CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Seciteci abre inscrições para 4ª Edição do evento Cidades Inovadoras

Publicado em

MATO GROSSO

Estão abertas as inscrições para a 4ª Edição do evento “Cidades Inovadoras”, que tem como proposta fomentar a discussão de soluções para o desenvolvimento de cidades inteligentes, sustentáveis e inovadoras. Promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do Parque Tecnológico, a atividade será realizada entre os dias 01 a 03 de julho, em Cuiabá.

As inscrições já podem ser realizadas gratuitamente através de link clicando aqui. O evento será realizado com apoio de parceiros na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), situada na Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 3.920 – Centro Político Administrativo, Cuiabá.

A programação conta com oficinas, painéis e palestras que irão abordar temas como a Inteligência Artificial na Gestão Pública e Sustentabilidade nas Cidades.

De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, o Cidades Inovadoras é importante porque incentiva entre gestores públicos a reflexão de políticas públicas e soluções para os municípios.

“Participem, pois esse momento será uma oportunidade ímpar de trocar experiências, conhecimentos e reconhecer práticas que inovam no dia-a-dia da gestão pública”, afirma Allan Kardec.

O Cidades Inovadoras é realizado pela Seciteci, Parque Tecnológico e Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe). Conta com apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Leia Também:  Vigilância Sanitária divulga novos lotes de bebida sob suspeita de contaminação por metanol

Prêmio Cidades Inovadoras

O evento também contará com o lançamento da 2ª Edição do Prêmio Cidades Inovadoras, que reconhece e apoia municípios mato-grossenses com iniciativas importantes no campo da inovação. A premiação é voltada a municípios que se destacaram com projetos inovadores e sustentáveis no serviço público e que contribuem com o desenvolvimento regional.

Na primeira edição, realizada no biênio 2023/2024, representantes dos 12 municípios vencedores receberam formação em inovação e serviço público, transformação digital e conectividade, espaços públicos e sustentabilidade, contratação e segurança jurídica, e planejamento estratégico, o que contribuiu para desenvolvimento de projetos, ações e serviços públicos para a população. Os vencedores também participaram de missões técnicas nacionais custeadas pela Seciteci com objetivos de conectar os gestores públicos vencedores com práticas nacionais em smart cities, bem como promover conexões entre instituições.

Programação Geral Cidades Inovadoras – 4ª edição

Dia 01/7

18h30 – Abertura Oficial

Dia 02/7

9h00 – Palestra “Inteligência Artificial na Gestão Pública”

10h00 – Rodada de apresentação de soluções para Cidades Inovadoras (Pitch de Startups)

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em residência em Lucas do Rio Verde

10h20 – Intervalo e networking

10h40 – Painel “Inovação na Gestão Pública”: experiências e projetos desenvolvidos em municípios

12h00 – Intervalo para almoço

14h30 – Palestra “Governo Digital”

15h00 – Rodada de apresentação de soluções para Cidades Inovadoras (Pitch de Startups)

15h30 – Intervalo e networking

15h45 – Painel “Vencedores da 1ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras”

Dia 03/7

9h00 – Palestra “Cenário Econômico e Oportunidades para Municípios”

10h00 – Rodada de apresentação de soluções para Cidades Inovadoras (Pitch de Startups)

10h20 – Intervalo e networking

10h40 – Painel “Sustentabilidade das Cidades”

12h00 – Intervalo para almoço

14h30 – Painel “Fomentando o Futuro: Inovação como Pilar do Desenvolvimento Urbano”

15h00 – Rodada de apresentação de soluções para Cidades Inovadoras (Pitch de Startups)

15h30 – Intervalo e networking

15h45 – Oficina “Elaboração de projetos para a 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras e Sustentáveis”

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Sema promove curso sobre descentralização da gestão ambiental

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza nesta semana, em Tangará da Serra, a 19ª Edição da Capacitação para Habilitação da Descentralização da Gestão Ambiental (Módulo I). Aproximadamente 200 pessoas, entre servidores públicos e profissionais técnicos, participam da qualificação.

Nesta terça-feira (23.6), durante a abertura do curso, a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lílian Ferreira, destacou que a Sema avançou muito em relação à descentralização e conta atualmente com 61 municípios exercendo a gestão ambiental.

“Foi necessário muito trabalho para que isso ficasse internalizado entre os prefeitos. Nós tínhamos inicialmente uma dificuldade grande para que as prefeituras quisessem assumir essa responsabilidade, pois não é fácil, demanda estrutura e técnicos em áreas específicas, mas isso varia de acordo com o perfil de cada local”, disse.

O município de Tangará da Serra, conforme a superintendente de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Ferreira, está classificado como nível C, de acordo com os parâmetros estabelecidos na Resolução 74/2025.

“A Prefeitura de Tangará da Serra se preparou e montou toda a estrutura necessária para assumir as atividades passíveis de licenciamento pelos municípios estabelecidas na Resolução do Consema como nível C”, enfatizou a superintendente.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em residência em Lucas do Rio Verde

São passíveis de licenciamento pelos municípios enquadrados no grupo C, atividades voltadas à agricultura, pecuária, produção florestal, pesca, aquicultura, indústria, infraestrutura, serviços e mineração.

No decorrer do primeiro módulo da capacitação, que se estenderá até quinta-feira (25), os participantes terão aulas teóricas e práticas. O conteúdo programático inclui discussões sobre licenciamento ambiental, estruturação do órgão ambiental, fiscalização ambiental, projetos existentes em Tangará da Serra, entre outros tópicos.

Também compuseram a mesa de abertura do curso, o prefeito Vander Masson, o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Lançone dos Santos, e a coordenadora de Desconcentração e Descentralização da Sema, Nilma Faria.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA