CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura de Várzea Grande remove mais de 2 milhões de toneladas de entulhos em ação de limpeza

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Ação também faz parte de uma parceria entre a Prefeitura, o Ministério Público e o Corpo de Bombeiros; que unem esforços para combater as queimadas e promover a limpeza de terrenos baldios, conscientizando a população sobre a importância do descarte correto de resíduos

Durante os primeiros três meses deste ano, a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande empreendeu uma ação massiva de limpeza, retirando mais de 2 milhões de toneladas e 700 mil quilos de entulhos das ruas, terrenos e áreas públicas da cidade. A iniciativa visa combater o acúmulo de lixo e entulhos, prevenir queimadas urbanas, promover a saúde pública e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

O subsecretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Virdinei da Silva Bens, enfatizou a importância dessa ação: “Estamos empenhados em garantir que nossa cidade se mantenha limpa e segura para todos. Além de evitar problemas como queimadas e proliferação de animais peçonhentos, a limpeza das vias e áreas públicas contribui diretamente para o bem-estar da população”.

Nesse período, as equipes de limpeza percorreram 22 bairros, 25 ruas e avenidas, e 39 praças públicas, órgãos públicos, áreas de lazer, parques, miniestádios, entre outros locais. A ação já recorrente, também faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Várzea Grande, o Ministério Público através da 4ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, e o Corpo de Bombeiros; que unem esforços para combater as queimadas e promover a limpeza de terrenos baldios, conscientizando a população sobre a importância do descarte correto de resíduos.

“No início de março deste ano, tivemos uma reunião com a promotora de Justiça Michele Rezende Villela que destacou a urgência de abordar o elevado número de áreas públicas e privadas que sofrem com o descarte irregular de entulhos e a prática perigosa de utilizar fogo para a limpeza desses locais. O alto número de casos de dengue e outros vetores, aliado aos custos financeiros e culturais, tem levado as pessoas a recorrerem ao fogo para limpeza, resultando em queimadas urbanas prejudiciais à saúde e ao meio ambiente”, alertou o subsecretário.

Leia Também:  Várzea Grande - Colinas Douradas

A ação conjunta das instituições busca não apenas mitigar esses problemas imediatos, mas também promover uma mudança de hábitos e uma conscientização ambiental mais ampla na comunidade, isso sem falar em uma fiscalização mais eficaz ara também punir quem faz o descarte irregular de lixo e entulho.

“Nosso objetivo também é de conscientizar a população sobre a importância da limpeza regular de áreas particulares e promover o cuidado com as áreas públicas não ocupadas e verdes de preservação permanente. Importante lembrar que o uso do fogo em terrenos urbanos é crime ambiental, passível de multa e/ou reclusão de 1 a 4 anos, conforme a Lei dos Crimes Ambientais”, alertou o gestor.

Virdinei ainda acrescentou: “Essa iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em garantir uma cidade limpa, segura e sustentável para todos os seus habitantes.

Confira as áreas, praças, ruas, avenidas e bairros visitados pela equipe de limpeza urbana de janeiro a março deste ano: Orla da Alameda, praça Aline Gonçalves, praça do Jardim Ikaraí, praça Parque das Américas, praça do Jardim Glória II, praça da Alegria, mini estádio Ouro Verde, miniestádio Ipase, miniestádio Pirineu, campo Imperial, Postão, praça Nair Sacre, Casa das Mulheres, Praça do Fiotão, centro comercial do Asa Bela, praça Asa Bela, Restaurante Popular, Biblioteca, Terminal André Maggi, Centro Espírita, Cemitério Souza Lima, praça Canelas, Tanque do Fancho, Delegacia de Roubos e Furtos, Hospital e Pronto-socorro Municipal e Várzea Grande, praça do Ipase, Delegacia da Mulher, Maternidade São Lucas, Policlínica do 24 de Dezembro, praça do Jardim Glória I, praça do José Carlos Guimarães, praça do Jardim Paula II, praça do Mapim, CRAS Santa Maria, ETA do Pari, Casa de Sarita, Secretaria de Assistência Social, praça João Barbosa, área de lazer da Cohab Aline.

Leia Também:  Prefeitura recolhe 100 toneladas de lixo e troca 62 lâmpadas no Vitória Régia

Avenida Chapéu do Sol, Avenida 31 de Março, Avenida Arthur Bernardes, Avenida Eduardo Gomes, Avenida Castelo branco, Avenida Miguel Leite, Avenida Brasília, Avenida da Guarita, Avenida Tiradentes, Avenida Amália Curvo, Rua Capitão Costa, Rua Santo Antônio, Rua Guiratinga, Avenida dos Estudantes, Avenida João de Deus Bulhões, Avenida da Passagem da Conceição, Avenida João Ponce de Arruda, Avenida da Feb, rotatória do Zero e Trincheira, Avenida principal do Bairro Primavera, Avenida DNL, Rua Livramento, Avenida Murilo Domingos, Avenida Pedro Pedrossian, Avenida Mário Andreazza.

Bairro Água Limpa, bairro Arthur Bernardes, Centro, Cohab Asa Bela, Cohab Asa Branca, Cohab Aline Gonçalves, Cohab Renata dos Santos, bairro Planalto Ipiranga, bairro Jardim Imperador, bairro Ipase, bairro Nova Esperança, Cohab Santa Isabel, bairro Nova Ipê, bairro Manaíra, bairro Chapéu do Sol, bairro Embaúval, Residencial Milton Figueiredo, Cohab Clovis Vetoratto, Cohab Altair Ferreira, bairro Planalto Ipiranga, Centro Sul e Residencial São Benedito.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Mostra cultural sobre a Semana do Migrante amplia conhecimento e valoriza a diversidade entre estudantes

Publicados

em

A Semana do Migrante, celebrada entre os dias 19 e 23 de junho, motivou os estudantes das séries finais da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Manoel Corrêa de Almeida a participarem de uma mostra cultural voltada à valorização da diversidade. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre diferentes povos, culturas e tradições, além de fortalecer valores como respeito, acolhimento e inclusão de pessoas que deixaram sua terra natal em busca de novas perspectivas de vida.

Cada turma ficou responsável por pesquisar e representar um país, desenvolvendo estudos sobre aspectos culturais, culinária, pontos turísticos, hino nacional, jogos, músicas, costumes e outras características que identificam cada nação. Os alunos do 7º ano, das turmas A, B e C, pesquisaram sobre África, China e Índia. Já os estudantes do 8º ano abordaram os Estados Unidos e o Brasil, enquanto os alunos do 9º ano apresentaram trabalhos sobre México e Venezuela.

Os estudantes dos 6º anos A e B também participaram da proposta, elaborando relatórios sobre os países apresentados durante a mostra e registrando suas percepções acerca das diferentes culturas conhecidas ao longo da atividade.

Leia Também:  Várzea Grande inicia elaboração de Plano de Contingência para Situações de Risco e Desastres

A diretora da unidade escolar, Ivani Silva Costa, destacou que o trabalho em equipe foi essencial para o sucesso da mostra cultural.

“Os estudantes organizaram estandes temáticos, exposições e apresentações com recursos audiovisuais. A mostra evidenciou o protagonismo estudantil, que não mediu esforços para a conclusão de cada tarefa. O acompanhamento pedagógico das coordenadoras Ana Elise Andrade da Silva e Greice Maria de Araújo Bezerra, além do articulador do Programa ETA, Diogo Douglas da Silva, foi fundamental na elaboração de cada trabalho desenvolvido”, afirmou.

Ivani também ressaltou o compromisso da comunidade escolar com uma educação voltada à valorização da diversidade cultural, fortalecendo o respeito às diferentes identidades e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA