CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Pacientes agradecem governador por cirurgia: “Foram cinco anos de espera”

Publicado em

MATO GROSSO

Os pacientes beneficiados pelo mutirão de cirurgias do antigo Pronto-Socorro de Cuiabá agradeceram o governador Mauro Mendes pela ação realizada pelo Gabinete de Intervenção do Estado – que está comandando a Saúde da Capital.

Mauro vistoriou a unidade na manhã deste sábado (27.05) e conferiu o andamento do mutirão, cuja meta é de realizar 150 cirurgias por semana. Estão sendo feitas cirurgias eletivas de retirada de vesícula, de hérnia, histerectomia, vasectomia e laqueadura.

O varzea-grandense Osvaldo Abage Delfino aguarda a cirurgia há mais de dois anos e agora finalmente poderá operar.

“O governador resolveu a situação mesmo, graças a Deus! Ele bota a mão em cima do trem e resolve. Isso é muito importante, e traz o bem para todos nós mato-grossenses. É pensar no próximo, no ser humano. Há quanto tempo as pessoas esperavam, morrendo na fila, né?”, relatou.

Quem também estava há anos aguardando a cirurgia era a cuiabana Isidoria de Oliveira França. Ela agora irá refazer os exames e já agendar o procedimento para retirada de uma pedra na vesícula.

“Eu tinha 79 anos quando entrei na fila e hoje estou com 84. São cinco anos esperando por isso. Eles falaram que iam ligar, e nunca aconteceu. Então isso foi muito bom porque agora a gente tem essa certeza que vai acontecer”, relatou.

Leia Também:  Projeto do Governo de MT que proíbe uso de celular em sala de aula é aprovado na AL

Para o governador Mauro Mendes, o resultado da intervenção e do mutirão de cirurgias é “extremamente positivo”.

“Só hoje estão sendo feitas 31 cirurgias. Há mais de 60 pessoas passando pelo risco cirúrgico para agendamento das cirurgias nas próximas semanas. Nós já ultrapassamos 500 cirurgias e estou muito feliz com essa ação”, afirmou.

Para Mauro, mais do que uma ação de gestão, as cirurgias salvam vidas e minimizam as dores de quem precisa dos procedimentos.

“É muito dolorido você ver o sofrimento, a dor que essas pessoas foram submetidas por aguardar tanto tempo, anos até, para cirurgias simples, que podem ser feitas em um dia e no outro dia já ir para casa. E agora estamos conseguindo fazer os procedimentos até em pacientes que aguardam há poucos meses”, completou.

Também acompanharam a vistoria: a senadora Margareth Buzetti; os deputados federais Fabio Garcia e Abílio Brunini; os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Laice Souza (Comunicação); os vereadores Dilemário Alencar, Michelly Alencar, Sargento Joelson e Denilson Nogueira; a interventora Danielle Carmona e o co-interventor Hugo Lima.

Retomada de cirurgias

Desde o início da intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá, houve aumento de 50% nas cirurgias eletivas e de urgência nos três hospitais municipais.

Leia Também:  Prazo para as inscrições do 46ª Edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos foram prorrogadas até sexta-feira (26)

O maior avanço foi no Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC), que retomou a realização de cirurgias eletivas em 10 de abril depois de mais de quatro meses de suspensão, e está fazendo mutirões de cirurgias.

Foram realizados 1.915 procedimentos cirúrgicos em 70 dias de intervenção, com esforço em curto prazo para a ampliação no quadro de médicos, abastecimento de medicamentos e insumos e reativação de leitos hospitalares. Nos 70 dias anteriores à intervenção tinham sido 1.281 procedimentos cirúrgicos.

No Pronto Socorro de Cuiabá foram realizadas 503 cirurgias durante a intervenção e, nos 70 dias anteriores, de 4 de janeiro de 2023 a 14 de março de 2023, foram apenas 54 procedimentos de urgência.

A divulgação de canais de atendimento da Central de Regulação também contribuiu com o aumento de cerca 80% na procura por agendamentos.

Os pacientes que estiverem aguardando procedimentos e quiserem consultar o andamento podem entrar em contato pelos telefones: (65) 3614-5561 ou pelo WhatsAPP nos números (65) 3614-5548 ou (65) 3614-5558.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Publicados

em

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Segunda Vara Criminal da Comarca de Lucas do Rio Verde atua em teletrabalho dias 27 e 28

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  Prazo para as inscrições do 46ª Edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos foram prorrogadas até sexta-feira (26)

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA