CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande propõe pactuações da PPI na Baixada Cuiabana

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Secretária de Saúde, Deisi Bocalon, participou ontem (19), de mais um encontro do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (Cisvarc), que é uma importante ‘coalisão de municípios’ em prol de melhorias e avanços do SUS

A secretária de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, participou ontem (19), em Cuiabá, da 8ª reunião do Colegiado Intergestores Regional (CIR) e do Colegiado de Gestores Municipais da Baixada Cuiabana. O encontro reuniu gestores de diversos municípios da região para tratar de pautas importantes voltadas à organização e ao fortalecimento da rede de saúde.

Mais uma vez, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Programa do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (Cisvarc), apresentado pelo secretário-executivo, Neurilan Fraga, que destacou a finalidade do consórcio, seus benefícios e a importância da adesão dos municípios para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre o estudo da Programação Pactuada e Integrada (PPI) de remanejamento da Baixada Cuiabana, proposta pela secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon. A PPI é um instrumento de gestão utilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para definir, de forma organizada, como será a oferta e o financiamento dos serviços de saúde entre os municípios, considerando a capacidade de atendimento de cada um. Com ela, é possível planejar melhor os atendimentos, evitando sobrecarga em determinadas unidades e garantindo que os recursos sejam aplicados de forma mais eficiente.

Leia Também:  Pedal da Guarda reafirma compromisso com saúde, esporte e inclusão em noite memorável do ‘VG com Elas’

Na oportunidade, o assessor da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Hozano Delgado, apresentou um estudo detalhado sobre as pactuações da PPI do Município, apontando as localidades que não aderiram ao atendimento ambulatorial de média complexidade, como Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Santo Antônio do Leverger e Cuiabá, bem como os que não têm pactuação hospitalar, como os municípios de Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães e Nova Brasilândia. A apresentação reforçou a importância de fortalecer os acordos entre os municípios para garantir o acesso equitativo da população aos serviços de saúde.

Para a secretária Deisi Bocalon, o encontro representou um passo importante no fortalecimento da regionalização da saúde na Baixada Cuiabana. “Quando discutimos a PPI, estamos pensando na organização da rede de saúde como um todo, para que cada município possa oferecer o melhor atendimento possível e, ao mesmo tempo, contar com o apoio dos demais. A união dos gestores é essencial para garantir um sistema mais eficiente e humanizado à população”, destacou.

Leia Também:  Meninas são as primeiras várzea-grandenses a receber doses da Pneumo 20

Ao final do encontro, os gestores reafirmaram o compromisso em trabalhar de forma integrada, visando melhorar a assistência à saúde na região, ampliar a oferta de serviços e fortalecer as pactuações entre os municípios da Baixada Cuiabana.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Capacitação do TCE fortalece controle social e planejamento da saúde em Várzea Grande

Publicados

em

Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande e servidores da equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) participaram da “Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos”, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento teve início na terça-feira (23) e foi encerrado nesta quinta-feira (25).

Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), o encontro reuniu representantes dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de qualificar a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação ocorre em um momento estratégico, considerando que os municípios estão em fase de elaboração e discussão das Conferências Municipais de Saúde, evento fundamental para o planejamento e a definição das ações e prioridades da saúde pública.

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, esteve presente na abertura do evento, prestigiando a iniciativa e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da governança e da participação social no SUS.

Para a secretária, investir na qualificação técnica dos profissionais e conselheiros é essencial para aprimorar a gestão pública em saúde e representa uma ação estratégica da atual administração municipal.

“Fortalecer o controle social é fortalecer o próprio SUS. A participação ativa dos conselhos, aliada a um planejamento bem estruturado, garante maior transparência, eficiência na aplicação dos recursos e, principalmente, políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da população. Parabenizo o Tribunal de Contas pela iniciativa e nossos servidores e conselheiros pelo compromisso com a melhoria contínua da saúde em Várzea Grande”, destacou Valéria Nogueira.

Leia Também:  Cinco novos ônibus reforçam frota intermunicipal de Várzea Grande

A coordenadora técnica de Planejamento Estratégico da SMS/VG, Daniella Macieski, destacou a importância da participação conjunta entre gestão e controle social.

“Essa capacitação fortalece o processo de planejamento em saúde, principalmente ao aproximar ainda mais a gestão e o Conselho Municipal de Saúde. O planejamento precisa ser construído de forma participativa, considerando as necessidades reais da população e garantindo o acompanhamento contínuo das metas e dos resultados. Várzea Grande avança quando trabalha de maneira integrada”, ressaltou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande, Joilson Ruas, a qualificação representa um importante instrumento para ampliar o protagonismo dos conselheiros municipais.

“Os conselhos exercem um papel essencial na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Participar de uma capacitação como esta amplia nosso conhecimento e fortalece nossa atuação junto à sociedade, garantindo maior transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

Durante a abertura do evento, o presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, enfatizou que o Plano Municipal de Saúde deve ser encarado como um instrumento efetivo de gestão.

Leia Também:  Várzea Grande inicia etapa municipal dos Jogos Escolares

“O Plano Municipal de Saúde não pode ser apenas um documento formal. Ele precisa refletir a realidade local, orientar prioridades, estabelecer metas e permitir o monitoramento contínuo dos resultados”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO – Ao longo dos três dias de capacitação, os participantes tiveram acesso a palestras e nove módulos temáticos ministrados por especialistas em transparência, controle social, governança e planejamento em saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento dos mecanismos de participação social, fundamentais para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA