CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Moradores de Várzea Grande participam de ação de emprego

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Há quatro meses desempregada, a moradora do bairro Santa Isabel, Gisele Queiroz, soube da ação de emprego realizada no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS – unidade São Mateus, por meio de um grupo de WhatsApp e resolveu buscar por uma colocação na área administrativa ou comercial.

Para ela é importante uma ação como essa desenvolvida pela Prefeitura de Várzea Grande, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), porque tem muitas pessoas desempregadas e muitas não sabem em quais empresas recorrerem. “E quando as empresas se unem para ir até o trabalhador facilita às vezes, a vida daqueles que não tem tanta informação”, destacou.

A dona de casa Luciana Ramos de Souza, também aprovou a ação no CRAS São Mateus onde acompanhou o filho André Luiz, na busca do primeiro emprego. “Eu como mãe sempre dou esse apoio. Ele já trabalhou como Menor Aprendiz e agora quer ingressar no primeiro emprego. Essa ação é importante por estar disponibilizando a oferta de emprego em vários setores, e neste evento ele poderá se inscrever para ter acesso ao leque de oportunidades disponibilizadas pela instituição. Essa gestão está de parabéns por essa iniciativa”, elogiou.

O coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional da Secretaria de Assistência Social, Jovanil Flores da Silva, disse que essa é a primeira ação desenvolvida em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi, e que o intuído da parceria é justamente oferecer, de forma ampliada, a possibilidade de oferta de empregos para vários setores, e de várias empresas ao mesmo tempo.

Leia Também:  Roda de conversa com artesãs de Limpo Grande reforça diálogo entre gestão e comunidade

“O IEL prepara as empresas mato-grossenses para um ambiente de alta competitividade, oferecendo soluções em gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreiras. Ela também intermedia essas vagas de empregos, e que com a inscrição digital das demandas existentes, realiza a busca ativa para as contratações”, explicou o coordenador, assegurando que ações como essa, realizada no CRAS São Mateus, será levada também para as demais unidades sociais.

A Analista de Recursos Humanos da empresa Marfrig, Maraiana Orsi disse que atualmente a empresa dispõem de 90 vagas que variam desde auxiliar operacional até cargos de supervisão e coordenação. “Estamos aqui no CRAS São Mateus focadas nessas demandas. A empresa trabalha em dois turnos. A parceria com o Qualifica + VG têm atraído pessoas para as nossas vagas de emprego e esse programa tem obtido resultados positivos. Estamos contratando várias pessoas e também buscando novos profissionais para a área”.

Já a supervisora de carreiras da IEL, Ana Paula Marques, disse que a instituição tem muitas vagas disponíveis no município e que em sua plataforma não tem atraído as pessoas para as vagas disponíveis. “Dai resolvemos firmar essa parceria de trabalho com o programa Qualifica + VG para irmos até onde estão as pessoas que buscam por oportunidades para recoloca-las no mercado novamente. Estamos com 1700 vagas e mais de 400 somente para Várzea Grande”, informou.

Segundo Ana Paula, a IEL já realizou parceria com as empresas contratantes e agora começa a formalizar os cadastros das pessoas que estão em busca de empregos. “Uma das dificuldades é justamente o trabalhador entrar no site e se cadastrar, e as vezes elas não têm acesso a internet, ou não sabem manusear o computador. Estamos aqui de forma presencial para atender essas pessoas, acolhe-las e encaminhá-las ao mercado de trabalho e as oportunidades disponíveis. Esperamos preencher todas as vagas e passar pelos outros CRAS e dar oportunidade para outras pessoas também”.

Leia Também:  Kalil prorroga prazo de vencimento com desconto inédito para 20 de maio

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira disse que o programa Qualifica + VG foi criado há pouco mais de um ano pelo prefeito Kalil Baracat, justamente por perceber a necessidade das pessoas em se inserirem no mercado de trabalho, por falta de oportunidades ou por falta de qualificação profissional. “E o programa Qualifica + VG tem justamente essas duas vertentes, captar vagas de empregos existentes, e ao memo tempo, oferecer de forma gratuita, cursos de qualificação profissional, e isso tem sido feito graças a parceria de serviços firmadas com diversas instituições”.

Quanto a parceria com a IEL, a secretária disse que esta vêm somar as demais instituições parcerias que tem acreditado na gestão municipal e que vê em Várzea Grande, um município de oportunidades. “O nosso foco é a geração de emprego e renda porque queremos que as pessoas possam estar inseridas no mercado de trabalho, que conquistem a independência financeira, e que principalmente, tenham possibilidade de no futuro se empreender. O IEL certamente é parceiro de peso e que irá contribuir de forma considerável neste trabalho que estamos desenvolvendo aqui em Várzea Grande”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande

Publicados

em

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.

Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.

O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.

A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.

Leia Também:  Educação organiza Feira Científica em Várzea Grande

A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.

O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA