CUIABÁ
Search
Close this search box.

POLÍTICA

ALMT sedia exposição de selos, moedas comemorativas e artigos filatélicos

Publicado em

POLÍTICA

O saguão principal da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) está sediando a exposição de medalhas, selos, moedas comemorativas e artigos filatélicos. O evento celebra ainda os 200 anos da primeira Constituição Federal, promulgada em 1824.

O encontro é promovido pelo Clube Filatélico, Numismático e Afins de Cuiabá, em parceria com a Sociedade Numismática Brasileira, e pode ser conferido entre os dias 8 e 11 de julho, das 8h às 17h. A visitação é gratuita e aberta ao público em geral.

O curador da exposição e representante da Sociedade Numismática Brasileira, Bruno Pellizzari, disse que Cuiabá tem um papel fundamental com esse acervo, já que as relíquias foram cunhadas e remarcadas na Capital mato-grossense há mais de 200 anos.

“Entre os anos de 1823 a 1833 foram cunhadas moedas de cobre de 20, 40 e 80 réis em Cuiabá, por isso essa cidade é importante para todos nós, principalmente para os numismáticos, que são os pesquisadores e colecionadores de moedas, cédulas e medalhas. Um resgate da história, da cultura e do colecionismo”, explicou Bruno.

Leia Também:  Deputado Dr.João destina emenda para aquisição de Van em Nova Brasilândia

Na exposição é possível apreciar raridades trazidas de São Paulo, como a medalha representativa da primeira Constituição Brasileira de 1824 e de duas medalhas comemorativas do bicentenário da 1ª Carta Magna.

“Essas medalhas têm menos de dez exemplares. Poucas delas sobreviveram aos 200 anos de existência. Nessa exposição a população tem a chance de ver essas relíquias”, acrescentou o representante da Sociedade Numismática Brasileira, Bruno Pellizzari.

De acordo com o representante da Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos, Roberto Assef, o Brasil é um dos pioneiros a emitir selos no mundo, ficando atrás somente da Inglaterra.

“Temos aqui na exposição mais de 5 mil selos, que vão desde o Império até os dias de hoje, com edições comemorativas, como o milésimo gol do Pelé. O Brasil é o segundo país no a emitir selos. A primeira edição ocorreu em 1843, quando Dom Pedro teve a visão futurista e, graças a ele, hoje temos um acervo de relíquias impagáveis e a frente do continente europeu em coleções de moedas, cédulas e medalhas”, contou Roberto Assef.

Leia Também:  CPI da Telefonia Móvel faz oitivas com operadoras e Anatel

Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos (ABCF) – Foi fundada em 8 de junho de 1960 na cidade do Rio de Janeiro. Tem como uma de suas principais metas, o trabalho em conjunto com as principais áreas da Filatelia Brasileira, melhorando suas relações.

Sociedade Numismática Brasileira – Instituição quase centenária, foi fundada no dia 19 de janeiro de 1924, em São Paulo, com a presença de poucos colecionadores. Hoje, conta com outras associações similares e um grupo bem maior de colecionadores no Brasil e no exterior; é uma entidade civil, sem fins lucrativos, mantida por seu corpo de associados. Tendo como finalidade exclusiva a promoção e desenvolvimento da numismática.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA

Deputado Gilberto Cattani percorre municípios do Médio-Norte e ouve demandas da população

Publicados

em

Demandas do setor produtivo, desenvolvimento regional e os impactos da Moratória da Soja estiveram entre os principais assuntos debatidos pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL) durante agenda realizada entre os dias 18 e 19 de junho em Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Itanhangá e Tapurah. Ao longo das visitas realizadas na última semana, o parlamentar conversou com produtores rurais, lideranças locais e moradores para ouvir as necessidades dos municípios e levar informações sobre temas em discussão na Assembleia Legislativa.

Em Lucas do Rio Verde, Cattani participou de uma audiência pública para discutir a travessia urbana da BR-163 e os impactos da implantação do contorno viário no município. O deputado também visitou Ipiranga do Norte, Itanhangá e Tapurah, cidades que possuem forte vocação agropecuária e contribuem diretamente para a economia mato-grossense.

Um dos temas debatidos foi a situação de áreas produtivas afetadas pela Moratória da Soja. Segundo o parlamentar, produtores da região relataram os impactos enfrentados nos últimos anos e acompanharam os desdobramentos da legislação aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) sobre o tema.

Leia Também:  ALMT recebe Selo Diamante de Transparência Pública pelo segundo ano consecutivo

“Todas essas cidades têm áreas que foram abertas depois de 2008 e estavam padecendo devido à Moratória da Soja e a Assembleia Legislativa, através de um projeto de nossa autoria, conseguiu eliminar esse problema no estado de Mato Grosso, pudemos conversar sobre isso”, afirmou.

Cattani também destacou a importância de manter contato direto com a população e com os produtores rurais para compreender as necessidades de cada município e encaminhar as demandas apresentadas à Assembleia Legislativa. “Os produtores também vieram até nós, agradecendo e falando das dificuldades no setor agrícola, deixando suas demandas para que a gente possa buscar soluções”, disse.

Para o parlamentar, as visitas ao interior são fundamentais para aproximar o trabalho legislativo da realidade dos municípios e fortalecer o diálogo com os setores que impulsionam o desenvolvimento de Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA