande – Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Jean Lucas Teixeira de Carvalho, o objetivo do comitê será para estabelecer um cronograma de ações do Programa PREVQUEIMADAS; dar publicidade aos atos do município; trabalhar com educação ambiental para prevenir focos de queimadas urbanas; e, tratar da punição de responsáveis por queimadas, entre outros.

Leia Também:  Fiscalização ambiental aplicou 1.105 autos ao longo de 2022

“A criação deste comitê é fundamental para enfrentarmos a estiagem severa que se aproxima e, consequentemente, as queimadas urbanas que tendem a aumentar. Nossa intenção é unir esforços de diversas instituições para implementar ações efetivas de prevenção e combate. A conscientização da população também será uma prioridade, visando reduzir os focos de incêndio e preservar nosso meio ambiente”, pontuou o gestor.

Jean Lucas também afirmou que as medidas que serão adotadas serão para garantir a segurança e o bem-estar da população de Várzea Grande.

SERVIÇO

O QUÊ: Reunião para implantar Comitê para enfrentar estiagem e prevenir queimadas em Várzea Grande, bem como ações de trabalho.

QUANDO: Quinta-feira, 27 de junho, às 9h

LOCAL: Sala de reuniões do Palácio Júlio Domingo de Campos, na Prefeitura de Várzea Grande, localizada na Avenida Castelo Branco, nº 2.500.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

VG em Ação intensifica serviços em bairros como Cristo Rei, Ouro Verde, Panorama e Chapeu do Sol

Publicados

em

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, realiza nesta quarta-feira (24) mais uma etapa do programa VG em Ação, força-tarefa que leva serviços de limpeza urbana, manutenção e melhorias estruturais a diversas regiões do município.

As equipes executam serviços de capinação, roçagem, retirada de entulhos, poda de árvores, revitalização de espaços públicos e pintura de meio-fio, contribuindo para a conservação da cidade, a valorização dos bairros e a melhoria da qualidade de vida da população.

Além das ações de zeladoria, o cronograma contempla intervenções voltadas à mobilidade urbana, com reforço da sinalização viária, implantação de quebra-molas e modernização da iluminação pública, ampliando a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.

As frentes de trabalho integram o planejamento permanente da gestão municipal, que mantém equipes mobilizadas diariamente para promover mais organização, segurança, mobilidade e bem-estar aos moradores de Várzea Grande.

Locais atendidos nesta etapa (ordem alfabética):

  • Avenida da FEB
  • Bairro Chapeu do Sol
  • Bairro Cristo Rei (região central)
  • Bairro Figueirinha
  • Bairro Flor do Ipê
  • Bairro Jardim dos Estados
  • Bairro Ouro Verde
  • Bairro Panorama
  • Bairro Vila Rica
  • Orla da Alameda
  • Parque Tanque do Fancho

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA