MATO GROSSO
SES participa de conferência nacional de hanseníase
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) participou, de quinta-feira a sábado (11 a 14.3), da Conferência Nacional de Alto Nível em Hanseníase – Intensificando Esforços por um Brasil Livre da Hanseníase, no Rio de Janeiro.
O evento do Ministério da Saúde reuniu autoridades sanitárias, especialistas, gestores e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de como enfrentar a doença, que ainda representa um importante desafio de saúde pública no Brasil. Técnicos da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e da Atenção à Saúde da SES participaram das oficinas e das discussões em grupo.
Para a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a participação no encontro reforça o compromisso com o fortalecimento das ações de vigilância e assistência, especialmente em um contexto em que a hanseníase permanece como uma doença de relevância epidemiológica no país.
“O Estado está alinhado às estratégias nacionais e internacionais voltadas à eliminação da hanseníase como problema de saúde pública. A presença da equipe técnica de Mato Grosso no evento contribui para a construção de políticas mais efetivas e integradas no Sistema Único de Saúde [SUS]”, afirmou.
Além das discussões técnicas, a conferência também abordou a importância da formação e qualificação permanente dos profissionais de saúde, destacando iniciativas educacionais voltadas ao aprimoramento da atenção e da vigilância da doença nos territórios.
A superintendente da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, realizou uma palestra na tarde deste sábado (14) com o tema “Desafios da Formação Multiprofissional em Hanseníase”.
“A Escola oferece especialização para médicos e especialização Interprofissional em Atenção Integral à Pessoa com Hanseníase. Desde 2022, 37 médicos já foram habilitados para identificar precocemente os sintomas da hanseníase, evitando o diagnóstico tardio e cooperando com o cuidado das pessoas em Mato Grosso. Outros 23 médicos devem virar especialistas em abril”, explicou.
No final deste mês, a Escola fará a aula inaugural da segunda turma da Especialização Interprofissional para o Cuidado das Pessoas com Hanseníase, que vai formar mais 30 especialistas.
Saiba mais sobre a conferência
O encontro promoveu debates sobre vigilância, acesso aos serviços de saúde, inclusão social, inovação tecnológica e formação de profissionais para o enfrentamento da hanseníase.
Entre os temas abordados em painéis e mesas temáticas, estão os desafios atuais da hanseníase no Brasil e no mundo, estratégias para ampliar o diagnóstico precoce, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, políticas de inclusão social para pessoas afetadas pela doença e o desenvolvimento de novas tecnologias para prevenção e tratamento.
O evento também reúne experiências de estados com diferentes cenários epidemiológicos, permitindo a troca de conhecimentos e estratégias para ampliar a detecção precoce, reduzir incapacidades físicas associadas à doença e combater o estigma que ainda cerca a hanseníase.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Governo de MT lamenta falecimento do ex-comandante-geral PM
O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do ex-comandante-geral da Polícia Militar, coronel RR Antônio Benedito Campos Filho, de 66 anos, registrada na manhã deste sábado (27.6).
“Recebo com pesar o falecimento do ex-comandante Campos Filho, que dedicou décadas de sua vida ao fortalecimento da segurança pública em nosso estado. Presto minhas minhas condolências aos familiares e amigos neste momento de dor e desejo que Deus dê conforto a todos”, manifestou o governador Otaviano Pivetta.
O comandante-geral da PMMT, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, também lamentou a morte de Campos Filho.
“O coronel Campos Filho dedicou grande parte de sua vida ao serviço público e à Polícia Militar, deixando um legado de compromisso, liderança e relevantes contribuições para o fortalecimento da nossa instituição. Neste momento de dor, expresso minha solidariedade aos familiares, amigos e a todos os policiais militares que tiveram a honra de conviver com o coronel, desejando que Deus conforte seus corações e conceda força para superar esta irreparável perda”, declarou o coronel Fernando.
O coronel RR Campos Filho ingressou nas carreiras militares no ano de 1983 e atuou em diversas frente da Polícia Militar, chegando ao comando da instituição em 2007. Ele permaneceu no cargo até 2012.
O velório será realizado a partir das 18h deste sábado, na Capela Santa Rita, sala 01. O sepultamento será realizado neste domingo (28.6), às 9 horas, na Capela do Piçarrão, em Várzea Grande.
Fonte: Governo MT – MT
-
ESPORTES5 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia
-
PICANTES4 dias atrásHulk e Camila Ângelo celebram 2 anos da filha Aisha com festa temática: ‘Moana’
-
POLÍCIA4 dias atrásOperação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia
-
MATO GROSSO5 dias atrásEstudantes destacam aprendizado e novas formas de comunicação com aulas de Libras nas ETIs da Rede Estadual
-
POLITÍCA NACIONAL5 dias atrásNovos estudantes de medicina precisarão passar em exame para exercer a profissão
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásGoverno bloqueia R$ 518 milhões do Seguro Rural antes do novo Plano Safra



