VÁRZEA GRANDE
Moradores de Várzea Grande participam de ação de emprego
VÁRZEA GRANDE
Há quatro meses desempregada, a moradora do bairro Santa Isabel, Gisele Queiroz, soube da ação de emprego realizada no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS – unidade São Mateus, por meio de um grupo de WhatsApp e resolveu buscar por uma colocação na área administrativa ou comercial.
Para ela é importante uma ação como essa desenvolvida pela Prefeitura de Várzea Grande, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), porque tem muitas pessoas desempregadas e muitas não sabem em quais empresas recorrerem. “E quando as empresas se unem para ir até o trabalhador facilita às vezes, a vida daqueles que não tem tanta informação”, destacou.
A dona de casa Luciana Ramos de Souza, também aprovou a ação no CRAS São Mateus onde acompanhou o filho André Luiz, na busca do primeiro emprego. “Eu como mãe sempre dou esse apoio. Ele já trabalhou como Menor Aprendiz e agora quer ingressar no primeiro emprego. Essa ação é importante por estar disponibilizando a oferta de emprego em vários setores, e neste evento ele poderá se inscrever para ter acesso ao leque de oportunidades disponibilizadas pela instituição. Essa gestão está de parabéns por essa iniciativa”, elogiou.
O coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional da Secretaria de Assistência Social, Jovanil Flores da Silva, disse que essa é a primeira ação desenvolvida em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi, e que o intuído da parceria é justamente oferecer, de forma ampliada, a possibilidade de oferta de empregos para vários setores, e de várias empresas ao mesmo tempo.
“O IEL prepara as empresas mato-grossenses para um ambiente de alta competitividade, oferecendo soluções em gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreiras. Ela também intermedia essas vagas de empregos, e que com a inscrição digital das demandas existentes, realiza a busca ativa para as contratações”, explicou o coordenador, assegurando que ações como essa, realizada no CRAS São Mateus, será levada também para as demais unidades sociais.
A Analista de Recursos Humanos da empresa Marfrig, Maraiana Orsi disse que atualmente a empresa dispõem de 90 vagas que variam desde auxiliar operacional até cargos de supervisão e coordenação. “Estamos aqui no CRAS São Mateus focadas nessas demandas. A empresa trabalha em dois turnos. A parceria com o Qualifica + VG têm atraído pessoas para as nossas vagas de emprego e esse programa tem obtido resultados positivos. Estamos contratando várias pessoas e também buscando novos profissionais para a área”.
Já a supervisora de carreiras da IEL, Ana Paula Marques, disse que a instituição tem muitas vagas disponíveis no município e que em sua plataforma não tem atraído as pessoas para as vagas disponíveis. “Dai resolvemos firmar essa parceria de trabalho com o programa Qualifica + VG para irmos até onde estão as pessoas que buscam por oportunidades para recoloca-las no mercado novamente. Estamos com 1700 vagas e mais de 400 somente para Várzea Grande”, informou.
Segundo Ana Paula, a IEL já realizou parceria com as empresas contratantes e agora começa a formalizar os cadastros das pessoas que estão em busca de empregos. “Uma das dificuldades é justamente o trabalhador entrar no site e se cadastrar, e as vezes elas não têm acesso a internet, ou não sabem manusear o computador. Estamos aqui de forma presencial para atender essas pessoas, acolhe-las e encaminhá-las ao mercado de trabalho e as oportunidades disponíveis. Esperamos preencher todas as vagas e passar pelos outros CRAS e dar oportunidade para outras pessoas também”.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira disse que o programa Qualifica + VG foi criado há pouco mais de um ano pelo prefeito Kalil Baracat, justamente por perceber a necessidade das pessoas em se inserirem no mercado de trabalho, por falta de oportunidades ou por falta de qualificação profissional. “E o programa Qualifica + VG tem justamente essas duas vertentes, captar vagas de empregos existentes, e ao memo tempo, oferecer de forma gratuita, cursos de qualificação profissional, e isso tem sido feito graças a parceria de serviços firmadas com diversas instituições”.
Quanto a parceria com a IEL, a secretária disse que esta vêm somar as demais instituições parcerias que tem acreditado na gestão municipal e que vê em Várzea Grande, um município de oportunidades. “O nosso foco é a geração de emprego e renda porque queremos que as pessoas possam estar inseridas no mercado de trabalho, que conquistem a independência financeira, e que principalmente, tenham possibilidade de no futuro se empreender. O IEL certamente é parceiro de peso e que irá contribuir de forma considerável neste trabalho que estamos desenvolvendo aqui em Várzea Grande”.
VÁRZEA GRANDE
Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.
Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.
Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.
O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.
A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.
A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.
O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.
Galeria de Fotos (1 foto)
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES7 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍTICA5 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrásCâmara promove debate em BH sobre aumento do limite de faturamento do MEI
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA7 dias atrásForagido por estupro de vulnerável em Goiás é preso pela Força Tática em São Félix do Araguaia



