CUIABÁ
Search
Close this search box.

POLÍTICA

Em Brasília, deputado Diego Guimarães critica proposta da ANTT e cobra duplicação da BR-163 entre Sinop e Guarantã

Publicado em

POLÍTICA

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) cobrou, nesta terça-feira (14), em Brasília, a duplicação imediata da rodovia BR-163 no trecho entre Sinop e Guarantã do Norte. “Essa duplicação precisa começar agora. Estamos falando de salvar vidas”, declarou o parlamentar. A cobrança foi feita durante audiência pública realizada na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Durante o pronunciamento, Diego Guimarães defendeu que a duplicação da BR-163 seja tratada como prioridade no novo contrato de concessão, com execução da duplicação já nas primeiras etapas e não apenas nos anos finais, como prevê o modelo atual. “O problema não é dinheiro, é prioridade. Precisamos rever o modelo e antecipar essas obras”, disse.

O deputado reforçou que o debate vai além da infraestrutura. “Não estamos falando apenas de logística, mas de vidas. Esse é um dos trechos com maior número de acidentes fatais no Brasil, com muitas colisões frontais. Não é aceitável deixar essa duplicação para daqui a oito ou nove anos”, pontuou.

Atualmente, o trecho opera em pista simples, com alto fluxo de carretas e veículos de passeio disputando espaço em uma rodovia com pouca estrutura. As ultrapassagens são consideradas de alto risco, especialmente em longos trechos sem faixa adicional, aumentando a incidência de colisões frontais — principal causa de mortes na via.

Leia Também:  Servidores da ALMT participam da 27 Conferência da Unale, no Rio de Janeiro

Acidentes e mortes – Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que, nos últimos seis anos, o trecho entre Sinop e Guarantã do Norte registrou mais de 160 mortes e cerca de 1.300 feridos. Apenas nos primeiros quatro meses de 2026, foram nove mortes e 76 feridos em acidentes na região.

Foto: ERICKSEN VITAL/Assessoria de Gabinete

“Acontecem acidentes todos os dias. Isso virou rotina em Mato Grosso. É um desespero para quem vive na região”, afirmou o deputado, que já morou em Guarantã do Norte. “São cerca de duas mil carretas por dia cruzando os municípios atendidos pela BR-163. Há crianças atravessando a rodovia de bicicleta diariamente. O risco é constante”, alertou Diego Guimarães.

Ainda segundo o parlamentar, a nova concessão prevê investimentos bilionários, mas é necessário reavaliar o cronograma para garantir que as obras mais urgentes sejam antecipadas. “A BR-163 é o principal corredor logístico de Mato Grosso. Por ela passa grande parte da produção agrícola do estado. Precisamos garantir eficiência no transporte, mas, acima de tudo, segurança para quem utiliza essa rodovia todos os dias”, destacou.

A audiência pública integra o processo de construção do novo modelo de concessão da BR-163, rodovia estratégica que liga Mato Grosso aos portos do Norte do país e é fundamental para o escoamento de grãos como soja, milho e algodão. “É melhor ajustar agora do que ter que rediscutir tudo daqui a alguns anos. Resolver a BR-163 é salvar vidas e garantir o futuro da produção”, concluiu.

Leia Também:  Max Russi cobra solução rápida e defende legislação equilibrada para áreas úmidas

“Esse contrato que vai ser feito será muito draconiano”, afirmou o senador. “Não acho que este seja o modelo ideal”. O deputado federal Fábio Garcia também demonstrou ser contra os prazos apresentados durante a audiência e reforçou que gostaria que a duplicação fosse antecipada.

Impacto logístico – Além da questão da segurança, a duplicação do trecho entre Sinop e Guarantã do Norte tem impacto direto na logística nacional. A BR-163 é o principal eixo de escoamento da produção de Mato Grosso rumo aos portos do Arco Norte, especialmente Miritituba, no Pará.

Sem a duplicação, o transporte enfrenta gargalos, aumento no tempo de viagem e elevação de custos, reduzindo a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional. Com a melhoria da infraestrutura, a expectativa é de ganho de eficiência, redução de perdas e maior previsibilidade no fluxo logístico.

Ao final do encontro, o deputado estadual Diego Guimarães reiterou que seguirá acompanhando o tema e cobrando da ANTT mudanças no cronograma para que a duplicação entre Sinop e Guarantã do Norte seja iniciada o quanto antes.

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA

Deputado Gilberto Cattani percorre municípios do Médio-Norte e ouve demandas da população

Publicados

em

Demandas do setor produtivo, desenvolvimento regional e os impactos da Moratória da Soja estiveram entre os principais assuntos debatidos pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL) durante agenda realizada entre os dias 18 e 19 de junho em Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Itanhangá e Tapurah. Ao longo das visitas realizadas na última semana, o parlamentar conversou com produtores rurais, lideranças locais e moradores para ouvir as necessidades dos municípios e levar informações sobre temas em discussão na Assembleia Legislativa.

Em Lucas do Rio Verde, Cattani participou de uma audiência pública para discutir a travessia urbana da BR-163 e os impactos da implantação do contorno viário no município. O deputado também visitou Ipiranga do Norte, Itanhangá e Tapurah, cidades que possuem forte vocação agropecuária e contribuem diretamente para a economia mato-grossense.

Um dos temas debatidos foi a situação de áreas produtivas afetadas pela Moratória da Soja. Segundo o parlamentar, produtores da região relataram os impactos enfrentados nos últimos anos e acompanharam os desdobramentos da legislação aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) sobre o tema.

Leia Também:  Wilson Santos destina cerca de R$ 2 milhões para saúde, educação e infraestrutura de Rosário Oeste

“Todas essas cidades têm áreas que foram abertas depois de 2008 e estavam padecendo devido à Moratória da Soja e a Assembleia Legislativa, através de um projeto de nossa autoria, conseguiu eliminar esse problema no estado de Mato Grosso, pudemos conversar sobre isso”, afirmou.

Cattani também destacou a importância de manter contato direto com a população e com os produtores rurais para compreender as necessidades de cada município e encaminhar as demandas apresentadas à Assembleia Legislativa. “Os produtores também vieram até nós, agradecendo e falando das dificuldades no setor agrícola, deixando suas demandas para que a gente possa buscar soluções”, disse.

Para o parlamentar, as visitas ao interior são fundamentais para aproximar o trabalho legislativo da realidade dos municípios e fortalecer o diálogo com os setores que impulsionam o desenvolvimento de Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA