CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Kalil anuncia criação de Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande terá uma Coordenação dos Direitos da Pessoa com Deficiência para discutir políticas públicas, garantir os direitos e o acesso das pessoas com deficiência a todos os bens, produtos e serviços existentes no município. A coordenadoria também vai interagir diretamente com todas as pastas da gestão do prefeito Kalil Baracat e beneficiar essa população que chega a 12 mil pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, no município, segundo dados de associação da categoria.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, durante a posse dos integrantes do novo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Várzea Grande.

“Esse compromisso foi assumido ainda em campanha e hoje torno oficial, ainda em abril deste ano, um projeto de lei será encaminhado ao Legislativo Municipal pelo nosso secretário de Governo, Ismael Alves, criando essa coordenadoria. Quero aproveitar para pedir aos nobres pares da Câmara de Vereadores que aprovem o projeto de lei que será enviado, para a criação da Coordenação da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Várzea Grande”, declarou.

Kalil Baracat ainda pontuou que está estudando a readequação de acessibilidade de toda a cidade e acelera a implementação da unidade da rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, o Cridac. O Chefe do Executivo Municipal também enumerou que o município já é referência em educação e esportes para deficientes, possui uma escola municipal que é referência em atendimento especializado, o Centro João Ribeiro Filho, e, é Centro de Referência Paralímpico em Mato Grosso.

“Várzea Grande é uma cidade antiga, cresceu sem planejamento e precisa ter acessibilidade, porém custa dinheiro, projetos, licitações; exigências para o correto emprego do dinheiro público. Mas estamos avançando. Também já aportamos recursos para o Cridac, e, afirmo aqui que tudo isso vai sair do papel e será uma realidade. Não prometo resolver todos os problemas da cidade, mas vou concretizar todos os compromissos firmados com a população”, se comprometeu.

O prefeito Kalil Baracat já havia adiado a posse do Conselho por incompatibilidade de sua agenda e por fazer questão de prestigiar. “Fui eleito com a missão de fazer uma gestão participativa. Adiei a realização desta posse, por entender a importância deste Conselho. Desejo sucesso ao novo Conselho do Direito da Pessoa com Deficiência. Tenham a certeza de que as portas da Administração Municipal de Várzea Grande estão abertas para as políticas de inclusão”, disse.

Leia Também:  Prefeitura de VG apresenta potencial turístico, história e cultura na 30º edição da FIT Pantanal

Taís Augusta de Paula, superintendente de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência da Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso, parabenizou o prefeito Kalil Baracat pela decisão de implantação da Coordenadoria e afirmou que Várzea Grande tem avançado muito nas questões da pessoa com deficiência.

“O primeiro Centro Paralímpico veio para Várzea Grande que tem dado exemplo para a capital. Em Cuiabá nenhum prefeito nunca se dispôs a uma posse de conselheiros municipais dos diretos da pessoa com deficiência. Hoje o prefeito Kalil parou sua agenda para nos prestigiar e ainda anuncia essa importante decisão da coordenadoria. É um marco histórico para nós, fico muito feliz em ver o desenvolvimento de Várzea Grande nessa área. Parabéns ao prefeito Kalil Baracat, à secretária de Assistência Social Ana Cristina Vieira e ao secretário de Saúde Gonçalo de Barros, que sempre nos atendeu e nunca teve medo de críticas, muito pelo contrário nos atende e cumpre o que promete”, pontuou a superintendente Taís.

“É muito bom prefeito ver sua vontade de fortalecer os direitos da pessoa com deficiência e se envolver no movimento. Nós pessoas com deficiência somos muito e somos pessoas com direitos que precisam ser respeitados. Obrigada pelo seu respeito”, declarou Jandira Andrade, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.

Diney Ribeiro Campos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Várzea Grande, disse que foi pego de surpresa e ficou feliz com o anúncio. “O prefeito já tinha esse compromisso conosco e fui pego de surpresa, mas estou feliz, vamos trabalhar com mais afinco para atender toda a demanda e para fiscalizar o Poder Público Municipal nas questões da pessoa com deficiência”, disse.

“Tenho a honra de estar à frente da Secretaria de Assistência Social e ter Conselhos ao lado, desse caminhar conjunto, nós não construímos nada sozinhos, só de maneira coletiva e, os Conselhos, são atuantes, lutam em prol do direito da coletividade, transparentes e coerentes. Isso nos faz mais fortes na caminhada porque temos muito a fazer”, declarou a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.

Leia Também:  Prefeito anuncia abertura de novos leitos de UTI no Hospital Referência Covid-19

O vereador Ícaro Reveles representando seus pares declarou que, “É aqui neste conselho que vamos discutir as políticas públicas, propor resoluções, e, enquanto vereador me coloco à disposição, sabemos que já existem várias leis municipais em prol da pessoa com deficiência, mas precisamos avançar mais e coloco também as Comissões temáticas da Câmara à disposição”.

Prestigiaram a posse do Conselho os vereadores Joaquim da Alameda, Braz Jaciro, Paulo Silva, Eucaris Barros, Alessandro Moreira, Sargento Galibert, Gisa Barros e Ivan dos Santos. Os secretários municipais Ismael Alves (Governo), Benedito Gonçalo de Figueiredo (Assuntos Estratégicos), Jomas Fulgêncio (Procurador Geral), Alexander Gouveia Ortiz (Subcomandante da Guarda Municipal); Mario Lúcio, presidente da Fraternidade Cristã das Pessoas com Deficiência; Nilza Mendes, representante da OAB-VG; e Otair Rodrigues Rondon Filho, assessor da Casa Civil do Governo de MT e vice-presidente do CONEDE.

Confira as entidades e os conselheiros que tomaram posse para novo mandato de 2023 a 2026, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Várzea Grande:

Representantes Governamentais:

Secretaria Municipal de Assistência Social

Titular: Rachel Teresinha Guterres

Suplente: Gislene Das Neves Ricardo

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Titular: Benedita Loadir Pereira Leite

Suplente: Zelia Alves Vidal

Secretaria Municipal de Saúde

Titular: Giani Ribeiro de Morais

Suplente: Gissa Maria da Silva Ribeiro

Secretaria Municipal de Gestão Fazendária

Titular: Ítalo Garcia Ferreira

Suplente: Marijane Gonçalina Curvo

Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana

Titular: Ricardo Augusto de Souza

Suplente: Emily Ferreira Santos

Representantes da Sociedade Civil:

Sociedade Pestalozzi

Titular: Jailson Batista Latorraca Ferreira

Instituto Luz do Amanhã

Suplente: Mayara A. Oliveira

Associação Nativo

Titular: Sirlei Araújo de Farias Silva

Centro Equestre de Várzea Grande

Suplente: José Eduardo M. Ribeiro

Fraternidade Cristã Pessoas com Deficiência

Titular: Ângela Maria S. Feitosa

Associação Mato-grossense dos Autistas

Suplente: Helena Glaziela Barbiero Amaral

Associação Espinha Bífida de Mato Grosso

Titular: Antonio Lemos Correa

Centro de Estudos e Apoio à Família

Suplente: Diane Maria de Almeida Mendes

Associação Varzea-grandense dos Deficientes Físicos

Titular: Diney Ribeiro Campos

Instituto Futsal Sem Drogas

Suplente: Wanderley Pereira Souza

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Publicados

em

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Várzea Grande cumpre metas fiscais e amplia arrecadação em mais de R$ 59 milhões no primeiro quadrimestre

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA