CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Seduc lança Prêmio Redação Nota Mil para valorizar estudantes com destaque no Enem

Publicado em

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) lançou, nesta quarta-feira (27.8), o “Prêmio Redação Nota Mil”, uma iniciativa que vai reconhecer estudantes da rede estadual de ensino com desempenho de destaque na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida foi oficializada pela Portaria nº 782/2025/GS/SEDUC/MT, assinada pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

O programa prevê a entrega de prêmios em dinheiro para alunos que concluírem o Ensino Médio e que obtiverem nota 960, 980 ou 1.000 na prova de redação. Os valores serão de R$ 500,00, R$ 1.000,00 e R$ 5.000,00, respectivamente. Para receber o benefício, o estudante deve ter concluído o Ensino Médio na rede estadual no mesmo ano da realização do exame.

Também serão considerados elegíveis os egressos da rede, ou seja, estudantes que concluíram o Ensino Médio em 2025, mas que já não mantêm vínculo com a escola no momento da premiação. A comprovação da nota será feita mediante apresentação do Resultado do Enem 2025 em PDF, emitido no site do Inep, junto com documentos de identificação e comprovação de conclusão dos estudos.

Leia Também:  "Governo de MT valoriza profissionais com bolsas de formação, revisão da lei de carreira e gratificação por resultado", afirma secretário

O processo de validação ficará sob responsabilidade das escolas, Diretorias Regionais de Educação (DRE) e Diretoria Metropolitana de Educação (DME), que deverão verificar e atestar a autenticidade da documentação. O pagamento será feito, preferencialmente, por meio de PIX ou transferência bancária diretamente para a conta do estudante. Caso não possua conta em seu nome, o recurso poderá ser depositado na conta dos pais ou responsáveis legais.

De acordo com Alan Porto, a iniciativa representa mais do que um reconhecimento. “Esse prêmio não é apenas financeiro, é simbólico. É uma forma de mostrar ao estudante que seu esforço, sua dedicação e seu comprometimento com a Língua Portuguesa e com a educação são valorizados pelo Estado”, avaliou.

Ele também destacou o impacto positivo que a premiação pode ter sobre o engajamento escolar. “Quando o aluno percebe que há oportunidades reais de reconhecimento, ele se sente mais motivado a se dedicar. Acredito que o Prêmio Redação Nota Mil vai criar uma cultura de valorização da leitura e da escrita em nossas escolas”, afirmou o secretário.

Leia Também:  Débitos com a Ager inscritos em dívida ativa podem ser renegociados até a próxima terça-feira (30)

Ele também ressaltou que a medida busca criar uma corrente de incentivo que ultrapasse os muros da escola.

“Cada estudante premiado serve como inspiração para os colegas, para a comunidade escolar e para as famílias. Nosso objetivo é estimular que os jovens sonhem mais alto, acreditem em seu potencial e enxerguem a educação como caminho para transformar suas vidas”, concluiu Alan Porto.

Ao instituir a premiação, a Seduc considerou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; também o disposto no Parecer CNE/CEB nº 13/2012 e na Resolução CNE/CEB nº 5/2012, que tratam da organização do Ensino Médio no Brasil; a importância de valorizar o domínio da escrita como competência essencial para a formação acadêmica e o acesso ao ensino superior e o Projeto “Pré-Enem Digit@l MT” como política pública de preparação dos estudantes para o ENEM.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Hospital Regional de Cáceres avança em infraestrutura, tecnologia e humanização

Publicados

em

O Hospital Regional de Cáceres, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e sob a administração da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), promoveu, em apenas quatro meses, importantes avanços em infraestrutura, tecnologia e qualificação dos serviços, fortalecendo a assistência prestada à população da região Oeste.

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, as melhorias foram feitas para garantir ambientes mais seguros, modernos e adequados às necessidades de pacientes e profissionais de saúde. As ações integram o contrato de gerenciamento, operacionalização e execução dos serviços de saúde do hospital.

“Os avanços reforçam o compromisso conjunto da Secretaria e da Agir com a melhoria contínua dos serviços, a valorização da assistência humanizada e o fortalecimento da rede hospitalar regional, garantindo mais qualidade, segurança e dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o secretário.

Entre as principais entregas está a inauguração da nova ala da maternidade, construída em uma área de 850 metros quadrados, na Unidade II.

O espaço conta com 31 leitos distribuídos em 16 enfermarias climatizadas, equipadas com camas automáticas, televisores e banheiros privativos, além de posto de enfermagem centralizado, farmácia satélite, sala de exames, elevadores e acessibilidade completa.

A modernização tecnológica também avançou com a aquisição de um novo aparelho de ultrassom portátil, que permite a realização de exames à beira-leito, proporcionando mais agilidade nos diagnósticos e maior eficiência no atendimento.

Leia Também:  Últimos dias de inscrição para o I Congresso de Direito Tributário

Apenas dois meses após a transição, a Agir consertou equipamento que permitiu a retomada dos exames de ressonância, ampliando o acesso dos usuários a exames de alta complexidade, um serviço essencial para a assistência à população de Cáceres e região.

Também nesse período, foram realizadas ações importantes, como o conserto do equipamento de raio-x da Unidade II. A iniciativa melhorou a assistência prestada aos usuários, que há algum tempo lidavam com as consequências da inoperância de equipamentos fundamentais.

A instituição também investiu na padronização dos carrinhos de emergência e na aquisição de 32 novas camas automáticas, 328 colchões e 320 travesseiros, fortalecendo a segurança assistencial e proporcionando mais conforto durante a internação.

As unidades estão passando ainda por um amplo processo de revitalização, incluindo pintura, recuperação de pisos e renovação de aproximadamente 3.500 m2 da estrutura física. O estacionamento da Unidade I também recebeu nova sinalização, ampliando a segurança para usuários e colaboradores.

Ainda na Unidade I, a revitalização estética e ambiental já está em andamento. As melhorias incluem a reestruturação do paisagismo, com a renovação dos espaços ornamentais, substituição da vegetação existente e implantação de novas espécies de plantas ornamentais.

A iniciativa tem como objetivo valorizar a infraestrutura do Hospital Regional de Cáceres, proporcionando um ambiente mais agradável, acolhedor e humanizado para pacientes, acompanhantes, colaboradores e visitantes.

Leia Também:  MTverso divulga as belezas de MT em viagem virtual na COP 27

Com foco na humanização dos ambientes, o hospital iniciou a implantação de uma nova identidade visual, com elementos que promovem acolhimento e bem-estar. Até o momento, cerca de 300 m2 já receberam a nova comunicação visual, com expansão prevista de mais 400 m2, com foco na valorização do espaço físico e da experiência do cuidado.

Na área estrutural, o hospital realizou ainda a manutenção preventiva da subestação elétrica da Unidade I, garantindo mais segurança operacional e confiabilidade ao sistema de energia, sem impactos na assistência durante a execução dos serviços.

Para o diretor-geral do Hospital Regional de Cáceres, Antônio Jorge de Almeida Maciel, os investimentos refletem o compromisso da gestão Agir com a ampliação da capacidade de atendimento, a modernização da estrutura hospitalar e a oferta de uma assistência cada vez mais qualificada e humanizada. Segundo ele, os avanços demonstram o compromisso da gestão com a modernização contínua da unidade.

“Estamos promovendo uma transformação significativa na infraestrutura hospitalar, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo as condições de trabalho das equipes. Esses investimentos refletem diretamente na qualidade da assistência oferecida à população e consolidam nosso compromisso com um atendimento cada vez mais seguro, eficiente e humanizado”, afirmou o diretor-geral.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA