VÁRZEA GRANDE
Núcleo de Tecnologia forma 1ª turma da rede municipal em curso de Robótica
VÁRZEA GRANDE
Curso de Iniciação em Robótica ensina o manuseio e impressão em 3D, programação com Arduino, circuito e funcionamento de código para placa, e especialmente, valoriza o trabalho em equipe
O Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande (NET/VG) formou a primeira turma de alunos da rede municipal no curso de Robótica. A entrega dos certificados foi feita na última sexta-feira, 17, pelo secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Igor Cunha.
De acordo com a gerente do NET/VG, professora Marileide Ferreira Pereira, o curso de Iniciação em Robótica é ofertado aos alunos da rede municipal, onde trabalhando em equipe, eles aprendem manuseio e impressão em 3D, programação com Arduino, circuito e funcionamento de código para placa, entre outros.
“Atualmente, o NET/VG atende quatro escolas municipais por semana com 2 turmas de 40 alunos por período (matutino e vespertino) no curso de Iniciação em Robótica com carga horária de 20 horas. Além do certificado, no final do curso, os alunos recebem um chaveiro personalizado com a arte desenvolvida por eles próprios” explicou a gerente.
O secretário Igor Cunha, acompanhado de sua equipe, entregou os certificados e parabenizou os alunos da primeira turma de formando. “Com certeza os ganhos educacionais vão ser expressivos, na medida em que os alunos puderam desenvolver o raciocínio lógico e pensamento computacional, o estímulo à criatividade, o trabalho em equipe e resolução de problemas” destacou.
Para o secretário, “o contato prático com ferramentas e linguagens usadas em profissões do futuro propiciam a ampliação do repertório em ciência, tecnologia, engenharia e matemática” pontuou.
TORNEIO DE ROBÓTICA – Segundo a gerente Marileide, o Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande está atuando também em outra frente de trabalho, preparando equipes das escolas da rede municipal para participarem do 1º Amistoso de Robótica Interescolar da Rede Municipal de Educação de Várzea Grande, que será realizado simultaneamente ao Festival de Invenção e Criatividade – FIC, promovido em parceria com a Superintendência Pedagógica da SMECEL.
O evento está programado para ocorrer no dia 19 de novembro, no ginásio poliesportivo do Fiotão. Duas turmas de 20 alunos, nos períodos matutino e vespertino, estão treinando as oito equipes que irão representar o Município na competição.
“Durante os treinos de robótica no Net/VG e as oficinas do projeto Escola Criativa, desenvolvidas nas unidades de ensino, nossos alunos estão vivenciando uma jornada de descobertas e inovação. São dias marcados por muita criatividade, colaboração e mão na massa! E, no dia da competição será o momento de celebrarmos juntos os resultados dessa experiência transformadora” destacou o secretário.
Participaram da entrega dos Certificados de conclusão do curso de Iniciação em Robótica, a subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, profª Eva de Paulo, o superintendente de Gestão Escolar, profº Gilmar Mussa, a superintendente Pedagógica, profª Wilcimara Carnelos e o superintendente de Cultura, Leandro Manduca.
Galeria de Fotos (4 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Prefeitura lança programa “Acelera VG água” para ouvir população
A Prefeitura de Várzea Grande lançou nesta segunda-feira (22) o programa “Acelera VG água”, que disponibiliza à população a consulta pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) atualizado e incentiva a participação na audiência pública prevista para agosto. O acesso ao documento pode ser feito pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br.
“Estamos há um ano e dois meses nesse processo. Contratamos a FIPE, que realizou o diagnóstico, ouviu a população por região e agora apresentou o prognóstico, que é a versão atualizada do Plano Municipal de Saneamento Básico. Agora queremos que todos acessem o plano e enviem contribuições”, disse a prefeita Flavia Moretti.
A gestora também afirma que o documento apresenta a situação atual dos serviços de água e esgoto e propõe soluções para os próximos 35 anos. “Esta consulta pública é uma oportunidade para que a população conheça as propostas, tire dúvidas e envie suas contribuições antes da consolidação do plano”, explica.
A população pode participar da consulta por meio da audiência pública prevista para agosto ou enviando sugestões pelo e-mail [email protected].
A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, acrescenta que a população pode acessar o programa pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br e enviar contribuições após a leitura do documento na íntegra.
“Somente após a consolidação deste plano pela população e pelos órgãos de controle é que poderemos definir a melhor opção de gestão para os serviços de água e saneamento da cidade, buscando soluções para o problema crônico de abastecimento”, completou a prefeita.
Galeria de Fotos (5 fotos)
-
ESPORTES6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
ESPORTES7 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas




