CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Inscrições para 1º Simpósio Nacional de Operações Policiais Especiais do Bope encerram nesta sexta-feira (14)

Publicado em

MATO GROSSO

Encerram nesta sexta-feira (14.07) as inscrições para o 1º Simpósio Nacional de Operações Policiais Especiais, promovido pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Mato Grosso. As inscrições são gratuitas, solidárias, e podem serem feitas AQUI, de forma online.

O simpósio ocorre entre os dias 18 e 21 de julho, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, e pretende reunir agentes das forças de segurança do Estado e representantes do sistema de Justiça Criminal.

O comandante do Bope, tenente-coronel Frederico Corrêa Lima Lopes, pontua que o objetivo é debater ideias com foco no fortalecimento das instituições de segurança, compartilhando conhecimentos para que seja possível um enfrentamento mais eficiente à criminalidade.

“Vamos trabalhar com palestras voltadas para convergência e hibridização criminal, com palestrantes de todo o país, que são referências em suas áreas. Também iremos falar sobre como funcionam e como combater as organizações criminosas, sobre planos de defesa, a Operação Canguçu e demais operações do nosso Bope”, explica o comandante.

As vagas são limitadas e os participantes precisam levar um quilo de alimento não-perecível no primeiro dia do evento.

Leia Também:  Alterado período de inscrição para processo seletivo de Serviço Social em São Félix do Araguaia

Para mais informações, os interessados podem contatar a organização do evento pelo WhatsApp: (65) 99343-7128.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Especialistas debatem desafios e estratégias para redução dos acidentes de trânsito durante o Conesv

Publicados

em

Especialistas de diferentes áreas participaram dos painéis técnicos do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), realizado nesta quarta e quinta-feira (24 e 25.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. As discussões abordaram temas relacionados à prevenção de acidentes, redução da mortalidade no trânsito, inovação tecnológica e fortalecimento das ações integradas de resposta às emergências.

A programação reuniu representantes de órgãos públicos, instituições de segurança, concessionárias, profissionais da saúde e especialistas que atuam diretamente na formulação de políticas públicas e no atendimento às ocorrências de trânsito. Ao longo dos debates, foram apresentadas experiências, estudos e estratégias voltadas ao aperfeiçoamento da segurança viária e à redução dos impactos causados pelos acidentes.

Entre os temas discutidos estiveram a integração operacional entre instituições que atuam nas rodovias brasileiras, os desafios impostos pelas novas tecnologias automotivas, como veículos elétricos e híbridos, o panorama da mortalidade no trânsito e os caminhos para o fortalecimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).

O coordenador técnico do Conesv, major BM Rivaldo Miranda de Andrade, destacou que os painéis promovem discussões entre gestores e representantes de diferentes instituições sobre temas relevantes para a segurança viária e a resposta às emergências.

Leia Também:  Ipiranga do Norte é contemplada com mais de R$ 345,9 milhões em recursos do Estado

“Os acidentes de trânsito representam hoje a segunda principal causa de mortes por causas externas no Brasil. Por isso, este evento tem a finalidade de reunir as instituições e os profissionais que atuam na linha de frente da resposta às emergências nas vias brasileiras. Temos painéis de discussão que reúnem gestores e representantes de diferentes instituições para debater temas relevantes relacionados ao trânsito. A programação também conta com simulados operacionais, desafios técnicos e cursos de capacitação voltados à temática das emergências e da segurança no trânsito brasileiro”, destacou.

Um dos painelistas do congresso, o diretor de Assuntos Regulatórios da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Gilberto Martins, falou sobre os avanços tecnológicos da indústria automotiva e os desafios relacionados à regulamentação e à segurança veicular.

“Estamos passando por um momento de grandes transformações, principalmente quando falamos da transição da motorização para a eletrificação. A Anfavea tem trabalhado junto ao governo para avançar na regulamentação, seja em relação aos itens obrigatórios nos veículos, seja nos programas automotivos e nas regras de comercialização. Também temos avançado nas tecnologias de segurança, cada vez mais voltadas à automação e à inteligência artificial”, explicou.

Leia Também:  Polícia Civil prende em Rondonópolis mais dois homens procurados pela Justiça

Entre os participantes internacionais do congresso, o argentino Marcelo Radrizzani destacou a importância da cooperação entre os países e da troca de experiências para o fortalecimento das ações voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências.

“A cooperação internacional é muito importante para a segurança viária e para fortalecer a união entre os países. Iniciativas como esta permitem o intercâmbio de experiências e conhecimentos, principalmente entre os países latino-americanos. Viemos da Argentina com três bombeiros especializados em resgate veicular para aprender com as experiências dos outros participantes e também compartilhar os conhecimentos e os casos reais que vivenciamos em nosso país”, afirmou.

O Conesv segue até esta sexta-feira (26) com palestras, cursos, treinamentos práticos, simulados e competições técnicas, reunindo profissionais de diferentes regiões do país para o compartilhamento de experiências e o aperfeiçoamento das ações voltadas à preservação da vida no trânsito.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA