VÁRZEA GRANDE
Fila Zero avança com R$ 400 milhões e amplia cirurgias em parceria com municípios
VÁRZEA GRANDE
A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, e a prefeita Flávia Moretti participaram, na manhã desta quinta-feira (23), do lançamento da segunda etapa do programa Fila Zero na Cirurgia, realizado no Palácio do Governo. A iniciativa do Governo do Estado prevê investimento de R$ 400 milhões para ampliar atendimentos e reduzir a fila de cirurgias em Mato Grosso.
Durante o evento, o governador Otaviano Pivetta anunciou a criação de um decreto que institui uma tabela complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS). A medida tem como objetivo estimular hospitais privados a se credenciarem e ofertarem leitos e procedimentos de média e alta complexidade em parceria com o Estado.
A nova fase do programa busca acelerar o acesso da população a cirurgias eletivas, com o apoio dos municípios, consórcios intermunicipais de saúde e unidades hospitalares da rede privada. A proposta é ampliar a capacidade de atendimento e garantir assistência a pacientes que aguardam há anos por procedimentos.
A prefeita Flávia Moretti destacou a importância do programa para os municípios e relembrou que teve conhecimento da iniciativa ainda em 2025, por meio do Consórcio Vale do Teles Pires, apresentado pela então secretária de Saúde, Deisi Bocalon.
Segundo ela, o Fila Zero representou um alívio significativo para a saúde pública local. “Nós vimos o Fila Zero como um respiro para o município. Várzea Grande conseguiu respirar e, principalmente, devolver esperança ao cidadão, às pessoas que aguardavam há anos por uma cirurgia”, afirmou.
A prefeita citou o caso de uma moradora que esperou cerca de 10 anos por uma cirurgia de catarata. “Esse programa mostrou que é possível avançar. Por isso, defendemos que ele seja consolidado como política pública, para que os próximos gestores deem continuidade a essa iniciativa que transforma vidas”, completou.
Flávia também ressaltou que o programa contribui para o fortalecimento da economia local. “É uma ação que ajuda a distribuir renda, ao envolver hospitais e prestadores de serviço, além de reduzir o fardo financeiro dos municípios”, pontuou.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, também enfatizou o impacto direto da iniciativa. “O Fila Zero fortalece a rede de saúde e dá mais celeridade aos atendimentos. Para nós, gestores, é uma ferramenta essencial para reduzir a demanda reprimida e garantir que o cidadão tenha acesso mais rápido aos procedimentos que necessita”, destacou.
A segunda etapa do Fila Zero reforça o compromisso do Governo do Estado em diminuir o tempo de espera por atendimentos especializados, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde e garantindo mais agilidade nos procedimentos cirúrgicos em todo o estado.
Galeria de Fotos (10 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Bairro Joaquim Curvo recebe manutenção asfáltica e operação tapa-buracos
A Prefeitura de Várzea Grande intensificou, nessa sexta-feira (26.06), os trabalhos de manutenção da malha viária no bairro Joaquim Curvo. As equipes da Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo executam serviços de tapa-buracos, recuperação do pavimento e troca de solo em pontos que apresentavam desgaste.
As frentes de trabalho estão concentradas na Avenida Brasil e na Rua Estados Unidos, locais que recebem intervenções para melhorar as condições de tráfego e proporcionar mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Antes da recuperação do asfalto, o bairro também foi contemplado com a limpeza de bocas de lobo, ação que contribui para o escoamento das águas pluviais e ajuda a preservar a pavimentação.
Morador do Joaquim Curvo há 10 anos, o borracheiro José Souza afirmou que a comunidade aguardava pelas melhorias. “É importante a realização deste serviço, pois estávamos tendo muito problema com as vias esburacadas. Estou acompanhando e estou vendo que o serviço tem sido bem feito aqui na região”, destacou.
Gabriel Pin, que trabalha em uma distribuidora de bebidas no bairro e também já foi morador da região, comemorou a chegada das equipes. “Fico feliz em ver nosso bairro recebendo os serviços. Estávamos precisando muito de tapa-buracos e melhorias na região”, disse.
O morador Wilson Dejavitte ressaltou a importância da manutenção para garantir a durabilidade das vias. “No passado, fizeram um asfalto muito frágil, que deteriorou rapidamente. Esses serviços são fundamentais para garantir a segurança no trânsito”, afirmou.
Galeria de Fotos (15 fotos)
-
ESPORTES5 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia
-
PICANTES4 dias atrásHulk e Camila Ângelo celebram 2 anos da filha Aisha com festa temática: ‘Moana’
-
POLÍCIA4 dias atrásOperação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia
-
POLITÍCA NACIONAL5 dias atrásNovos estudantes de medicina precisarão passar em exame para exercer a profissão
-
MATO GROSSO5 dias atrásEstudantes destacam aprendizado e novas formas de comunicação com aulas de Libras nas ETIs da Rede Estadual
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásGoverno bloqueia R$ 518 milhões do Seguro Rural antes do novo Plano Safra



